Luzia
Luzia, assistente de IA do WhatsApp, recebe aporte de US$ 10 milhões
A Luzia, assistente de IA generativa do WhatsApp e do Telegram, acaba de receber um aporte de US$ 10 milhões liderado por investidores do Vale do Silício e pela brasileira Globo Ventures, que faz parte do Grupo Globo.
A rodada de investimentos Série A incluiu, ainda, outros investidores individuais, como o jogador de basquete Pau Gasol, além da Khosla Ventures, A* Capital, Abstract Ventures e FJ Labs.
Segundo a empresa, os recursos, que ultrapassam a marca de R$ 65 milhões, serão alocados na melhoria da experiência do usuário e para expandir o alcance da ferramenta, que já é utilizada por 16,1 milhões pessoas no mundo.
Nos primeiros meses de existência, a Luzia já havia passado por uma rodada de investimentos na fase de seed com os investidores Technisys, Sean Investiments LTD e Grupo Proeduca que, na época, somaram um valor de US$ 3 milhões.
"Este investimento representa um passo importante para a Luzia para cumprir sua missão como empresa: levar o poder da inteligência artificial a mais pessoas e diminuir o gap tecnológico no mundo”, afirmou o CEO e cofundador da empresa, Álvaro Higes, em nota.
Queremos que a Luzia seja a melhor e mais amigável assistente pessoal em todo o mundo, permitindo que as pessoas descubram e aproveitem o poder da IA para simplificar suas tarefas, aumentar a produtividade, encontrar novas inspirações e explorar novas opções de lazer para desfrutar com amigos e família.Álvaro Higes
De acordo com a empresa, o aporte recebido dos investidores do Vale do Silício tem como meta consolidar a liderança da Luzia como uma assistente pessoal de IA generativa. O objetivo é aprimorar ainda mais as experiências do usuário por meio da contratação de novos talentos, expansão para mais países e introdução de novas ferramentas e tecnologias que possam impactar positivamente a vida das pessoas.
Entre as ferramentas atualmente em desenvolvimento, a Luzia já fornece respostas em tempo real, previsões meteorológicas e espera trabalhar em respostas de áudio.
Além de suas inúmeras funcionalidades, a ferramenta também demonstra robustez em relação à privacidade e segurança do usuário. Todas as mensagens trocadas são protegidas por criptografia de ponta a ponta, processadas de forma anônima e estão em conformidade com os padrões de proteção de dados do usuário.
Lançada globalmente em março deste ano, a Luzia ganhou popularidade ao oferecer as capacidades da inteligência artificial aos usuários por meio de conversas no WhatsApp e Telegram.
Desde sua chegada ao Brasil em julho, quase 6 milhões de brasileiros interagiram com a Luzia em busca de assistência em tarefas diárias, perguntas, transcrições de áudio, traduções e até mesmo na criação de imagens.
Novo visual e novas ferramentas
Além do anúncio da rodada de investimentos, a Luzia passou por uma transformação, apresentando um novo avatar, identidade visual e uma personalidade mais próxima das pessoas em seu cotidiano.
Embora seja apenas mais um contato salvo em sua agenda, ela está sempre pronta para ajudar, atuando como sua aliada pessoal. O avatar agora apresenta características desenhadas à mão, transmitindo uma sensação de calma, sabedoria, curiosidade e proximidade. O objetivo dessa atualização é ser única, deixando para trás referências a fotografias ou outros tipos de ilustrações.
Não apenas a parte visual mudou recentemente, mas, desde o início de outubro, os usuários também podem solicitar informações em tempo real sobre a previsão do tempo em suas cidades.
Converse com a Luzia
Para interagir com a Luzia, basta salvar o contato (11) 97255-30361 na agenda do seu telefone e iniciar uma conversa no WhatsApp ou Telegram, ou clicar na plataforma desejada no site. A assistente está disponível gratuitamente e é traduzida para o português, sem a necessidade de registros adicionais e sem consumir os dados do usuário, desde que o plano de telefone ofereça uso ilimitado do WhatsApp.