Thumbnail

Com mais de 4 mil cursos traduzidos por inteligência artificial, a Coursera quer expandir sua presença no Brasil. Crédito: Freepik.

Cursos online

Coursera traduz mais de 4 mil cursos para o português utilizando IA

GazzConecta
25/10/2023 11:55
Uma das maiores plataformas globais de aprendizado online, a Coursera anunciou, na semana passada, diversas iniciativas para aprimorar o acesso à educação no Brasil, o segundo maior mercado da empresa na América Latina.
Os esforços, segundo a plataforma, incluem o lançamento de um extenso catálogo de conteúdo de aprendizado em português e recursos alimentados por inteligência artificial para tornar o aprendizado online mais personalizado e interativo.
Cursos de destaque como "A Ciência do Bem-Estar", da Universidade de Yale; "IA para Todos", da DeepLearning.AI; e "Programação para Todos", da Universidade de Michigan, são algumas das novidades em português. Até então, esses cursos estavam disponíveis apenas em inglês.
A Coursera também está expandindo sua presença no país para atender a mais de 110 clientes corporativos, à medida que instituições em todo o Brasil adotam o aprendizado online para capacitar sua força de trabalho e estudantes com habilidades digitais. O Brasil possui mais de 7 milhões de inscrições na plataforma.
"O destaque do Brasil como um dos principais destinos de TI destaca a necessidade de expandir oportunidades educacionais e construir uma força de trabalho grande e digitalmente qualificada", disse o CEO da Coursera, Jeff Maggioncalda, em nota. 
"Nossa missão é criar acesso igualitário a aprendizado de classe mundial, e hoje marca um grande momento, pois usamos o poder da inteligência artificial para superar a barreira do idioma para milhões em todo o país. Com mais de 4 mil cursos traduzidos por IA agora disponíveis em português brasileiro, os aprendizes no Brasil ganham acesso sem precedentes aos melhores educadores do mundo para desenvolver habilidades para o futuro digital", completa.
De acordo com a empresa, o país está testemunhando uma demanda significativa por credenciais que preparem os profissionais para empregos digitais de alta demanda, e é por isso que o Google, o primeiro parceiro da Coursera na indústria, lançou uma iniciativa importante para capacitar a força de trabalho para essa oportunidade.
Na plataforma, o Google oferece Certificados Profissionais projetados para equipar aprendizes de origens alternativas com habilidades práticas prontas para o trabalho. Esse programa ajuda a impulsionar a mobilidade econômica inclusiva e equitativa, permitindo que os aprendizes obtenham empregos bem remunerados de nível inicial, levando a carreiras bem-sucedidas. Também contribui para os esforços locais de combate ao desemprego.
Desde junho de 2022, o Google concedeu mais de 150.000 bolsas de estudo no Brasil. Das bolsas anunciadas no início do ano, a empresa ainda está aceitando inscrições por meio de seu parceiro distribuidor, Bettha.
Cerca de 10.000 bolsas ainda estão abertas, e estudantes em potencial podem se inscrever pelo site. Essas bolsas proporcionam acesso gratuito aos Certificados Profissionais do Google, em áreas como Suporte de TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos, Design de Experiência do Usuário (UX) e Marketing Digital e Comércio Eletrônico, ampliando as oportunidades para os aprendizes brasileiros na economia digital.
No país, 91% dos alunos que concluem sua certificação alcançam algum tipo de avanço na carreira (aumento salarial, promoção, novo emprego) dentro de 6 meses após a formatura.
"O programa de bolsas de Certificados Profissionais do Google faz parte do conjunto de ações e compromissos da empresa em colaborar com empresas, governos e a sociedade para enfrentar desafios críticos para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Esses cursos de treinamento preparam os alunos para trajetórias profissionais identificadas pelo Fórum Econômico Mundial como carreiras de alta demanda no país para os próximos anos. A Coursera é uma peça-chave nisso, nos ajudando a democratizar o acesso a esses cursos e impactar positivamente os vários grupos em nossa população", disse Maia Mau, diretora de marketing do Google Brasil, em nota.

Mais de 4 mil cursos em português

Mais de 4 mil cursos agora disponíveis em português, incluindo alguns dos cursos mais populares no Brasil, como "Aprender a Aprender", da Deep Teaching Solutions; "Sucesso Profissional: Ser Contratado ou Promovido em 3 Passos", da State University de Nova York; e "Tomada de Decisão e Aprendizado por Reforço", da Universidade de Columbia. 
Agora, os aprendizes podem acessar leituras de cursos, legendas de vídeos de palestras, questionários, avaliações, instruções de revisão por pares e prompts de discussão - tudo no idioma local. O conteúdo traduzido estará disponível para todos os aprendizes, incluindo clientes corporativos, de campus e governamentais da Coursera.
As novidades incluem, ainda, o Coursera Coach, em versão beta disponível para assinantes do Coursera Plus. O Coach é um assistente de aprendizado virtual alimentado por IA generativa que fornece feedback personalizado, responde a perguntas e resume palestras em vídeo e recursos. A ferramenta também dará suporte aos aprendizes com interação no idioma local.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão