Thumbnail

Fundada por brasileiros, a Adopets atua nos Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia. Crédito: Freepik.

Causa animal

Adopets: a startup que facilitou a adoção de 500 mil animais em três países

GazzConecta
26/07/2024 17:10
Fundada por brasileiros, a Adopets alcançou a marca de 500 mil animais adotados nos Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia. A startup busca reduzir as taxas de abandono e eutanásia, causadas pela falta de espaço em abrigos para animais abandonados.
A plataforma tem como objetivo desburocratizar o processo de adoção em abrigos públicos, privados e não governamentais. Lançada há oito anos nos Estados Unidos, a Adopets expandiu sua atuação para os outros dois países nos últimos anos.
O paraense Lucas Alencar, de 27 anos, lidera a Adopets. Reconhecido na lista Forbes Under 30, Alencar recebeu uma bolsa de estudos para Ciência da Computação nos Estados Unidos, onde criou a startup após identificar a necessidade de otimizar o processo de adoção de animais. Junto com os cofundadores Artur Sousa e André Martins, Alencar desenvolveu dois softwares que simplificam e agilizam os processos de adoção nos três países.
"É gratificante ver o impacto positivo da Adopets na vida de tantas pessoas e na salvação de animais que, de outra forma, seriam eutanasiados", diz Alencar em nota. "O marco de 500 mil adoções é apenas o começo do impacto que queremos causar".
Em 2016, somente nos Estados Unidos, 1 milhão de animais, entre cachorros e gatos, foram eutanasiados devido à falta de espaço e recursos em abrigos.
Os produtos da Adopets foram projetados para melhorar a experiência dos usuários e dos abrigos. A plataforma organiza todas as etapas do processo de adoção de forma eficiente, oferecendo ferramentas de comunicação automatizada, visualização operacional, engajamento comunitário e gestão de lares temporários. Para os adotantes, a plataforma facilita a busca de animais, simplifica fluxos de aprovação e documentação, e fornece atualizações automáticas sobre o status da adoção.
A ideia para a criação da startup surgiu quando Lucas Alencar enfrentou dificuldades na adoção de seu cachorro, Frisco, nos Estados Unidos. Reconhecendo os desafios do processo, os três cofundadores se uniram para criar a startup.
Desde sua fundação, a Adopets levantou mais de US$ 1,7 milhão em rodadas early stage e seed. Esse valor foi investido na formação de um time diversificado de 22 pessoas que atua no Brasil, Estados Unidos e Filipinas.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 10 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.