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Ação Inovadora

Empresa de áudio e vídeo cria plataforma de desinfecção de calçados por luz ultravioleta

Isadora Rupp, especial para o Gazz Conecta
16/11/2020 10:00
Desde a sua fundação no começo dos anos 1980, a Riole, empresa paranaense com sede em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, cresceu junto com as evoluções tecnológicas do mercado. Atua na criação de produtos como sistemas para turismo industrial e museus, de tradução simultânea em congressos e conferências, de gerenciamento de audiências em Tribunais de Justiça, entre outras soluções de áudio e vídeo, voltadas especialmente para cinemas. Note: todas atividades que foram fortemente impactadas pela pandemia da Covid-19.
Com eventos presenciais em todas as esferas cancelados e cinemas fechados repentinamente, a Riole se viu em uma situação complexa. Para pensar no que fariam para resolver o problema, deram férias coletivas de duas semanas aos funcionários para reorganizar a casa e tomar decisões.
Foi em uma dessas reuniões que surgiu a ideia de um produto que salvou a Riole: uma das funcionárias comentou que o tapete da porta que as pessoas utilizavam para limpar os pés poderia fazer alguém cair - a higienização dos calçados, das mãos e dos ambientes virou regra para auxiliar no combate ao vírus. "E aí começamos uma conversa sobre criar um produto para desinfectar o calçado, e um dos engenheiros comentou que havia visto algo com o uso de luz UV para isso. Pesquisamos, desenvolvemos a plataforma e enviamos ao laboratório para ver se de fato funcionava" conta a diretora da Riole, Cristiane Moro.
Depois do laboratório comprovar que o produto matava 99,9% das bactérias que ficam nos nossos sapatos, a Riole colocou no mercado, depois de dois meses de desenvolvimento, a UV Clean Mat, uma plataforma de desinfecção e esterilização de calçados que expõe a sola a uma alta dose de luz UV-C, que danifica a estrutura molecular dos germes.
A diretora da Riole, Cristiane Moro: produto foi criado em brainstorm com a equipe.
A diretora da Riole, Cristiane Moro: produto foi criado em brainstorm com a equipe.
O produto, que é produzido 100% na fábrica da Riole, tem dimensões que lembram uma balança de piso, extensão pensada para ser versátil e se acomodar em entradas de clínicas médicas, centros cirúrgicos, escolas, restaurantes, entre outros locais públicos. Ao subir na plataforma, a pessoa precisa aguardar um ciclo de oito segundos. Depois disso, há um aviso sonoro para descer. A lâmpada tem vida útil de 8 mil horas e basta trocá-la após esse período para continuar o uso com eficácia.
Clientes 
Se há poucos meses a empresa estava preocupada em fazer demissões, o lançamento do produto deu fôlego: ninguém da equipe precisou ser desligado. Ao contrário: mais cinco pessoas foram contratadas. "Foi um ano super complicado e por muito tempo pensamos se a gente aguentaria. O produto nos deu um norte, uma luz no fim do túnel" fala Cristina.
Desde o lançamento do produto no mercado, em julho, cerca de 300 unidades foram vendidas por mês. Por já terem expertise com a exportação para outros países, a Riole a vendeu a plataforma para Estados Unidos, Europa e América Central. "Começamos divulgando no nosso Instagram e chamou muita atenção, principalmente dos dentistas, nossos principais clientes. Agora, por conta da volta às aulas, estamos começando a vender para escolas também" diz a diretora.
A intenção, segundo Cristiane, é manter o UV Clean Mat no portfólio de produtos da Riole, mesmo depois da pandemia. "O produto não serve apenas para a Covid-19, mas para várias bactérias, outros vírus e fungos. Esses novos hábitos de higiene e cuidados com o próximo devem permanecer" aposta.