Ação Inovadora
Rede de lojas de tecnologia investe em marketplaces e expande oferta de serviços na pandemia
Empresa carioca especializada em acessórios e manutenção de celulares com 60 pontos de venda em todo o Brasil, oito delas no Paraná, a Loft buscou na adaptação e na oferta de novos produtos e serviços uma forma de driblar os impactos da pandemia de coronavírus. O processo de transformação digital da empresa, em suas muitas unidades, ainda é um desafio segundo o proprietário da rede, Marco André Rodrigues, que também administra cinco lojas do Grupo Imaginarum em Curitiba.
“Por mais que sejamos uma empresa de produtos e serviços de
tecnologia, o processo de digitalização exigiu um grande esforço de aculturação
da equipe, em todas as unidades, para proporcionar uma experiência de vendas
digital completa para os clientes. Treinamentos, novas rotinas e atenção à
jornada virtual do cliente foram pontos estratégicos para a mudança de cultura
da empresa”, conta.
tecnologia, o processo de digitalização exigiu um grande esforço de aculturação
da equipe, em todas as unidades, para proporcionar uma experiência de vendas
digital completa para os clientes. Treinamentos, novas rotinas e atenção à
jornada virtual do cliente foram pontos estratégicos para a mudança de cultura
da empresa”, conta.
Como novas rotinas, a Loft entendeu a necessidade de
implementar ferramentas como o WhatsApp, a inclusão de produtos em marketplaces
(shoppings virtuais como Mercado Livre e Americanas.com, por exemplo), mas mais
importante, entender quando e onde encontrar o cliente no ambiente digital.
Estratégias voltadas para redes sociais, comunicação personalizada via
aplicativos e produtos e ofertas exclusivos fazem parte da nova dinâmica de
vendas da empresa.
implementar ferramentas como o WhatsApp, a inclusão de produtos em marketplaces
(shoppings virtuais como Mercado Livre e Americanas.com, por exemplo), mas mais
importante, entender quando e onde encontrar o cliente no ambiente digital.
Estratégias voltadas para redes sociais, comunicação personalizada via
aplicativos e produtos e ofertas exclusivos fazem parte da nova dinâmica de
vendas da empresa.
“Na internet, a compra se dá menos por impulso e mais por necessidade. Por isso, ter um bom cadastro de clientes, com informações relevantes sobre hábitos de compra, preferências e comportamentos, é essencial para determinar o melhor produto e a melhor oferta para cada cliente”, afirma Rodrigues.
Mas, para o proprietário da Loft, a pandemia permitiu à
marca expandir sua oferta de serviços especializados. Como assistência técnica
autorizada para reparos em smartphones e tablets, a rede investiu na aquisição
de uma ferramenta de permite um escaneamento completo do dispositivo,
sinalizando todos os reparos necessários no aparelho.
marca expandir sua oferta de serviços especializados. Como assistência técnica
autorizada para reparos em smartphones e tablets, a rede investiu na aquisição
de uma ferramenta de permite um escaneamento completo do dispositivo,
sinalizando todos os reparos necessários no aparelho.
“Isso confere mais credibilidade ao serviço, porque o cliente autoriza o serviço com base em um diagnóstico preciso. Além disso, a ferramenta emite um certificado com a indicação de todos os reparos, incluindo a especificação de componentes trocados e a garantia das peças, o que favorece a revenda do dispositivo posteriormente”, diz Rodrigues.
Com a ampliação dos serviços, a Loft tem garantido um crescimento de até 35% em reparos e manutenção de dispositivos eletrônicos. A ferramenta também possibilitou a incorporação de outro negócio às suas unidades, a compra e venda de aparelhos seminovos. “O investimento em tecnologia nos abriu novas portas. Com o software de escaneamento, temos como atestar a integridade dos produtos reparados, possibilitando maior confiabilidade na revenda e garantindo uma nova opção de faturamento”, completa.