Ação Inovadora
Tudo o que você precisa saber para inovar e não ficar para trás na retomada pós-pandemia
A inovação é essencial para as empresas se reinventarem na crise causada pela pandemia do coronavírus. Com este olhar, o GazzConecta lança na segunda-feira (31) o Ação Inovadora, projeto que desenvolverá uma série de conteúdos para estimular e inspirar a inovação e também conectar micro, pequenas e médias empresas do Paraná a um time de especialistas no assunto.
O site que reúne o material já está no ar. Durante todo o mês de setembro e o início de outubro, a equipe do Ação Inovadora produzirá conteúdos sobre o cenário desafiador de cinco grandes setores – indústria, saúde, comércio, educação e fintechs. Com o olhar no agora, mas também no médio e longo prazo, o material vai mostrar quais os gargalos de inovação que as empresas paranaenses enfrentam e exemplos de como superá-los.
Além das matérias em texto, um time formado por colunistas do GazzConecta – Camila Farani; Allan Costa, do Você, amanhã; Felipe Zmoginski, do Missão China; João Kepler, do Nova Economia; e Marco Poli, do Advisors – trará em vídeo cinco grandes tendências da inovação e como aplica-las na realidade das empresas: inovação aberta; tele(tudo) em saúde e educação; experiências do consumidor; transformação digital; e big data. A série de vídeos, batizada de Gazz Insights, estará disponível no YouTube do GazzConecta e também no site do Ação Inovadora.
Como o poder público também faz parte dessa corrente, o superintendente de Inovação do Governo do Paraná, Henrique Domakoski, comanda o PR Talks, série de lives com agentes da esfera pública, de instituições de pesquisa e também do setor privado sobre o papel de cada um na busca pela transformação das empresas. As lives acontecem às quintas-feiras às 18h no Instagram do GazzConecta (@gazzconecta), a partir de 3 de setembro – confira o calendário abaixo.
Inspirar os outros a inovar
Na segunda fase do projeto, no início de outubro, a equipe
do Ação Inovadora contará histórias de empresas que se reinventaram
durante este ano de crise e conseguiram, de alguma forma, melhorar processos ou
as estratégias dos seus negócios.
do Ação Inovadora contará histórias de empresas que se reinventaram
durante este ano de crise e conseguiram, de alguma forma, melhorar processos ou
as estratégias dos seus negócios.
O Ação Inovadora abrirá um canal de contato no
site para que os micro, pequenos e médios empresários e seus colaboradores
compartilhem cases de sucesso com o problema enfrentado, ações tomadas e
resultados obtidos. O objetivo é formar um grande banco de histórias
inspiradoras para estimular profissionais e empresas de todo o Brasil a inovar
também.
site para que os micro, pequenos e médios empresários e seus colaboradores
compartilhem cases de sucesso com o problema enfrentado, ações tomadas e
resultados obtidos. O objetivo é formar um grande banco de histórias
inspiradoras para estimular profissionais e empresas de todo o Brasil a inovar
também.
O formulário para inscrição dos cases estará disponível no site do Ação Inovadora a partir do dia 02 de setembro e as histórias serão contadas durante todo o mês de outubro.
Encontrar novos caminhos
No último mês do projeto, em novembro, o Ação
Inovadora irá conectar empresas a mentores e especialistas do mercado
para esclarecer dúvidas ou angústias sobre qual caminho tomar para conseguir
ultrapassar um desafio interno.
Inovadora irá conectar empresas a mentores e especialistas do mercado
para esclarecer dúvidas ou angústias sobre qual caminho tomar para conseguir
ultrapassar um desafio interno.
A ideia é que os empresários enviem seus questionamentos
em um canal dentro do site do Ação de forma anônima. As dúvidas passarão pela
curadoria da equipe do projeto e serão encaminhadas a profissionais capacitados
que responderão às questões, formando um grande banco de soluções criativas que
podem contribuir para outras empresas que podem estar passando por algo
semelhante.
em um canal dentro do site do Ação de forma anônima. As dúvidas passarão pela
curadoria da equipe do projeto e serão encaminhadas a profissionais capacitados
que responderão às questões, formando um grande banco de soluções criativas que
podem contribuir para outras empresas que podem estar passando por algo
semelhante.
O canal de envio das dúvidas estará disponível a partir de 10 de outubro no site. E os conteúdos com os especialistas serão desenvolvidos durante todo o mês de novembro.
Calendário das lives do PR Talks (Instagram do @gazzconecta)
- Melhores políticas públicas voltadas à inovação no mundo (03 de setembro às 18h)
Entrevistado: Josep Piqué, catalão e mentor de uma das iniciativas mais relevantes de inovação do mundo ao revitalizar 200 hectares de uma área industrial obsoleta em Barcelona e transformá-la em um local com qualidade de vida, atividades de conhecimento e inovação. - Como trazer a inovação para o ambiente público (10 de setembro às 18h)
Entrevistado: Paulo Pandolfi, fundador do Colab, startup que desenvolveu um aplicativo que conecta cidadãos a gestores públicos com propostas e reclamações sobre assuntos das cidades. - A inovação também nasce nas universidades (17 de setembro às 18h)
Entrevistado: Rodrigo Barbosa e Silva, CEO da LivPagamentos, PhD em tecnologia pela UTFPR e pós-doutor em Stanford. - Ecossistemas maduros: fundos de investimento e startups (24 de setembro às 18h)
Entrevistados: Mariana Foresti, sócia da Honey Island Capital, e Saulo Marti, diretor de marketing do Olist. - Como empresas tradicionais trazem a cultura da inovação para dentro (01 de outubro às 18h)
Entrevistado: Ricardo Mendes, especialista em inovação da Renault.