Paraná
GazzConecta lança projeto para estimular inovação e ajudar empresas a superar a crise
Reinventar-se para sobreviver. Em cinco meses de pandemia da Covid-19 no Brasil -- e, consequentemente, de uma crise sem precedentes --, esta acabou se tornando uma das ideias norteadoras para quem quer manter seu negócio e, com ele, o sustento da sua e de outras famílias. Pensando nisso e reafirmando o compromisso de discutir e fomentar iniciativas que trazem soluções inovadoras para variados setores, o GazzConecta lança no mês de agosto o Ação Inovadora, projeto que vai trazer conteúdos que visam estimular ações de inovação e oferecer ferramentas para que micro e pequenas empresas do Paraná possam enfrentar e superar esta fase.
"O projeto é um mergulho na inovação e traz conceitos, metodologia e o olhar dela para a governança. Não temos dúvida alguma que a inovação é uma excelente ferramenta para o enfrentamento de crise e que é preciso começar a olhar para frente, jogando luz sobre todas as reinvenções por que as empresas passaram e compartilhando informações. É certo que um legado ficará para o mercado e o Ação Inovadora quer contar essa história, quer mostrar o que está sendo feito e o que poderá vir, fazendo análises de mercado e dando voz a empresas para que as ações delas sejam inspiracionais e sejam, de fato, transformadoras", afirma Andréa Sorgenfrei, head da Pinó, nova unidade da Gazeta do Povo que promove as marcas Bom Gourmet, GazzConecta e HAUS.
Com duração de três meses, o Ação Inovadora vai contar com conteúdos em texto, vídeo e áudio que vão discutir os desafios enfrentados neste momento por cinco setores -- comércio, educação, fintechs, indústria e saúde --, além das possibilidades para a retomada e dos cenários para o futuro. Ele ainda vai contar as histórias de quem encontrou uma saída para que elas possam inspirar outros empreendedores e buscar responder as principais dúvidas de quem tem uma empresa, promovendo o compartilhamento de conhecimento e a colaboração.
"Nesse cenário de crise, saiu na frente quem já tinha a inovação como parte da cultura empresarial. No entanto, a colaboração entre empreendedores faz com que suas experiências sejam compartilhadas e que novas empresas não precisem cometer os mesmos erros. O Ação Inovadora foi criado com a intenção de concentrar essas experiências para facilitar o caminho de quem busca soluções para seus negócios", afirma a editora do GazzConecta, Aléxia Saraiva.
A finalização do projeto será com um webinário. Serão cinco palestras com especialistas, uma voltada para cada setor em que o Ação Inovadora foca, e uma final para apresentar os principais resultados da iniciativa, compartilhando o conhecimento adquirido e deixando um registro deste legado para o mercado.
Aporte do Facebook
O Ação Inovadora integra -- junto com o Hack pela Gastronomia, evento digital que será realizado pelo Bom Gourmet em setembro -- um projeto que recebeu um aporte de US$ 40 mil do Facebook Journalism Project. Em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês), a iniciativa do Facebook lançou um fundo de US$ 2 milhões para ajudar organizações de notícias da América Latina durante a crise e o projeto apresentado pela Gazeta do Povo foi um dos 44 selecionados.
"A capacidade de reinvenção das empresas é o que vai ditar quem conseguirá sobreviver à crise causada pela pandemia. Tanto o Ação Inovadora quanto o Hack pela Gastronomia surgiram para estimular a inovação e ajudar os negócios paranaenses a desenvolverem ações reais para esta transformação por meio de conexões e conteúdo de qualidade", afirma a editora Talita Boros Voitch, coordenadora do projeto eleito pelo Facebook.