Empresa gaúcha em atuação em 10 estados brasileiros, incluindo o Paraná, Diálogo Logística inova durante pandemia e prevê crescimento de mais de 100% em 2020.
Empresa de logística substitui assinatura digital por gravação de voz como registro de entrega
Fernando Henrique de Oliveira, especial para o GazzConecta
09/11/2020 10:00
Empresa gaúcha com cinco anos de atuação no país, a Diálogo Logística é especialista em entregas de itens leves. Entre seus clientes, estão grandes marcas como Magazine Luiza, Via Varejo, Netshoes, Renner e outras. No Paraná, onde está presente desde sua fundação em 2015, a empresa possui um hub de distribuição em São José dos Pinhais, com entregas em todo o estado.
Foco na inovação, melhorias continuas e a busca por novas tecnologias sempre estiveram no radar da Diálogo, segundo seu fundador, o empresário Ricardo Hoerde. A experiência em logística de distribuição de jornais de oito empresas do Rio Grande do Sul deu vantagem competitiva para a Diálogo, que hoje atua em duas mil cidades, em dez estados do país.
Em março deste ano, a empresa encontrou uma oportunidade de inovação frente a um desafio imposto pela pandemia, o de garantir a segurança e a prevenção da saúde dos mais de dois mil entregadores que trabalham para a empresa, bem como do cliente que recebe as encomendas. Em tempo recorde, a Diálogo desenvolveu uma ferramenta de assinatura por comando de voz que faz as vezes da baixa de entrega em um momento em que o distanciamento social é necessário.
A gravação de voz é acionada pelo entregador a uma distância segura do cliente, que informa nome completo e RG. Imediatamente, a baixa é registrada e uma notificação é enviada para o cliente e o fornecedor do produto.
“Entendemos o problema quando começou o surto de Covid-19. Já possuíamos o nosso aplicativo, com inteligência própria, utilizado, inclusive, para a coleta de assinatura digital do cliente, nas mãos do entregador. Mas como manter esse sistema sem correr riscos? Foi aí que nos apressamos para desenvolver a tecnologia para que a baixa fosse ativada por comando de voz. Fomos a primeira empresa no Brasil no nosso segmento com este tipo de entrega. E os resultados têm sido muito satisfatórios”, conta Hoerde.
A iniciativa fez sucesso entre os entregadores, afirma o fundador da Diálogo. “Mas os clientes perceberam a nossa preocupação e isso foi surpreendente. Tivemos um aumento de marketshare depois do lançamento da ferramenta”, revela.
O impacto também foi positivo na carteira de clientes. Marcas de peso como Centauro, Amazon e O Boticário passaram a utilizar os serviços da empresa que tem mantido a efetividade de entregas em torno de 98% desde abril, quando a ferramenta foi lançada. Nesse período, a Diálogo também conseguiu ampliar o número médio de entregas mensais no Sul e Sudeste de 300 mil para 700 mil volumes por mês. A expectativa, segundo Hoerde, é que até o fim do ano a empresa fature R$ 110 milhões, mais que o dobro alcançado em 2019.
Para 2020, a empresa ainda espera lançar o piloto do locker, uma espécie de caixa postal em que o cliente pode retirar ou deixar produtos para transporte de forma autônoma e automatizada. A solução é estratégica para regiões em que as entregas são facilitadas e pode ajudar, por exemplo, aquelas pessoas que não possuem condições de receber o produto na hora em que o entregador bate à sua porta. “Imaginamos que isso possa ampliar possibilidades até mesmo de logística reversa”, completa Hoerde.