Contratação pública
Acordo foi assinado durante o 2º Seminário de Contratação de Inovação pelo Setor Público. Foto: Ari Dias/AEN
A Secretaria da Inovação do Paraná e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) firmaram nesta terça-feira (13) um acordo inédito com o objetivo de garantir apoio técnico ao Estado para futuras contratações em Pesquisa e Desenvolvimento. O protocolo de intenções entre as partes foi assinado durante a abertura do 2º Seminário de Contratação de Inovação pelo Setor Público, no Canal da Música, evento dedicado ao fomento das compras públicas voltadas à inovação.
Este é a primeira parceria estabelecida pela agência com uma gestão estadual e tem potencial para posicionar o estado como uma referência no país. A avaliação é do presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, que destacou ainda a força deste tipo de instrumento para o desenvolvimento regional e para o desenvolvimento industrial. Segundo ele, a principal vantagem desse tipo de contratação está justamente no incentivo à iniciativa privada, aliada à geração de valor para o cidadão.
“Uma maneira fácil de explicar é comparar com a compra de roupas. É a diferença entre ir a uma loja e comprar uma roupa pronta ou mandar fazer uma roupa sob medida. A encomenda tecnológica é como uma roupa sob medida: você tira as medidas do seu problema e adquire um produto perfeito, inovador, feito sob medida para resolver aquela questão específica”, explicou.
Ainda na programação do Seminário, André Rauen, assessor especial da presidência da ABDI, fez uma palestra em que abordou a importância das compras públicas para inovação nos três níveis da gestão pública (municipal, estadual e nacional). "Temos uma nova geração de servidores que está imbuída de um espírito de entrega de valor ao cidadão. Não é que 'dá para fazer': já estamos fazendo. Temos hoje uma comunidade que se mobiliza em torno de entregar valor para o cidadão, uma comunidade prática atuante, com gestores, servidores, controladores interessados em fazer", afirma.
Rauen destacou que, segundo dados recentes, o tamanho do poder de compra do Estado é de quase um trilhão de reais. "Isso é um poder de arrasto da economia muito forte. Esse valor representa 9% do nosso PIB e precisa ser destinado para algo diferente, algo mais do que 'comprar ao menor preço'. Esse poder de compra tem potencial para destravar avanços e desenvolvimentos importantes".
Voltada a capacitar gestores e servidores, a iniciativa tem como objetivo atacar um problema recorrente, segundo o especialista: o medo do controle, que comumente aparece como um freio por causa da cultura de aversão ao risco, que aparece como algo mais ou menos institucionalizado na máquina pública.
Neste sentido, Rauen destacou que é por essa razão que a ABDI vem trabalhando para dar segurança aos gestores públicos, para ajudar a desenvolver o ajuste fino, sem grandes arroubos e resolvendo o problema. "Se o gestor não está comprando papel e caneta, a gestão tem que ser diferente. Precisamos empoderar para que ele dialogue com qualificação quando o questionamento acontecer", finalizou.
No período da tarde, foram realizados um painel e uma mesa redonda sobre “Casos Concretos de Compras Públicas de Inovação Selecionados”, moderadas por André Rauen e Diogo Luiz Cordeiro Rodrigues, procurador do Estado do Paraná, com a presença do Major João Paulo Fiúsa da Silva, do ETEC Sistema de Gestão; de Breno Alencar, diretor de inovação aberta e governança de dados da Empresa Municipal de Informática (Emprel), de Recife (PE); Yan Vieira do Carmo, diretor central de desburocratização na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais; Cristiano Santos Lima, diretor do departamento de Compras do Município de São João (PR); e Marcio Leandro de Oliveira, assessor jurídico e advogado de São João (PR).
O 2º Seminário de Contratação de Inovação pelo Setor Público termina nesta quarta-feira (14), com uma rodada de oficinas técnicas para inscritos, realizadas na Escola de Gestão e na UniCuritiba. O evento é realizado pela ABDI, Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) com correalização do GazzConecta, patrocínio da Celepar, Sanepar e Fomento Paraná, além do apoio do Sebrae/PR, Tribunal de Contas da União (TCU), Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopeme), iCities, Connect Week e Instituto Synapse.
As mais lidas da semana