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Processamento de Linguagem Natural é a aplicação de IA mais usada por empresas brasileiras.

Estudo

40% das empresas brasileiras já utilizam Inteligência Artificial

Leonardo Muller, especial para o GazzConecta
12/05/2021 17:45
De acordo com levantamento encomendado pela IBM e realizado pela Morning Consult, 40% dos profissionais de TI brasileiros informaram que as organizações para as quais trabalham já implementaram Inteligência Artificial (IA) em algum processo em seus negócios.
O Brasil é destaque nesse levantamento, estando à frente de países latino-americanos na adoção de IA no mundo corporativo. Enquanto a maioria dos profissionais de TI do nosso país já implantaram ou estão no processo de implantação da tecnologia em algum processo, as organizações dos nossos países vizinhos ainda estão na fase de exploração e pesquisa.
"O destaque no Brasil foi a adoção de inteligência artificial por empresas dos mais diversos segmentos, entre bancos, seguradoras, varejo, educação e saúde”, revelou Marcela Vairo, líder de Cloud, Data Platform & AI Platforms da IBM Brasil ao GazzConecta.
“40% das empresas brasileiras implantaram, no ano passado, algum processo de IA. Em 2019 esse número era de 14%, mundialmente. Se comparado à América Latina, o Brasil também é destaque, sendo que a região como um todo ficou em 21%”.

Fatorcovid-19

A pandemia, segundo o levantamento, foi um catalizador para adoção
de IA e de outras tecnologias de automação nos negócios brasileiros. Por aqui,
a principal aplicação de IA em empresas é automação do atendimento ao cliente
com sistemas de processamento de linguagem natural. Em outras palavras, os “robôs”
capazes de conversar com os clientes estão em alta no Brasil.
O objetivo central desse tipo de implementação é sempre conseguir melhores resultados com os recursos que a organização já possui, realizando a automação de call centers, por exemplo, que ficaram sobrecarregados desde o início da pandemia de covid-19.
"Estudos da IBM mostram que as empresas que estão adotando ou já adotaram IA em seus processos podem ser até 100% mais produtivas do que já foram no passado”, destacou Vairo.

Percalços

Apesar de estar em alta entre profissionais de TI e suas empresas, ainda existem barreiras significativas para a adoção em massa de Inteligência Artificial no Brasil. O estudo encomendado pela IBM identificou pelo menos quatro percalços principais apontados pelos pesquisados:
  • O aumento da complexidade dos silos de dados (25%);
  • Experiência ou conhecimento limitado em IA (24%);
  • Alta dependência de um fornecedor, ou seja, IA e nuvem
    vinculadas a um único fornecedor (21%);
  • A falta de habilidades ou treinamento para desenvolver
    e gerenciar IA confiável e explicável é a principal barreira para profissionais
    de TI no Brasil (79%).
Embora os obstáculos não possam ser negligenciados, o estudo mostra claramente que o uso de Inteligência Artificial está em vias de se popularizar em empresas brasileiras. A IBM, diretamente interessada nesse setor, é uma das fornecedoras de tecnologia em destaque no mercado de IA, com a sua plataforma Watson.
“A popularização da tecnologia permite que as empresas se tornem mais produtivas, automatizadas e com melhores processos. A IA ajuda na necessidade de oferecer um melhor atendimento para o consumidor e, na ponta, acelerar os processos e dia a dia dos funcionários", concluiu Marcela Vairo.