Thumbnail

A 13ª edição do Great Place to Work Paraná reúne as 110 melhores empresas para se trabalhar no estado. Divulgação do resultado aconteceu em uma festa para 500 pessoas nesta quarta-feira (16).

GPTW PR

As 110 melhores empresas para trabalhar no Paraná em 2022

Daliane Nogueira
Daliane Nogueira
17/11/2022 01:39
“Colocar as pessoas por primeiro e no centro de tudo faz uma enorme diferença para as pessoas, para os negócios e para a sociedade.” A frase é dita com empolgação por Hilgo Gonçalves, embaixador do Great Place to Work no Brasil e representante no Paraná. Ele considera esse o grande aprendizado na jornada das empresas que figuram no ranking da entidade.
Na noite desta quarta-feira (16), uma grande festa revelou as 110 melhores empresas para se trabalhar no Paraná no ano de 2022. Essa é a 13ª edição do ranking GPTW no estado e conta, mais um ano, com o apoio da Gazeta do Povo, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR) e do Grupo Hel – eventos digitais e presenciais.
O evento aconteceu no UP Expo, em Curitiba, contou com cerca de 500 convidados e muita torcida dos colaboradores das empresas. É um marco do momento de retomada de eventos, com a premiação totalmente presencial, após ter os últimos anos com modelos digitais ou híbridos.
As 110 classificadas estão divididas em três categorias: 20 empresas de grande porte (com mais de 1 mil funcionários); 70 de médio porte (entre 100 e 999 empregados) e 20 de pequeno porte (de 30 a 99 colaboradores).
“As empresas estão mais conscientes disto, pois notamos o crescimento do número de empresas que nos procuram para ouvir os seus colaboradores. Neste ano o número de pessoas impactadas ultrapassou a marca de 150 mil pessoas 10% superior a 2021”, destaca Hilgo.

As melhores do Paraná

O Gazz Conecta conversou com exclusividade com representantes das três vencedoras em cada categoria. A Gazin, pelo 7º ano consecutivo, levou o prêmio de melhor empresa entre as grandes companhias; a agência Mirum foi reconhecida entre as empresas médias e o Grupo Ponto a Ponto figura como a melhor empresa de pequeno porte para se trabalhar no recorte paranaense do GPTW.  Confia a lista completa ao final desta matéria.
O ranking do Paraná vem crescendo
a cada ano. A 8ª edição, de 2018, contava com 50 empresas ranqueadas. Em 2020,
foram 90 organizações do estado listadas pelo GPTW. No ano passado, foram
reconhecidas 100 empresas. “Começamos o ranking com 25 empresas e ano a ano
notamos um maior interesse das empresas paranaenses. Neste ano foram mais de
300 empresas, demonstrando o grande comprometimento dos empresários paranaense
em dar voz aos seus colaboradores”, reforça Hilgo.
Para Hilgo, as empresas se
beneficiam com a pesquisa do ranking ao engajar o time, aumentando a
eficiência, inovação e orgulho de pertencer à empresa; fortalecer a marca empregadora;
aumentar da capacidade de atrair e manter os melhores talentos; ampliar a
capacidade de inovação e, ainda, aumentar os resultados da empresa. “As nossas
pesquisas apontam que as empresas que possuem um excelente ambiente para
trabalhar têm resultados entre duas a três vezes maiores que as demais empresas”,
afirma o executivo.
Analisando os resultados gerais do ranking, as melhores pontuações aparecem em empresas que procuram dar voz para os colaboradores e demonstram preocupação em equidade e inclusão.
“As lideranças precisam exercitar a escuta ativa e entender como pode promover o maior engajamento de cada um. Para ser uma excelente empresa para trabalhar para todos, a empresa precisa desenvolver uma cultura de confiança, promovendo um ambiente em que as pessoas confiam na liderança, gostam das pessoas com quem trabalham e têm orgulho do que fazem. Em tempos de pós-pandemia, nunca a relação de confiança foi tão importante para promover um ambiente amigável, acolhedor, de respeito e que visa o desenvolvimento de cada colaborador”, finaliza Hilgo.

O ranking

Os rankings Great Place to Work são uma forma de reconhecer as empresas que são referência em ambiente de trabalho em seus estados. As empresas que concorrem ao ranking passaram primeiro por um processo de consultoria, chamado de Jornada, na qual são realizadas pesquisas com os funcionários. As organizações que têm pelo menos 70% de respostas positivas de seus colaboradores sobre ser um ótimo ambiente de trabalho são contempladas pelo certificado Great Place to Work, com validade de 1 ano. A certificação GPTW é necessária para concorrer aos rankings Great Place to Work.

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão