Thumbnail

Inteligência Artificial

Curitiba ganha o primeiro mercado autônomo da América Latina

Francielli Xavier
03/11/2022 19:30
Um mercado sem filas, sem caixas, sem scanner, no qual basta entrar, encher o carrinho e ir embora. Este é o Muffato Go, primeiro mercado autônomo da América Latina, que que abre ao público nesta sexta-feira (4), no bairro Água Verde, em Curitiba.
Para ter acesso a esse mercado autônomo, o cliente precisa baixar um aplicativo, cadastrar os dados do cartão de crédito  e gerar um QR code. Desta forma, as catracas de entrada são liberadas e o sistema que monitora os produtos é acionado.
A partir daí, o consumidor pega o que quer, coloca na sacola e sai, sem filas e sem caixas. O aplicativo registra tudo o que está sendo levado e cobra o valor final na conta cadastrada. Por outro lado, se o cliente devolver algo nas prateleiras, a combinação de sensores também identifica e remove automaticamente o item da lista de compras.

Tecnologia em tempo real

O sistema que possibilita escaneamento da loja utiliza fusão de sensores, deep learning (aprendizado profundo de máquinas) e visão computacional. Trata-se de uma tecnologia totalmente operada por inteligência artificial que controla, em tempo real, os produtos escolhidos pelos clientes, sem a necessidade de passar por escaneamento manual.
De acordo com Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato,  o lançamento da loja em Curitiba é um grande passo para a indústria supermercadista brasileira. “Retirando as filas e o checkout, estamos oferecendo aos clientes uma experiência de compras sem atrito, mais rápida e conveniente, liberando membros da nossa equipe para ajudar em outros aspectos da loja", afirma.

O que saber antes de ir

1- Para ter acesso à loja é preciso baixar o aplicativo da marca no celular. Depois, é necessário cadastrar o cartão de crédito em que a compra será debitada.  Quando chegar à loja, gere um QR code para liberar a catraca de entrada.
2- Várias pessoas podem entrar juntas, utilizando apenas um celular. O sistema de visão computacional identifica a presença do grupo e registra os produtos retirados da prateleira por todos, direcionando a conta para o cartão cadastrado.
3- Se a bateria do celular acabar durante as compras, o sistema segue direcionando os produtos adquiridos para o cadastro. Quando o cliente acessar o aparelho novamente, a lista estará lá e será debitada do cartão cadastrado. O celular serve apenas para dar acesso à loja.
4- Tempo de processamento: o sistema pode demorar até 15 minutos para enviar o cupom fiscal ao consumidor, após a saída da loja.
5 - Os preços dos produtos da loja autônoma são os mesmos aplicados nas outras lojas da rede.

Serviço

A loja fica na  avenida República Argentina, 1505, no Água Verde. O horário de funcionamento é das 8h às 23h.

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão