Thumbnail

Escrever bem é uma habilidade fundamental para qualquer profissional.

Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Habilidade fundamental

Escrever bem pode mudar a sua carreira

06/09/2021 14:09
Vou começar este artigo sendo bem direto: escrever bem é uma habilidade muito valiosa. Mas infelizmente, muita gente não se dá conta disso. Gostamos de buscar os cursos sobre as últimas tecnologias, últimas metodologias ou últimos conceitos criados por professores consagrados. Tudo isso é, obviamente, muito válido, mas quando foi a última vez que você - ou algum profissional que você conhece - buscou melhorar suas habilidades de escrita?
Saber escrever não tem necessariamente relação com escrever de forma pomposa ou aprender palavras complexas. Na verdade, na escrita, quanto mais simples e direto, melhor. E isso é muito difícil.
Com a ascensão do home-office, acredito que boa parte das empresas vai começar a usar de forma mais intensiva meios de comunicação assíncronos, para evitar que seus colaboradores passem o dia inteiro em reuniões e sofram da chamada “Fadiga do Zoom”, quando nos sentimos cansados por passar horas e mais horas em salas de reunião online.
Se teremos mais home-office e, em algumas empresas, mais comunicação assíncrona, escrever bem será cada vez mais fundamental, já que mensagens, documentos compartilhados e bases de conhecimento substituirão várias e várias horas de reunião.
E é justamente aí que escrever bem pode fazer toda a diferença. Como eu disse anteriormente, escrever bem não tem nada a ver com escrever de forma erudita, mas com saber transmitir uma mensagem necessária da melhor forma possível.
Compare escrever bem com uma boa oratória. Essa é a forma correta de encarar essa habilidade. Todos gostamos de admirar bons oradores e sabemos o quão importante é sabermos nos comunicar bem na hora de defender um ponto de vista diante uma plateia ou de falarmos sobre nosso histórico profissional em uma entrevista de emprego, por exemplo.

Fica então a pergunta: Como escrever melhor?

Obviamente existem técnicas e mais técnicas para melhorar essa habilidade, mas eu diria que duas são simples e ótimas formas de começar: ler muito e pensar como um editor.
Para escrever bem, é necessário, antes de qualquer coisa, ler muito. Quem não lê, não escreve, simplesmente porque não desenvolve o repertório necessário à boa escrita. O segundo ponto, pensar como um editor, é mais simples do que parece: escrever claramente tem muito mais a ver com o que você corta e deixa de fora do que com o que você adiciona. Escrever de forma simples e clara é muito mais difícil do que escrever de forma complexa, por mais não-intuitivo que isso possa parecer.
Se você nunca pensou em escrever como uma habilidade, esta é uma ótima mentalidade para se desenvolver. Ler muito, praticar e cortar o que não é essencial são excelentes maneiras de começar.