Thumbnail
Allan Costa

Allan Costa

Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.

Você está cuidando dos seus dados?

A importância da segurança dos dados em um mundo hiperconectado

03/03/2020 15:00
Você já parou para pensar na segurança das informações
que deixa no mundo digital? Seu nome, CPF, email, número do celular, número do
cartão, localização… Estamos tão acostumados a navegar com tanta fluidez pelo
mundo online que poucas vezes nos damos conta do número gigantesco de
informações que disponibilizamos.
Na semana passada, foi realizada em São Francisco a RSA Conference, um dos eventos mais importantes do mundo na área de cibersegurança. E os números são impressionantes.
Hoje, mais de 5 bilhões de pessoas possuem acesso à internet. Ela é um dos grandes exemplos de tecnologias exponenciais da história. Passamos de aproximadamente 1 milhão de usuários no início dos anos 90 para 5 bilhões em 2019. A internet trouxe diversas transformações e crescimento para pessoas do mundo inteiro. Permitiu o nascimento de negócios disruptivos e deu acesso e empoderamento a pessoas antes “isoladas”. 
Todo esse aumento no uso da internet, impulsionado pela democratização dos smartphones, das redes sociais e das plataformas, gerou também um aumento exponencial no número de dados gerados no mundo online. Nosso email virou praticamente a nossa identidade digital. Depois, passamos também a inserir nesse mundo o número do nosso cartão de crédito, para efetuar compras online. Começamos também a compartilhar a nossa localização, nossos interesses e fotos.
Pense por um segundo: quantas informações você já disponibilizou online? Você, alguma vez, já se perguntou para onde vão esses dados? Quais medidas de segurança as empresas utilizam para proteger as suas informações?
O aumento de usuários e, por consequência, de dados online, aumentou também os riscos envolvidos nessa história toda. Os problemas relacionados à falta de segurança dos dados é também um big deal para as empresas. Preste atenção neste dado: segundo estimativas, os gastos mundiais relacionados a cibersegurança chegarão a quase 134 bilhões de dólares em 2022.
Apenas na metade de 2019, vazamentos e ataques cibernéticos expuseram 4,1 bilhões de dados online. Em média, apenas 5% das pastas de arquivos de empresas são protegidas de forma adequada no mundo virtual. Em 2019, 540 milhões de arquivos com dados de usuários do Facebook foram comprometidos.
E você pode imaginar que essa preocupação com dados dos clientes é restrita a grandes empresas, com muitos dados disponíveis e que recebem ataques cibernéticos diários. Na verdade, 43% das empresas que sofrem com ataques cibernéticos e vazamento de dados são pequenos negócios. Desses pequenos negócios que sofrem ataques cibernéticos, 60% acabam fechando em até 6 meses após os ataques. Você percebe o quão grave é isso? Negócios inteiros estão sendo fechados por causa desses ataques. Muitas vezes, um simples certificado SSL ou versões atualizadas de ferramentas seriam suficientes para evitar investidas desse tipo.
O mercado de cibersegurança cresceu 30 vezes entre 2003 e 2018. E esse crescimento deve se manter nos próximos anos. Pense comigo: ainda existem bilhões de pessoas sem acesso à internet no mundo inteiro. Diversos países apenas começaram a sua inserção no mundo digital. Aí está um cenário com diversas oportunidades de negócios e riscos de segurança virtual. Além disso, com o avanço da Internet das Coisas, quando praticamente tudo terá conectividade, desde os nossos eletrodomésticos até as nossas roupas, imagine quão drástico poderia ser um ataque em massa a carros autônomos. Teremos que aprender a lidar com esse tipo de questão. E a hora de começar é agora.
Como você tem cuidado dos seus dados no mundo digital? Como a sua empresa lida com os dados dos seus clientes? Não são perguntas para o futuro. Acredite, essas são perguntas para o presente!

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão