Allan Costa
Allan Costa é empreendedor, investidor-anjo, mentor, escritor, motociclista e palestrante em dois TEDx e em mais de 100 eventos por ano. Co-fundador do AAA Inovação, da Curitiba Angels e Diretor de Inovação da ISH Tecnologia. Mestre pela FGV e pela Lancaster University (UK), e AMP pela Harvard Business School.
Mar calmo não faz bom manheiro
Dez dicas para pequenas empresas atravessarem a crise do Covid-19
- Procure os bancos públicos. Eles estão anunciando linhas de crédito baratas e com meses de carência. Ainda é preciso ver como esse dinheiro vai chegar, de fato, no empresário. Mas antecipe-se e corra desde já atrás desse recurso, porque ele pode ser o que vai viabilizar sua sobrevivência nesse período de crise;
- Corte toda e qualquer despesa supérflua, inclusive nas contas da família. Estamos em tempos de guerra, é hora de esforço conjunto, envolvendo todo mundo;
- Negocie pagamentos a fornecedores, e use como critério para priorizar ou não esses pagamentos o tamanho da empresa credora, priorizando os menores. Pode não ser o melhor critério, mas é, probabilisticamente, o mais justo. Todos se verão forçados a negociar. Se não houver negociação, simplesmente não pague e volte a conversar após a crise, quando a situação se normalizar;
- Não pague imposto: o pagamento do Simples foi suspenso a partir de abril. Portanto, é hora de guardar esse dinheiro para ajudar a superar as dificuldades de caixa durante a crise;
- Crie formas de operar durante a quarentena. Entregue em domicílio, crie serviços que hoje você não oferece, mas que podem ser necessários durante a crise (compras em mercado e farmácia para pessoas idosas, ou aulas remotas usando soluções de videoconferência ao invés de aulas presenciais na academia, por exemplo), seja criativo;
- Negocie coisas que você já havia vendido para que as entregas não sejam canceladas, mas apenas postergadas. Existe sensibilidade do lado da maioria das pessoas e essa é uma estratégia que pode ter sucesso;
- Multiplique a ideia da compra do pequeno negócio no seu entorno, na sua comunidade, com a sua família. Use as mídias sociais e todo e qualquer meio disponível, como cartazes em elevadores, grupos de WhatsApp, etc;
- Não olhe só para a crise, reserve um olhar para o pós-crise. Fique atento ao mercado porque surgirão inúmeras oportunidades quando a crise passar e você pode se aproveitar delas;
- Negocie de forma justa com seus colaboradores e envolva-os no esforço de guerra. O garçom pode virar seu entregador, a vendedora pode virar a pessoa que recebe pedidos ou faz ofertas pelo WhatsApp; o professor de musculação pode virar o professor da videoaula para que os clientes se exercitem em casa.
- A crise é igualmente ruim para todos e muita gente descobre talentos que não conhecia quando a necessidade surge. Crie espaço para que esses talentos surjam;
- Converse com seu contador e peça orientação sobre redução da jornada de trabalho ou outras possibilidades de diminuir custos trabalhistas e com funcionários. E seja transparente com seus colaboradores que eventualmente forem atingidos pelas medidas que você possa ser forçado a tomar.