Rodrigo Murta*
Transformação digital
Saber ler seus dados é mais importante do que nunca para saber tomar decisões
A escassez e a pressão sempre foram ingredientes presentes em todo ambiente inovador. Sabemos que no mundo das startups a abundância de dinheiro nem sempre faz parte da fórmula para o sucesso.
Temos casos clássicos como 99 versus Easy Taxi, em que a startup que dominou o mercado não foi a mais financiada, e sim a mais estratégica. Outro caso interessante é do Airbnb, com seus fundadores vendendo caixas de cereais para financiar a falta de dinheiro no início do empreendimento e fazendo growth hacking do Craiglist quando não tinham dinheiro para marketing.
No início da Looqbox, em 2016 — startup da qual sou cofundador e CEO —, quando éramos apenas três, contávamos os centavos no caixa e não tínhamos outra alternativa: era vender o nosso produto ou abandonar o sonho. A pressão foi um motor poderoso para trabalharmos com afinco e não deixarmos a peteca cair. Ter a existência ameaçada é sempre um forte motivador de transformação.
Mas e a Covid-19? Onde entra nessa equação? Em tempos de Covid, não é só a existência da empresa que é abalada, mas, antes, a da própria vida, o que torna a pressão ainda maior.
Na pandemia, com a restrição da interação corpo a corpo, a transformação digital veio a fórceps. Novos processos tiveram que ser criados/ampliados da noite para o dia, como BYOD [bring your own device, ou "traga seu próprio dispositivo" em português], home office, videoconferência e VPNs. Os meios digitais ganharam mais poder do que nunca, acelerando o processo de transformação.
Refletindo um pouco sobre o tema, me pergunto o que todos os processos de transformação digital têm em comum. Vou pensar a ideia de transformação digital em seus dois termos separadamente:
- Transformação: Quem transforma e é transformado são as pessoas. Logo, sem cultura de inovação e equipes capacitadas não existe transformação.
- Digital: Não dá para ser digital sem ter intimidade com dados. É sobre este tópico que eu gostaria de falar mais um pouco.
Na Looqbox, somos 200% datacentrics. Ajudamos nossos clientes a transformar dados brutos em informações e informações em ações, mudando o curso dos seus negócios. E é impressionante ver como o uso da informação aumentou no período da pandemia. Alguns clientes, mesmo com suas unidades temporariamente fechadas, passaram a consultar mais seus dados, ávidos por melhores performances, e a acompanhar mais de perto seus indicadores.
Muitos já ouviram a frase do pioneiro data scientist e matemático Clive Humby: "dado é o novo
petróleo". Em sua explicação mais completa o autor diz: o dado é “valioso,
mas se não estiver refinado não pode ser realmente utilizado. [Petróleo] tem
que ser transformado em gás, plástico, químicos, etc para criar uma entidade
valiosa que impulsiona atividades lucrativas; portanto, os dados devem ser
decompostos e analisados para que tenham valor". Ou seja, o petróleo é só
o início da cadeia, é preciso ter métodos eficazes para transformá-lo em
energia.
petróleo". Em sua explicação mais completa o autor diz: o dado é “valioso,
mas se não estiver refinado não pode ser realmente utilizado. [Petróleo] tem
que ser transformado em gás, plástico, químicos, etc para criar uma entidade
valiosa que impulsiona atividades lucrativas; portanto, os dados devem ser
decompostos e analisados para que tenham valor". Ou seja, o petróleo é só
o início da cadeia, é preciso ter métodos eficazes para transformá-lo em
energia.
Fazendo uma analogia com Clive, temos o exemplo da Digibee, que é uma das melhores refinarias de dados que conheço. Com seus "dutos digitais", ela transforma e integra informações de uma forma flexível e robusta, fazendo com que os dados fluam entre sistemas e bases com mais simplicidade. Dando continuidade à analogia, e ao processo implementado pela Digibee, o que a Looqbox faz, na sequência, é exatamente a distribuição desses dados que, uma vez refinados, chegam de forma simples e rápida ao cliente final, levando energia para o processo de tomada de decisão.
Durante a pandemia, o grande aprendizado que tivemos aqui é que, em tempos de crise, ter informação é mais importante do que nunca para o processo de tomada de decisão.
Como diz Yuval Harari, autor de Sapiens: "em um mundo repleto de informações irrelevantes, clareza é poder". E se tem algo que todos estão procurando neste momento é como tomar decisões melhores e mais claras para os seus negócios.
E sua empresa? No mundo dos dados, está transformando petróleo em energia de forma eficiente? Captou essa lição valiosa em tempos de Covid-19?
*Rodrigo Murta é CEO e cofundador da Looqbox, startup membro do Cubo Itaú que simplifica a busca de informações dentro das empresas utilizando linguagem natural. É formado em física, tem mestrado em teoria de campos em espaços curvos e tem experiência nas áreas de transporte de carga rodoviária, educação e varejo.