
Rafael Mendes
Rafael Mendes é CEO da RP Trader e coautor do livro "Seja Visto e Lembrado", um manual prático para impulsionar vendas.
Trader de Vendas
Para Edu Paraske, do Elefante Limonada, quem não tiver coragem de inovar, vai ser engolido pela mesmice
Edu Paraske é publicitário e um dos profissionais mais inovadores e resilientes do Brasil, com mais de 20 anos de experiência em marketing e empreendedorismo. É, também, cofundador de empresas como a consultoria Hub 1601 e a impact tech Fred, que busca revolucionar a educação no Brasil. Edu também é criador do canal Elefante Limonada, no qual provoca reflexões bem-humoradas sobre inovação, criatividade e o mundo corporativo.
Nesta conversa, ele compartilha sua jornada e as lições para quem busca transformar o mercado e empreender com propósito. Confira a entrevista que ele concedeu para a coluna.
Quem é o Edu Paraske e quais são suas principais conquistas?
Edu Paraske: Minha carreira é uma história de inquietação e resiliência. Tenho mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais, com profundo e forte background em marketing. Gerenciei marcas, projetos de inovação e criei estratégias para diferentes produtos e categorias para empresas como Google - pela qual tive o privilégio de ser premiado como funcionário mais inovador da América Latina -, Waze, Samsung, Unilever, Roche Pharmaceuticals e Outback Steak House.
Tenho habilidades de inovação, marketing, vendas e negócios, com mentalidade enxuta de cultura digital para construir marcas, campanhas 360°, narrativas, equipes e negócios. Dediquei toda a minha carreira ao marketing, digital, inovação, negócios e projetos criativos, design thinking, design sprints, CX e formas de colocar o usuário no centro da estratégia.
Mas, mesmo tendo conquistado uma carreira de sucesso, sempre senti que poderia ir além. Em 2019, cofundei o Hub 1601, uma empresa de consultoria em inovação para ajudar empresas e marcas a quebrar o status quo, impactando mais de 85 empresas desde a fundação. Também sou cofundador e sócio da impact tech Fred, que coloca a comunidade para solucionar o déficit de educação e ciência no Brasil.
Em 2024, criei o canal de conteúdo Elefante Limonada. Com uma abordagem permeada de humor, carisma e, sobretudo, sem hesitação, meus vídeos oferecem reflexões, provocações e críticas sobre diversos temas relacionados à inovação, criatividade e relações de trabalho. Lançado em meados de março, o canal já está presente nas principais redes sociais, com perfis no Instagram, TikTok e YouTube.
De forma paralela, sou mentor do Google For Startups, programa de inovação tecnológica da big tech para empresas de tecnologia, e speaker sobre blockchain e Web3 da SingularityU Brazil.
O quanto a sua origem influenciou no que o Edu Paraske se tornou atualmente como executivo, empreendedor e profissional da área da inovação?
A minha história começou com um grande baque: meu pai perdeu tudo quando eu tinha apenas 9 anos. Isso mudou completamente a nossa vida e me fez entender desde cedo o valor do trabalho e da adaptação. Para ajudar minha família, tive uma adolescência cheia de desafios e empregos.
Trabalhei como office boy, entregador de panfleto, atendente de telemarketing, garçom e até de recreador infantil – sim, eu já fui o Frajola, Piu-Piu e o Power Ranger vermelho em festas infantis. Experimente dançar “Ilariê” e “Estátua” para uma plateia de crianças cheias de energia! Fazia de tudo pra ganhar uma grana e ajudar em casa. Eu sempre acreditava que tinha algo maior me esperando e fazia meus trabalhos com muita paixão.
Na faculdade, a realidade não foi diferente. Consegui entrar no curso de publicidade com um empréstimo da minha irmã e precisei me dedicar ao máximo para garantir uma bolsa de estudos. Essa jornada me ensinou que a persistência e a criatividade são fundamentais para superar adversidades e construir um caminho sólido, seja no mercado corporativo ou no empreendedorismo.
Essas experiências me marcaram profundamente, mostrando que sem luta, sem esforço, você não chega a lugar nenhum.
Você tem uma carreira super consolidada no empreendedorismo e na inovação, porém sabemos que a vida nem sempre é um mar de rosas. Na sua opinião, como superar obstáculos diários no Brasil e construir um legado que possa transformar a vida das pessoas?
O maior aprendizado que tive ao longo da vida é que os desafios sempre existirão – o que muda é a forma como escolhemos enfrentá-los. Empreender no Brasil não é fácil - e eu sei bem disso. Quando fundei a 1601, quase quebramos algumas vezes, recebemos inúmeros 'nãos' e enfrentamos inseguranças financeiras. Mas cada obstáculo serviu como combustível para continuar.
A inovação verdadeira nasce da coragem de tentar algo novo, mesmo diante das dificuldades. No fim, a vida é feita de altos e baixos, mas o importante é continuar jogando, buscando formas de transformar o que está ao nosso alcance. Se você não tem coragem de inovar, vai ser engolido pela mesmice que impede qualquer avanço.
Nos próximos anos, a 1601 continuará evoluindo como um verdadeiro laboratório. Acreditamos que inovação não pode ser engessada em fórmulas prontas. Por isso, estamos sempre ajustando e criando novas metodologias para ajudar empresas a resolver desafios de forma criativa e estratégica.
Expandimos nossas verticais de atuação com a Innovation Screening, Innovation Pro, GoCrazy e Discovery Machine, cada uma focada em diferentes necessidades do mercado, desde consultoria para inovação até projetos disruptivos e pesquisa avançada de tendências. Queremos ampliar ainda mais nosso impacto, conectando empresas, startups e criadores de forma dinâmica, sempre aliando criatividade, estratégia e execução.
Nosso diferencial sempre será a personalização. Cada projeto tem sua própria identidade e desafio, e nosso papel é encontrar soluções que realmente transformem negócios e impulsionem mudanças significativas. O futuro da 1601 é continuar desafiando o status quo e criando inovação radical para nossos clientes.
O Elefante Limonada nasceu da vontade de discutir inovação de um jeito mais leve, bem-humorado e direto. O conteúdo traz provocações e reflexões sobre criatividade, inovação e o mundo corporativo, sempre com uma abordagem descontraída para tornar o assunto mais acessível. A ideia é fugir do tom excessivamente técnico que muitas vezes afasta as pessoas da inovação e, em vez disso, trazer exemplos práticos, comparações do dia a dia e um toque de humor para tornar tudo mais próximo da realidade de quem acompanha o canal.
Para o futuro, o objetivo é expandir os conteúdos, trazer convidados para compartilhar suas experiências e até desenvolver novos formatos, como um livro, sempre mantendo a essência do canal: inovação com leveza e autenticidade.
Como um profissional pode construir uma marca para que seja sempre visto e lembrado pela audiência?
Acredito que a chave para construir uma marca forte é a autenticidade. Durante minha trajetória, percebi que o mercado muda constantemente, mas aquilo que te diferencia é a forma como você se posiciona.
No Google, por exemplo, eu era o 'Edu do Google'. Quando saí para empreender, percebi como isso impactava a forma como as pessoas me viam. Mas construir uma marca pessoal vai além do nome da empresa onde você trabalha - trata-se de ser reconhecido pelo que você entrega e pelos valores que carrega.
Com o Elefante Limonada, busco compartilhar conhecimento de maneira acessível e irreverente, sempre com humor e acidez. Acredito que os profissionais precisam se tornar referências em suas áreas, não apenas pelo que fazem, mas pela forma como comunicam sua visão de mundo e impacto no mercado.
Edu Paraske, qual é a sua mensagem final para os leitores do GazzConecta?
Se tem algo que aprendi até aqui, é que a vida é um grande jogo. Às vezes, parece que estamos perdendo, mas o importante é continuar jogando, cercado de boas pessoas, inovando e aprendendo com cada desafio.
Nunca mate suas ideias. Nunca pise no elefantinho, porque ele pode se tornar o maior animal terrestre do planeta. E sempre transforme os limões da vida em limonada - porque toda vitória tem um sabor especial quando vem depois de muita luta.