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Tatiane Tiemi é CEO do Great Place To Work® Brasil, empresa em que trabalha há 19 anos. Fonte: Divulgação.

Rafael Mendes

Rafael Mendes

Rafael Mendes é CEO da RP Trader e coautor do livro "Seja Visto e Lembrado", um manual prático para impulsionar vendas.

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Conselhos de Tatiane Tiemi, CEO do Great Place To Work® Brasil, sobre gestão e vida

05/01/2024 11:10
Tatiane Tiemi, nossa entrevistada de hoje, é mãe do Lucas e do Matheus, esposa do Rodrigo e CEO da empresa Great Place To Work, na qual trabalha há 19 anos. Ela considera uma grande conquista conciliar tudo o que ela é e gosta de ser. Isso inclui a maternidade, a sua família, além do trabalho como executiva de uma empresa que leva o bem para outras empresas e para as pessoas. Para ela, equilibrar tudo o que é tão importante para ela é sua maior vitória.
Tatiane afirma que suas origens foi o que mais a influenciou em suas crenças e na sua carreira profissional. A educação e os valores transmitidos por seus pais na infância e adolescência foram marcantes e essenciais.
Entre os aprendizados que carrega consigo está a valorização e priorização do ensino, da educação. Ela vem de uma família que enfrentou desafios financeiros, mas seus pais sempre valorizaram a importância dos estudos e a jornada que ela escolheu para mudar sua realidade.
Tatiane Tiemi. Crédito: Marcelo Spatafora.
Tatiane Tiemi. Crédito: Marcelo Spatafora.
Desde cedo, eles a incentivaram a ser curiosa e a buscar um entendimento profundo de tudo ao seu redor. A ética e esses valores sempre foram fundamentais em todas as decisões e situações da sua vida, inclusive em relação aos seus irmãos. E, acima de tudo, ela carrega consigo a importância da honestidade, agindo sempre de forma transparente e verdadeira. Essas experiências moldaram sua perspectiva e a ajudaram a desenvolver uma mentalidade resiliente e determinada para enfrentar qualquer desafio que surgisse em seu caminho.
Sobre o trabalho de empresários em nosso país, para superar obstáculos diários do Brasil e construir um legado que possa transformar a vida das pessoas, Tatiane concorda que a vida não é um mar de rosas. Quando ela para para pensar em sua jornada, vê altos e baixos, e dificuldades enfrentadas para transformar a empresa no que ela é hoje.
Um passo importante é a retomada constante do porquê da existência da empresa, seu propósito, e do espaço dela no mercado. Isso é o que move a empresa. A Great Place to Work começou com 10 colaboradores e, hoje, são mais de 200 pessoas trabalhando em prol do alinhamento diário com lideranças, sempre revisitando o propósito da empresa e dessas pessoas em decisões, de forma que todas as ações estejam em consonância com elas.
A profissional cita que as pessoas devem estar abertas para aprender e inovar sem apego ao que já foi construído. Afinal, o que trouxe uma empresa e um profissional até o presente pode não ser o que os levará ao crescimento futuro. Por isso, é preciso entender qual é o momento de mudar, implementar novos serviços e novas abordagens, tudo sempre alinhado com o propósito da empresa.
Para construir uma marca que seja sempre vista e lembrada pela audiência, Tatiane acredita que, para se destacar no mercado e manter um posicionamento favorável, empresas, gestores e colaboradores devem manter a preocupação com as soft skills. Isso porque não basta ter uma excelente formação se não houver abertura para se relacionar de forma positiva com os colegas e a sociedade.
Ela destaca que tudo é muito aberto atualmente. Fingir, então, não adianta. É preciso ser consistente para falar e fazer o que se fala.
Nesse sentido, quando a empresa tem uma excelente pontuação, é reflexo de gestores que seguem adequadamente o âmbito do comportamento para desenvolver relações de confiança. Essa reação bem desenvolvida ajuda na construção de credibilidade no discurso e nas ações.
Boas relações se mostram ao tratar as pessoas com respeito e justiça sempre. É comprovado que gestores que estabelecem uma forte relação de confiança conseguem extrair o melhor das pessoas. Ou seja, colaboradores felizes entregam um trabalho melhor, e as empresas, consequentemente, se tornam mais bem-sucedidas em questões financeiras e de posicionamento no mercado.
Por fim, um detalhe imprescindível ao pensar nessas a habilidades comportamentais é entender que os valores de uma pessoa em sua casa, por exemplo, devem ser os mesmos vivenciados na vida profissional. Logo, as atitudes devem ser coerentes onde quer que as pessoas estejam.
Para a CEO, o principal legado que o Great Place To Work® Brasil deixará na vida das pessoas tem a ver com a missão da empresa de construir uma sociedade melhor, colaborando com a transformação das organizações. Dessa maneira, as pesquisas apresentadas pela empresa têm o intuito de premiar outras empresas que, sendo melhores, impactam positivamente a vida das pessoas, não apenas as que trabalham nelas, mas quem está ao redor dessas pessoas também.
Tatiane diz que, em sua experiência, entende que profissionais felizes trabalham melhor, são felizes em casa, na vida e impactam a sociedade. Isso porque, para o Great Place To Work, o trabalho pode ser uma fonte de realização e proteção, um pilar positivo e importante na vida das pessoas. Essa experiência profissional positiva é uma vantagem competitiva para as empresas, que alcançam resultados melhores e, como consequência, têm mais recursos para compartilhar com os profissionais e a sociedade.
Portanto, pode-se dizer que o legado tem a ver com o desenvolvimento financeiro das empresas, mas também da humanidade no ambiente corporativo, porque pessoas no centro da estratégia é o que traz melhores resultados.
Para finalizar, como mensagem para os leitores do GazzConecta, Tatiane reafirma a importância de colocar as pessoas no centro da estratégia. Não existe melhor momento para ouvir as pessoas, pois só ouvindo é possível criar um cenário para que elas possam entregar mais todos os dias. Além disso, as pessoas precisam entender por que fazem o que fazem. Então, o propósito da empresa precisa estar claro aos seus colaboradores. Essa compreensão vale para todos os colaboradores, que precisam entender a importância das atividades que realizam, não só para a empresa, mas para o mundo.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.