Thumbnail

Segurança e revitalização do centro de São Paulo são tema do Smart City Session by Ibrachina

iCities*

Soluções para cidades

Smart City Session by Ibrachina debate segurança e revitalização do centro de São Paulo

28/09/2022 19:33
Como as soluções de cidades inteligentes para a segurança da população podem impulsionar a revitalização do Centro de São Paulo? Este é o tema da segunda edição do Smart City Session by Ibrachina, evento que o Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) realiza na próxima quinta-feira 29 de setembro, das 8h às 12h30, no Ibrawork (Rua Augusta, 1917, 6º andar), em São Paulo.
O Smart City Session é um evento realizado com a chancela internacional do iCities, hub de negócios e soluções em cidades inteligentes, que representa a Fira Barcelona no Brasil. A Fira organiza anualmente o Smart City Expo World Congress, maior evento mundial em cidades inteligentes, que reúne mais de 25 mil participantes de 150 países em Barcelona (Espanha).
“Vamos apresentar conteúdos inéditos no Brasil sobre as estratégias das cidades inteligentes voltadas à segurança da população, atreladas a projetos de revitalização urbana com foco no potencial de transformação do centro da cidade de São Paulo”, antecipa Thomas Law, presidente do Ibrachina.
Thomas Law e os diretores do iCities, Roberto Marcelino e Caio Castro, vão receber e mediar os debates com os palestrantes Washington Fajardo, ex-secretário de Planejamento Urbano da Prefeitura do Rio de Janeiro; Soninha Francine, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo; Caio Vassão, head de inovação na Kyvo e fundador da Bootstrap; Maurício Freire e Raquel Galinatti, delegados da Polícia Civil do Estado de São Paulo. O evento conta com o apoio da Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC) e Ibra Work.

Os painéis do Smart City Session by Ibrachina

O primeiro painel do evento será sobre “Smart Cities e a reconexão dos espaços a favor da Segurança”. As cidades vivem constantes processos de mudança que podem levar à perda da conexão com seus espaços. Para reverter este processo, é preciso reconectar os espaços da cidade com as pessoas, somando esforços em ações integradas. “Para falar sobre este desafio, teremos a presença do arquiteto e urbanista Washington Fajardo, profissional dedicado à reciclagem das cidades brasileiras. Fajardo defende uma aproximação entre pensamento arquitetônico e políticas de gestão, protegendo e ampliando o espaço das populações vulneráveis. Ele atua para tornar as cidades mais adensadas, prósperas e justas. Como urbanista prático, está sempre atento às questões que a população e todos os agentes manifestam”, explica Thomas Law.
Já o painel 2, sobre "Segurança: um desafio de inclusão", trará reflexões sobre a sensação que cada espaço gera nas pessoas que por lá passam ou habitam, para planejar o processo de requalificação urbana. "Este desafio é complexo porque os espaços pertencentes a uma cidade devem acolher os mais diferentes públicos, tornando-se territórios diversos e inclusivos. Neste painel, com Caio Vassão e a secretária Soninha Francine, serão apresentadas propostas sobre como trabalhar a inclusão na requalificação dos espaços", explica Caio Castro, sócio-diretor do iCities.
Por fim, o painel 3 será sobre "Segurança pública a favor das pessoas", com moderação de Fernando Thomé, coordenador do Ibrachina Smart City Council. "O desafio da segurança pública possui alta complexidade. Dentre elas, muitas responsabilidades do poder público, o que reforça a necessidade de uma visão ampla e integrada para que as políticas e ações desenvolvidas atinjam de fato o seu objetivo. Conectar as diretrizes de segurança com as ações do dia a dia que impactem positivamente a população é o principal foco dos profissionais que atuam com segurança pública. O painel com os delegados Maurício Freire e Raquel Galinatti trará visões de como tornar estas diretrizes e ações assertivas e de alto impacto", antecipa Thomé.
Mais informações e inscrições pelo site do evento.
*O iCities – The Smart Cities Hub é um hub de negócios em cidades inteligentes. Fundada de forma pioneira em 2011, a empresa fomenta o ecossistema de smart cities pelo Brasil, conectando profissionais, empresas e poder público, promovendo a abertura de novos negócios e desenvolvendo projetos especiais. Também atua na capacitação de profissionais e gestores na área de cidades inteligentes. Além disso, o iCities é representante exclusivo da Fira Barcelona no Brasil e organiza o Smart City Expo Curitiba, maior evento brasileiro sobre soluções inteligentes para cidades.

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão