Thumbnail

Gestores públicos de 181 cidades participaram do Programa Inovação para Gestão Pública, promovido pelo iCities e pelo Sebrae Nacional. Crédito: Freepik.

Beto Marcelino

Beto Marcelino

Sócio-fundador do iCities, hub de negócios em cidades inteligentes que realiza, desde 2018, o Smart City Expo Curitiba. Também é embaixador da Fira Barcelona no Brasil.

Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Inovação faz parte da realidade não visível das cidades

22/01/2024 16:55
Em um país continental, onde 88% dos seus municípios possuem menos de 50 mil habitantes, não é simples a tarefa de acompanhar o panorama de desenvolvimento e projetos de inovação nas cidades. Até para empresas especializadas, como é o caso do iCities, essa realidade não visível das pequenas cidades muitas vezes surpreende positivamente.
Com cinco regiões, seis biomas, mais de 40 povos com culturas diferentes e municípios que vão de 771 habitantes até mais de 11,4 milhões de pessoas, os desafios das cidades são imensos. Quando olhamos para estes desafios, temos apenas uma certeza, não podemos continuar vivendo da mesma forma: é preciso inovar, é preciso ser uma cidade inteligente.
Inovação é fazer diferente, mudar, pensar de uma nova forma, criar e recriar. Para isso, é preciso muito estudo e comprometimento. Um exemplo de pessoas comprometidas com a inovação foram os gestores públicos dos 181 municípios, distribuídos entre todos os estados brasileiros, que realizaram o Programa Inovação para Gestão Pública (PIGP) no ano de 2023, promovido pelo iCities em parceria com o Sebrae Nacional.
Ao longo de quatro meses, estes gestores receberam capacitação sobre inovação na gestão pública, transformação digital e conectividade, sustentabilidade e espaços públicos e compras públicas de inovação. Durante este período, superaram as barreiras territoriais e de conectividade, realizaram muitas trocas de dúvidas, mas também de soluções. Vivenciaram momentos práticos de colaboração, o que traz diversos benefícios no processo da inovação de uma cidade inteligente.
A busca dos municípios por um “lugar ao sol” no cenário das cidades inteligentes também os impulsiona e acelera a implementação de novos projetos, tendo o cidadão como protagonista e com resultados práticos na melhoria da qualidade de vida daquela cidade.
No PIGP, alguns municípios se destacaram na elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento: Anchieta (ES), com aproximadamente 30,2 mil habitantes, se destacou pelo engajamento de sua equipe, seu plano de sustentabilidade transversal envolvendo suas diversas secretarias e a busca por iniciativas de governo digital; Pilar (AL), com cerca de 35,3 mil habitantes, não mediu esforços para traçar um plano de potencializar o turismo em sua região, que já congrega diferentes atrativos que subsidiam a sua economia.
A surpresa positiva proporcionada pelas diferentes cidades que participaram do programa comprova que, embora invisíveis aos holofotes, existem diversos municípios se dedicando diariamente a se tornarem cidades inteligentes. Este foi o incentivo que faltava para o lançamento da primeira edição da versão brasileira do maior prêmio mundial de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards.
Este prêmio é dedicado às mais diferentes cidades brasileiras que estão realizando projetos de impacto que transformam vidas, para que possam ser vistas e reconhecidas, evidenciando o que há de melhor em cidades inteligentes no Brasil.
O prêmio concluiu sua etapa de inscrições em dezembro de 2023 e recebeu mais de 300 submissões, das quais 276 projetos foram selecionados para serem avaliados pelo júri técnico – foram descartadas as iniciativas duplicadas, inscritas em mais de uma categoria, e projetos que não se enquadravam nos critérios do edital.
As inscrições contemplam as cinco regiões brasileiras e 18 estados do país, e o resultado das cinco categorias será conhecido durante a quinta edição do Smart City Expo Curitiba em março.
A realidade não visível dos municípios brasileiros também perpassa a inovação e suas inúmeras aplicações no dia a dia dos cidadãos. 2024 é ano de eleições municipais, quando os olhos do país se voltam às suas cidades, de todos os portes, que é onde a vida acontece. Afinal, as pessoas não vivem em estados, distritos ou territórios, no sentido literal dos termos: vivemos em cidades.
Convidamos a todos para fazer parte desse movimento pelas cidades inteligentes, tanto no poder público quanto na iniciativa privada, academia e terceiro setor. Fomentar o desenvolvimento é tarefa de todos que sonham e executam melhores cidades para se viver.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão