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João Kepler

João Kepler

João Kepler é escritor, educador, anjo-investidor, conferencista, apresentador do programa PIVOTANDO no SBT News. É autor de 11 livros, especialista em nova economia, equity, startups e negócios inovadores. Foi premiado quatro vezes como o Melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. Também foi premiado pelo iBest como Top #1 do Brasil em Economia e Negócios. Kepler ainda é CVO da Bossa Invest - Venture Capital e CEO da Equity Fund - Private Equity.

Critique menos e faça mais

10 dicas para solucionar problemas, ao invés de reclamar deles

14/04/2021 20:26
Não é de hoje que eu digo que devemos estar perto de pessoas que buscam soluções e não problemas. Por incrível que pareça, existem pessoas que focam suas energias em apontar erros e problemas em tudo, ao invés de se preocuparem efetivamente em fazer “funcionar” e “dar certo”.
Na vida em geral, não é segredo para ninguém o quanto estamos sujeitos a imprevistos e o aparecimento de problemas. O ponto é o que você faz e como reage quando isso acontece. Você é da turma dos solucionadores ou dos que preferem valorizar o problema?
Claro, ainda existe um terceiro grupo neste contexto que é formado pelos “reclamões” de plantão. Como se lamentar resolvesse as coisas e não apenas as deixassem pior. Reclamar não é uma opção. Aponte sempre sugestões e soluções, critique menos e faça mais. O tempo que você perde reclamando é o mesmo tempo que poderia estar consertando ou tentando.
Se você faria melhor no lugar do outro, por que não aproveita para fazer estando no seu. Por isso, promova sempre o que te encanta, ao invés de atacar e criticar o que não te agrada. Aliás, quer um conselho? Não perca tempo dando conselhos a quem não quer receber conselhos.
Algumas dicas para se tornar um solucionador de problemas e deixar as reclamações de lado:
  1. Certifique-se do real alcance do problema antes de tomar alguma atitude.
  2. Não negue a situação, tampouco finja que ela não existe.
  3. Assuma a responsabilidade de buscar solução, não adianta no momento de crise procurar culpados ou se vitimizar.
  4. Não procrastine. Decida resolver agora o problema. Na maioria das vezes, adiar é a pior alternativa. 
  5. Quase sempre é preciso ter coragem para reconhecer os erros, se desculpar e agir. Isso é uma atitude sensata e madura.
  6. Tenha sempre uma carta na manga ou plano b em relação aos grandes projetos caso seja necessário “acionar a segurança” Quando o alcance do problema é muito grande e a raiz ainda é desconhecida.
  7. A explicação mais simples geralmente é a correta.
  8. Orgulho não deve atrapalhar a solução.
  9. Não cante vitória antes do tempo.
  10. Não permita que seu estado emocional fique comprometido.