Daniela Rocco, diretora Comercial e de Marketing do Costão do Santinho. Crédito: Acervo MEX Brasil.
MEX Brasil
O MEX Brasil - Espaço Mulheres Executivas se reúne mensalmente com a participação de mulheres executivas e empreendedoras em cargos de gestão. Desde o início em 2006, a missão do grupo é a busca do desenvolvimento pessoal e profissional de suas integrantes, estimulando o fomento de negócios, o conhecimento e o fortalecimento das relações empresariais. A atuação do MEX Brasil está vinculada à Lapidus - Networking & Business.
Daniela Rocco, do Costão do Santinho: liderança feminina e a paixão por desenvolver pessoas
28/02/2025 10:27
Primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria no Costão do Santinho em 32 anos de história, Daniela Rocco está à frente das áreas Comercial e de Marketing do resort desde 2022. Com 25 anos de experiência no setor hoteleiro, sua trajetória é marcada pela busca por resultados aliados ao desenvolvimento humano – um dos pilares que considera fundamentais para o sucesso das empresas.
Para Daniela, alcançar grandes números e impulsionar o crescimento de um destino turístico vai além de estratégias de mercado: é preciso engajar pessoas. Conhecer os sonhos e objetivos individuais dos colaboradores e ajudá-los a transformá-los em realidade dentro do ambiente profissional é, para ela, um caminho essencial para o reconhecimento e evolução das organizações.
Apaixonada por gestão de pessoas, ela levou esse conhecimento para a sala de aula. Já ministrou cursos de gestão de vendas para lideranças hoteleiras na Escola para Resultados, deu aulas de Revenue Management no Senac e de vendas e RM na Uninove e USP, além de desenvolver conteúdos para treinamentos corporativos.
Sobre carreira, Daniela acredita que escolhas são necessárias e que uma trajetória sólida se constrói com propósito. Para ela, mais do que abrir mão de algumas oportunidades, o importante é estar onde se deseja e entregar qualidade no que se propõe a fazer.
Durante a visita técnica ao Costão do Santinho, um dos maiores e mais destacados resorts do Brasil, em Florianópolis (SC), o MEX Brasil conversou com Daniela sobre carreira, liderança e propósito. Confira a entrevista completa abaixo.
Eu considero sucesso conseguir atingir os resultados da empresa tendo a oportunidade de desenvolver pessoas, conhecer os sonhos e objetivos pessoais de cada uma e ajudá-las a realizá-los através de projetos profissionais. O engajamento das pessoas é o que faz a empresa ser reconhecida e crescer no mercado
, Daniela Rocco, diretora Comercial e de Marketing do Costão do Santinho.
Daniela, como diretora de marketing do Costão do Santinho, você poderia compartilhar algo seu que não encontramos no seu perfil do LinkedIn, algo que talvez surpreenda as pessoas?
Daniela Rocco: Desenvolvi toda a minha carreira atuando nas áreas comercial e de marketing de hotelaria, sempre muito envolvida com todo o processo de vendas, definição de estratégias, análises de resultados, perfil de consumo e psicologia comportamental. O que talvez não esteja registrado em nenhum lugar é que reconheço e tenho profunda gratidão por todas as equipes operacionais que estão no dia a dia garantindo a entrega do que eu vendo, pois o cliente escolhe a compra da hospedagem não apenas pelos atributos físicos como uma boa cama e um bom chuveiro, mas também pelo sorriso caloroso do recepcionista, pelo calor da manta gentilmente colocada pela camareira, pelo tempero cuidadosamente escolhido pelo chef e pelo olhar atento dos que estão ali sempre buscando uma oportunidade de entregar uma boa experiência e, com isso, possibilitam que as estratégias se materializem.
Para aqueles que não estão familiarizados com o que faz uma diretora de marketing em um resort, como você descreveria seu trabalho?
Uma diretora comercial e de marketing é responsável por liderar e coordenar as estratégias que envolvam resultados de ocupação, geração de demanda pelos diversos segmentos de mercado, promoção do destino em parceria com o trade turístico e venda do produto com a melhor estratégia de precificação, buscando sempre maximizar os resultados e o retorno sobre o investimento.
Na sua visão, o que realmente define o "sucesso" na sua carreira e na gestão do marketing do resort?
O conceito de sucesso pode variar significativamente de pessoa para pessoa, pois é realmente subjetivo e dependente dos valores individuais, metas pessoais e contexto cultural. Eu considero sucesso conseguir atingir os resultados da empresa tendo a oportunidade de desenvolver pessoas, conhecer os sonhos e objetivos pessoais de cada uma e ajudá-las a realizá-los por meio de projetos profissionais. O engajamento das pessoas é o que faz a empresa ser reconhecida, registrar números expressivos, crescer no mercado, desenvolver um destino, e é para elas e suas famílias que a empresa deve exercer seu papel social, contribuindo para o entorno onde está inserida.
De todos os projetos em que você já trabalhou no Costão do Santinho, qual foi o seu favorito e por quê?
A minha chegada ao Costão em 2022 significou mudança, tanto para mim quanto para o resort. Sucedi um grande executivo, com uma longa jornada de mais de 20 anos e fui a primeira mulher a ocupar uma diretoria em um resort que tem a maioria de colaboradores mulheres e que valoriza muito a força feminina. Desde a minha chegada, tenho participado de grandes transformações, como a renovação da marca do Costão do Santinho, a definição do propósito, a criação de programação para toda família, ajudando a consolidar o resort como atrativo durante todo o ano, além da participação nos projetos de expansão.
Olhando para o futuro, qual tendência de mercado você vê com mais otimismo, especialmente no contexto do turismo e hospitalidade, e por quê?
O futuro é o agora e o foco está, cada vez mais, na experiência e nas memórias geradas. Num mundo da instantaneidade, nos cliques e nos ambientes instagramáveis, possibilitar conexões, momentos que façam realmente parte da vida e da história dos clientes é o que importa. E, por isso, é tão gratificante trabalhar em uma empresa que tem como propósito criar experiências inesquecíveis. Muito mais do que uma ação de marketing, é uma filosofia que é compartilhada por todas as áreas do empreendimento e que traz muito do DNA do fundador, Fernando Marcondes de Mattos.
E para outras mulheres que conciliam maternidade, carreira e o desafio de estar à frente de uma diretoria de um resort tão conceituado quanto o Costão, que conselho você daria sobre como navegar bem por todos esses espaços?
A construção de uma carreira sólida é composta por várias etapas e interlocutores. É preciso, sim, fazer escolhas, muitas vezes abrir mão, escolher onde, quando e com quem estar, mas, acima de tudo, fazer o que se propõe com qualidade. É a entrega com propósito e a escolha de projetos que nos façam felizes. A vinda para o Costão do Santinho em 2022 foi uma escolha madura, com foco não apenas no meu crescimento profissional, mas englobando toda a minha família, a nossa qualidade de vida, as oportunidades, a imersão em uma nova cultura e um novo local para chamar de casa. Uma escolha assertiva e que também me completa como pessoa física. Sim, porque temos que lembrar que sempre ao lado de um profissional existe uma pessoa que possui sonhos e que precisa estar feliz para que todas as metas se transformem em realidade.
Lideranças do agro e food no GazzSummit Agro e Foodtechs
O GazzSummit Agro e Foodtechs vem para ocupar um lugar de destaque nas discussões sobre inovação no agronegócio e no setor de food, conectando especialistas, empresas e startups para debater tendências, tecnologias e os principais desafios desses segmentos, fortalecendo o debate em torno da cadeia produtiva que leva os produtos do campo à mesa do consumidor.
Entre os palestrantes já confirmados estão Dilvo Grolli, presidente da Coopavel; Paulo Maximo, diretor de planejamento e operações de vendas LATAM da CNH Industrial; Mirella Lisboa, head AgroStart LATAM da BASF; Pedro Henrique Ferroni, sócio-diretor da gestora de investimentos Quartzo Capital;Rafael Malacco, gerente de novos negócios da Syngenta Digital;Claudio Nessralla, sócio e head equities da Ceres Investimentos;Giovani Ferreira, diretor-proprietário da afiliada Sul do Canal Rural; eMichell Longhi, gerente executivo de arquitetura tech e Digital Lab da BRF.
O evento também contará com três grandes nomes do setor supermercadista paranaense: Carlos Beal, sócio-proprietário do Festval; Everton Muffato, diretor do Super Muffato; e Pedro Joanir Zonta, fundador da Rede Condor e presidente do Grupo Zonta.
Promovido pelo GazzConecta, o GazzSummit mantém seu pioneirismo ao abordar, conjuntamente, o agro e o setor de food service, tendo as agrotechs e foodtechs como norteadoras das discussões.