Thumbnail

João Satt tem 35 anos de carreira e coleciona 100 Tops de Marketing e mais de 60 prêmios nacionais e internacionais. Crédito: Divulgação.

Heloisa Garrett

Heloisa Garrett

Heloisa Garrett é Presidente do LIDE Paraná.

Influenciando gerações

João Satt, um estrategista que está muito além das marcas

18/06/2024 08:49
Quando pensamos na influência das marcas e dos bens de consumo no nosso dia a dia, na nossa tomada de decisão e até mesmo na orientação dos nossos sonhos e ambições, muitas vezes não nos damos conta que, por trás daquela marca, existe uma estratégia pensada para despertar desejos, nos provocar. Meu convidado nesta edição é o estrategista João Satt, com 35 anos de carreira. Ele guarda na estante mais de 100 Tops de Marketing e mais de 60 prêmios de criatividade em festivais nacionais e internacionais.
E quem pensou que ele iria pendurar as chuteiras com o novo momento do mercado e da comunicação estava equivocado. Agora, ele pode se dar ao luxo de escolher de que projetos deseja participar e tem feito a diferença em iniciativas focadas em estratégia, enquadramento e posicionamento de marcas e negócios.
Você foi responsável por construir marcas que influenciam o nosso dia a dia e desenvolveu campanhas que influenciaram gerações. Como vê essa relação das marcas com o cotidiano das pessoas?
João Satt: As marcas que de fato marcam possuem “alma cidadã”. Elas traduzem, nas suas atitudes, sentimentos que mexem e emocionam as pessoas. A vida está no dia a dia, nas celebrações, nas dores e, principalmente, em criar significado por meio de pequenos gestos. Não existe nada que toque mais as pessoas do que uma marca que “cuida e valoriza” o bem-estar dos seres humanos. Buscamos inspirações observando as pessoas, como reagem aos fatos da vida. Marcas deste tipo são mais do que conhecidas, são parceiras de vida. Por isso, são as primeiras a serem lembradas.
Com 35 anos de trajetória, você se tornou referência em estratégia no país. Como você busca insights e inspirações?
Minha rotina é pautada por ler muito, estudar no mínimo duas horas por dia, ouvir pessoas dos mais diferentes segmentos e posições. Como antecipei, são das dores e necessidades que surgem as grandes ideias, somadas aos insights gerados por diferentes pessoas. Tudo começa pelo que nos move, nosso genuíno e autêntico propósito.
Você é um autodidata. Quais são os autores que mais lhe embasam?
Tenho muito orgulho de ser autodidata. Não por desmerecer o aprendizado formal, mas por reconhecer que, em função de não ter feito uma jornada convencional, vivo permanentemente em estado de “incompletude”. O que me faz estudar, fazer cursos, enfim, é a necessidade de fazer bem-feito. É isso que persigo insistentemente.
Inspiro-me muito em algumas pessoas como Peter Drucker, Theodore Levitt, David Aaker, George Lakoff, Cynthia Montgomery, Frederic Laloux, Kim e Mauborgne, entre tantos outros.
O que mais me desperta interesse atualmente é a simplicidade, a capacidade de resolver questões complexas, atuando direto no “turning point”. Esse é o desafio: amar a complexidade, sentir-se bem sendo desafiado e não ficar paralisado.
Estamos vivendo a era da influência. O que é liderança e influência pra você, João Satt?
A ferramenta Stakeholder Mapping resolve e esclarece essa questão por meio de dois eixos: o poder de influência versus o interesse. O grande desafio é interessar quem tem poder de influência a favor da sua marca. Liderar é poder. Poder é ser capaz de influenciar. Tudo se resume a criar consciência coletiva para aquilo que, de fato, pode atender melhor as pessoas. Uma marca é um composto. A comunicação é a parte mais fácil e as entregas de valor são o desafio das empresas.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.

Enquete

No Google for Brasil 2024, a gigante de tecnologia anunciou diversas novidades para o mercado brasileiro. Dentre elas, qual lhe chamou mais a atenção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão