Thumbnail

O líder transformador lidera pelo exemplo e pela autenticidade, tornando-se uma grande referência para seus colaboradores, que serão inspirados a seguir o mesmo modelo.

Julio Cezar Agostini

Julio Cezar Agostini

Júlio Cezar Agostini é Coordenador Nacional do Polo de Lideranças do Sistema Sebrae. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.

Criatividade e Liderança

Liderança transformadora: o que torna este estilo de liderança tão atrativo?

06/03/2023 20:47
Líderes que praticam o estilo de liderança transformadora estão sendo cada vez mais cobiçados no mercado de trabalho, principalmente naquelas organizações que fazem parte do mundo da inovação, ambientes onde a tecnologia, a inovação e a agilidade são fundamentais para o êxito empresarial. Mas o que torna esse estilo de liderança tão atrativo?
Na realidade, organizações que possuem em suas competências centrais a criatividade, a inovação e a tecnologia, e nas quais o valor dos produtos provém do capital intelectual elevado, precisam de líderes que saibam deixar seus colaboradores, internos e externos,  motivados muito mais pela inspiração, propósitos desafiadores, autonomia, trabalho em equipe, confiança e responsabilização de resultados e do que pela coerção (elemento ainda muito presente nos ambientes de liderança mais tradicionais ou conservadoras).
E é exatamente para esse tipo de ambiente mais inovador que o estilo da liderança transformadora se ajusta bem, pois inspira os liderados a promoverem mudanças através do fortalecimento de uma cultura organizacional baseada na autonomia, responsabilização e senso de propriedade das atividades.
O líder transformador lidera pelo exemplo e pela autenticidade, tornando-se uma grande referência para os colaboradores, que serão inspirados a seguir o mesmo modelo. Motiva os colaboradores, a inovação e a geração das mudanças necessárias para o futuro desejado pela empresa. Ele potencializa a sua criatividade dos colaboradores e os desafias a pensar sobre o futuro e a buscarem novas soluções, mesmo que para problemas antigos. Inspira e motiva sem microgerenciamento, atribuindo a eles a confiança para a tomada de decisão em suas atribuições.
Quatro elementos definem a liderança transformadora:
  • Influência idealizada: o mais importante para um líder transformacional é liderar pelo exemplo. A liderança exercida com autenticidade inspira os colaboradores a manter os altos padrões de performance; 
  • Estímulo intelectual: para promover mudanças, é importante desafiar crenças enraizadas, encorajar a inovação, a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas; 
  • Motivação inspiracional: um líder transformacional mantém seu time de colaboradores conectados e comprometidos com a visão de futuro e os resultados almejados pela organização; 
  • Considerações individuais: colaboradores precisam sentir um senso de independência e propriedade no conjunto de objetivos.
E você? Como se como enxerga no exercício da sua liderança? Já pensou em ser e agir com seu time de trabalho como um líder transformador?

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão