Thumbnail

O Sebrae/PR sempre considerou como relevante a capacitação de lideranças.

Julio Cezar Agostini

Julio Cezar Agostini

Júlio Cezar Agostini é Coordenador Nacional do Polo de Lideranças do Sistema Sebrae. Compartilha seu conhecimento pelo perfil no Instagram e também pelo canal no YouTube.

Capacitações

Do Paraná para o Brasil: expertise em “desenvolvimento de lideranças” impactará na agenda dos pequenos negócios

16/12/2022 14:02
Nos dias 29 e 30 de agosto/22, o Sebrae realizou no hotel Mabu Thermas em Foz do Iguaçu o evento Líderes em Movimento que reuniu mais de mil líderes oriundos de 22 estados brasileiros de forma presencial e outros 15 mil que tiveram acesso através de plataformas digitais.
“Líderes em Movimento” alcançou grande êxito nacional, um sucesso de público e crítica, um evento icônico e que teve como pano de fundo o Reconhecimento, pelo Sistema Sebrae Nacional, da expertise do Sebrae/PR no desenvolvimento de programas de lideranças há mais de 20 anos.
O Sebrae/PR sempre considerou como relevante a capacitação de lideranças face ao impacto que esses atores geram, direta ou indiretamente, nos resultados de projetos de apoio aos pequenos negócios. Essa boa prática realizada ao longo de muitos anos levou o Sebrae/PR a se posicionar como o epicentro do Polo Nacional de lideranças do sistema Sebrae, uma agenda que promete, de agora em diante, mobilizar todo o país.

Centro de Inteligência do sistema Sebrae no tema liderança

O Polo Nacional de liderança é um organismo de inteligência voltado para a disseminação de conhecimentos e de soluções sobre o tema 'Liderança', considerado estratégico para a criação de condições favoráveis ao desempenho dos pequenos negócios. O Polo Nacional não só capacita, mas também pesquisa, desenvolve novos conhecimentos e articula ações com instituições que promovem o tema liderança no Brasil e no mundo.
Um bom exemplo disso foram os eventos realizados em parceria com o Polarity Institute de Virginia, Estados Unidos, que na primeira semana de novembro/22 desembarcou em Curitiba para duas importantes missões:  a de capacitar consultores de 10 estados brasileiros do próprio sistema Sebrae e de capacitar líderes rurais paranaenses, uma parceria com a FAEP.
Outro bom exemplo é a pesquisa que o Polo Nacional de Lideranças realizou no final de 2021, com a participação de todos os Sebrae estaduais e DF, onde foi identificada 13 perfis de líderes que impactam o ambiente dos pequenos negócios no Brasil. São esses líderes que precisam ser desenvolvidos para atuarem nos mais diferentes contextos para melhorar o ambiente institucional de negócios, fator chave para que as pequenas empresas sejam mais competitivos e sustentáveis no mercado e a partir daí possam gerar seus grandes benefícios socioeconômicos, geralmente, relacionados ao aumento da produção e a geração e distribuição de emprego e renda.
Na figura abaixo você poderá conhecer os 13 perfis de líderes que impactam os pequenos negócios no Brasil identificados na pesquisa realizada pelo Polo Nacional de Liderança.  Os perfis foram clusterizados em 5 principais áreas de influência:

Promover o desenvolvimento requer líderes preparados

O Brasil é um país continental que possui muitos desafios para a promoção do desenvolvimento equitativo face apresentar um número bastante variado de contextos. O país possui regiões e setores econômicos altamente desenvolvidos em patamares internacionais de competitividade e ecossistemas de inovação pujantes. De outro lado possui regiões subdesenvolvidas com indicadores de desenvolvimento humano que envergonham o país.
Os líderes são os grandes aliados estratégicos do sistema Sebrae para promover o desenvolvimento dos pequenos negócios. São os agentes que promovem as transformações políticas, econômicas e sociais necessárias para que o desenvolvimento ocorra em suas múltiplas dimensões e ao mesmo tempo realizar a preservação do capital natural, ação mais que necessária para que o planeta tenha sustentabilidade a longo prazo.
Queremos preparar líderes para potencializar suas ações nos mais diversos projetos onde já atuam ou mesmo em novos projetos e desta forma gerar resultados exponenciais que beneficiem aos clientes, parceiros e a sociedade. Uma grande responsabilidade, mas ao mesmo tempo uma grandiosíssima oportunidade para potencializar a geração de riquezas através das pequenas empresas no país.

Visão de futuro 

O polo nacional de lideranças deverá se transformar na grande referência brasileira no desenvolvimento de lideranças no ambiente dos pequenos negócios até 2030
Atualmente, 10 estados já fazem parte da rede nacional, sendo que o Polo de Liderança já está representado nas 5 regiões brasileiras, sendo: na região norte: Roraima e Amapá; no Nordeste, Ceará, Maranhão e Rio grande do Norte; no Sudeste Rio de Janeiro e Minas Gerais; no Centro Oeste Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e na região sul o Paraná.
Nossa meta de atuação chegaremos até dezembro de 2023 a 18 estados e em 2024 totalizaremos os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal para atingirmos 100% do território nacional.

Compromisso com a causa

Fui um dos idealizadores e estive presente desde o início das atividades do Polo Nacional de liderança. A partir de 2023, irei intensificar minhas atividades profissionais dedicadas a esta causa para inclusive ter uma atuação nacional. Serei o Coordenador Nacional responsáveis pela implantação do modelo e pelo desenvolvimento das atividades relacionadas ao Polo Nacional em todo território brasileiro.
Tenho preferência em assumir desafios em assuntos e causas nos quais me identifico, pessoalmente. Nesse sentido, o trabalho focado no desenvolvimento de lideranças faz parte de minha essência. Usarei a minha expertise de atuação nas mais diversas áreas de apoio aos pequenos empreendedores para potencializar o papel dos líderes como protagonistas do desenvolvimento e gerar o máximo de valor as pequenas empresas e a sociedade brasileira!

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão