Thumbnail

De acordo com relatório da Atlantico, quatro fatores moldam a tecnologia e a inovação na América Latina hoje: democratização digital, renovação do espírito empreendedor, dinheiro e inteligência artificial.

Cris Alessi

Cris Alessi

Cris Alessi é consultora de inovação e transformação digital, conselheira, palestrante, investidora-anjo e autora do livro "Gestão de Startups: desafios e oportunidades”.

Inovação e digitalização

Fatores que moldam a tecnologia e a inovação

25/09/2023 20:41
Se fosse um só país, a América Latina seria a terceira economia do mundo, apesar disso, a maioria dos países da América Latina têm altas taxas de desemprego e de trabalho informal. As principais fontes de recurso são commodities - alimentos, minérios e metais -, produtos com demanda crescente pelo mundo, fato que nos coloca em posição estratégica tanto na balança comercial agrícola quanto no futuro da transição energética.
Mas não podemos falar de desenvolvimento econômico sem falar em inovação e digitalização. E neste sentido, a América Latina tem avançado na mesma velocidade de países mais desenvolvidos. É o que aponta o estudo Latin America Digital Report 2023, produzido pela Atlantico. O relatório avalia quatro fatores que moldam a tecnologia e a inovação na América Latina hoje: democratização digital, renovação do espírito empreendedor, dinheiro e inteligência artificial.

Democratização digital

Sob o ponto de vista da conectividade, 78% da população da América Latina tem acesso à internet. O Brasil tem 84% da sua população com acesso, um crescimento de 35% em uma década. As classes C , D e E foram as responsáveis por este aumento, reforçando a democratização do acesso à internet. Os brasileiros também são os que passam mais tempo conectados às redes sociais.

Espírito empreendedor

As empresas de tech continuam tendo acesso a níveis saudáveis de capital, similares ao período pré-2021. Mesmo depois de um período de demissões e ajustes financeiros, o setor continua tendo acesso a um capital humano forte e crescente, o que faz com que esse tipo de empresa esteja propensa a pagar salários maiores que as convencionais.
Esse otimismo é justificado pela projeção do mercado para os próximos anos. A crescente digitalização de todos os setores afeta diretamente as empresas tech, que projetam seu crescimento comparando-o ao dos mercados americano e asiático. Apesar de menos capital, as empresas tech da América Latina lideram o número de IPO, fusões e aquisições entre os mercados emergentes.
A digitalização também é fator de crescimento para as PMEs (pequenas e médias empresas). Apesar de estarem atrasadas em produtividade, as PMEs são um mercado demandante para produtos digitais e financiamentos que alavancam um novo momento de digitalização - mais verticalizado e de nicho.
Otimismo e cautela. Duas palavras que seguem juntas na visão dos empreendedores no mercado de tecnologia. A pesquisa aponta que as pessoas estão mais entusiasmadas, porém mais cautelosas com relação ao mercado e a economia.

Dinheiro

Outro crescimento importante que demonstra a democratização digital da população foi o aumento de pessoas com acesso ao sistema bancário. No Brasil, 84% da população está bancarizada, e quase 80% acessa seu banco pelo seu aparelho celular.
Depois da criação do Pix, em 2021, o sistema financeiro acelerou sua digitalização e a população adotou rapidamente essa nova forma de pagamento. O Pix foi uma avalanche, apenas no mês de seu lançamento houve um aumento de 15% de novos usuários dos sistemas de outros pagamentos digitais. Os bancos tradicionais talvez estejam receosos com o movimento de 43% dos brasileiros utilizando Pix diariamente, frente aos 29% que utilizam o cartão de crédito.
Na esteira do Pix, o Brasil lançou uma ambiciosa agenda de Open Banking,  que vai além do compartilhamento de dados. Os consumidores poderão controlar e compartilhar informações com uma série de empresas fora das instituições financeiras tradicionais, as quais agora constituem um ecossistema Open Finance.
Para os pequenos negócios, a liberdade superou o medo - o aumento do pagamento digital trouxe, inclusive, uma diminuição na taxa de informalidade. Outro fator que tem levado a população à digitalização financeira é a compra online. O e-commerce tem transformado o hábito de compras do brasileiro.

Inteligência artificial

Um dos assuntos mais falados em 2023. O avanço da inteligência artificial generativa (como o ChatGPT) disponibilizou essa alta tecnologia não só para profissionais de tecnologia, mas também para pessoas comuns. Assim como todo avanço tecnológico, ao longo do tempo, tornam-se mais acessíveis. Modelos melhores e computação mais barata aceleraram ainda mais a tendência histórica de inteligência artificial, mas o capital humano ainda representa o maior desafio para o avanço da IA na América Latina.
Mas quando falamos em tecnologia, não falamos apenas em empresas de tecnologia. Micro e pequenos negócios alavancam a economia, geram emprego e renda. 98% das empresas brasileiras são pequenas. Porém, diferente de algumas economias, elas contribuem com menos de 30% do PIB nacional.
A maturidade digital é um desafio para os pequenos negócios. Mais de 50% está no nível muito inicial de maturidade digital - usando de forma genérica as plataformas disponíveis. Aumentar a maturidade digital será também melhorar o desempenho das empresas no mercado.
Os dados desse estudo nos mostram as tendências da tecnologia, do comportamento digital, dos novos mercados e desenham novos eixos econômicos. Mas a base da transformação da sociedade continua sendo a mesma. Educação e acesso dessas novas oportunidades para todos. A revolução digital é uma oportunidade única, mas é um desafio para os 20% mais pobres da população. Responsabilidade para grandes e pequenas empresas. Para o setor público e o privado. Para o mercado da tecnologia, bem como para todos os segmentos.