Thumbnail

As tecnologias que prometem destaque para 2024 serão aquelas capazes de promover impacto mensurável na experiência das pessoas, do cliente, do colaborador dentro das empresas e no avanço dos negócios. Crédito: Freepik.

Cris Alessi

Cris Alessi

Cris Alessi é consultora de inovação e transformação digital, conselheira, palestrante, investidora-anjo e autora do livro "Gestão de Startups: desafios e oportunidades”.

Tecnologia em 2024

9 tendências tecnológicas para 2024

15/01/2024 16:57
Tecnologias disruptivas foram assunto da última semana por conta da realização da CES 2024. A maior feira de tecnologia do mundo abriu a temporada de grandes eventos do ano e reuniu, em Las Vegas, os principais players desse mercado e uma multidão de interessados nele. Quer dizer, quem não se interessa pelas tendências tecnológicas que moldam a sociedade, nosso comportamento e o que consumimos?
Pensando nisso, reuni neste artigo algumas das tendências que não podem ficar fora do radar de qualquer negócio, seja grande ou pequeno, de qualquer segmento. Para começar pelo óbvio, não tem como não colocar a inteligência artificial como primeira dessa lista.

Inteligência artificial generativa

Já falei várias vezes sobre IA em meus artigos. A IA já desempenha um papel importante em diversos aspectos da nossa vida, abrangendo habitação, emprego, transporte, educação, saúde, acessibilidade, justiça e muito mais
Foi tema de dezenas de soluções apresentadas na CES, estando presente em robôs, carros e até vasos sanitários (juro).
O que vamos ver é a inteligência artificial cada vez mais acessível e disponível em mais equipamentos e dispositivos. Entregando melhores experiências e assertividade nas ações.

Computação quântica

Pesquisas e avanços em computação quântica estão em andamento há muitos anos e é provável que, em 2024, saiam das páginas da ficção científica, despertando o interesse do setor. Muitas organizações começarão a entender como a computação quântica pode afetar seus negócios. As áreas mais ricas em dados, como finanças e pesquisa farmacêutica, provavelmente serão os primeiros a se interessar e investir.

Tecnologias de baterias

A tecnologia de baterias vem evoluído para suprir a demanda e tornar a IoT ainda mais viável e útil. O grande objetivo é fornecer baterias mais eficientes e sustentáveis, como as baterias de estado sólido, que oferecem maior densidade de energia e são mais seguras do que as baterias de íons de lítio.
A evolução das baterias também têm um impacto significativo na indústria de veículos elétricos. À medida que a tecnologia de baterias evolui, os veículos elétricos estão se tornando mais acessíveis, com maior autonomia e menor custo.

Baterias flexíveis

Especialistas em engenharia garantem que uma das tecnologias mais promissoras para 2024 é a de energia moldada pela flexibilidade. Pesquisas realizadas pelo Departamento de Ciência dos Materiais e Engenharia da Coreia do Sul estão entregando resultados promissores para este segmento.

Wereables

Melhores baterias também irão alavancar as possibilidades para dispositivos vestíveis. Novos dispositivos podem conquistar um mercado dominado pelos smartphones. Como exemplo, o teste da startup Human com o AIPin, que pode ser colocado na roupa como um broche ou uma câmara corporal (ou encaixado em qualquer lugar). Ele utiliza a IA, sendo controlado por comandos de voz, toques e gestos. Na CES, o Google divulgou várias novidades, entre elas acessórios Bluetooth, TVs, casa inteligente e até veículos.

Ferramenta de saúde multiuso

O setor da saúde anda a passos muito largos em direção a novas tecnologias. O metaverso para a saúde, que já trabalha com realidade virtual (RV) imersiva em tratamentos, logo apoiará médicos em tarefas ainda mais complexas. A inteligência artificial também vem transformando o setor, sendo usada como ferramenta auxiliar para diagnóstico eficaz, possibilitando a medicina personalizada e acelerando a descoberta de medicamentos.

Tokenização e moeda digital

Segundo dados da Future Market Insights, o mercado internacional de tokenização deve ter crescimento anual de 22,6% nos próximos dez anos. No Brasil, essa tendência vai ganhar ainda mais força a partir deste ano, quando o Banco Central prevê o início das operações do Drex, o chamado "real digital".

Carros voadores ou eVTOL

Eles já são uma realidade e buscam financiamento e regulamentação no mundo inteiro. Há uma estimativa que existam mais de 150 projetos de veículos eVTOL no mundo, num mercado estimado em aproximadamente US$ 30 bilhões. No Brasil, empresas chinesas disputam a entrada neste mercado como a Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer e uma das maiores desenvolvedoras desse tipo de veículo.

Tecnologia sustentável

Para finalizar, a sustentabilidade. As tecnologias sustentáveis buscam reduzir o impacto ambiental, apoiando a transformação de negócios ecologicamente corretos. Entre os assuntos importantes estão a ecoinovação, a tecnologia verde, a economia de baixo carbono, a eficiência energética, o sistema financeiro verde e o desenvolvimento sustentável.
As tecnologias que prometem destaque para 2024 serão aquelas capazes de promover impacto mensurável na experiência das pessoas, do cliente, do colaborador dentro das empresas e no avanço dos negócios. Elas não trarão resultados sozinhas. Cada vez mais, precisarão do fator humano preparado para melhorar as capacidades e as vidas.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão