Thumbnail

Seja na área financeira, jurídica ou comercial, a capacidade de assinar documentos eletronicamente está transformando a maneira de conduzir negócios e maximizar resultados.

Rafael Figueiredo*

Ecossistema corporativo

Transformação digital: assinaturas digitais revolucionam transações que necessitam de velocidade

28/07/2023 17:03
O ecossistema corporativo atual tem imposto uma série de desafios aos modelos de negócios. Estejam eles já estabelecidos ou buscando alcançar novos clientes, fato é que precisam se adequar aos novos tempos, em que o perfil do público, o avanço da concorrência e maior legislação exigem uma atuação mais atenta socialmente e mais segura e eficiente.
Neste contexto, e levando em conta o processo de transformação tecnológica e o avanço da digitalização, as empresas precisam oferecer ao público, seja ele B2B ou B2C, experiências transformadoras e de alto valor. No ambiente imediatista em que a sociedade se encontra atualmente, é preciso oferecer soluções que traduzam essa realidade, ou seja, que acompanhem essa rapidez.
A abertura de contas, o envio ou mesmo a assinatura de documentos. Não restam dúvidas de que a velocidade dessas transações ganhou espaço no mercado com avanço tecnológico. Se por um lado a agilidade nas transações tornou-se condição elementar na execução de processos, por outro, é importante destacar o papel crucial das assinaturas eletrônicas neste processo. Com o apoio dessas soluções, é possível uma redução no tempo total de assinatura de até 97%, enquanto a economia em relação ao modelo tradicional pode ser de mais de 80%.
Seja na área financeira, jurídica ou comercial, a capacidade de assinar documentos eletronicamente está transformando a maneira de conduzir negócios e maximizar resultados. Além de assegurar maior confiança quanto à autenticidade dos documentos, elas têm o mesmo valor legal que a manuscrita, mas com a vantagem de ser mais rápida e eficiente.
A enorme adesão de instituições financeiras, como as fintechs, desse recurso ao seu modelo de negócio disruptivo ajudou a popularizá-lo, mas, sobretudo, ajudou as empresas a avançarem com rapidez no mercado. É com o apoio dessas soluções que, mesmo à distância, as instituições financeiras conseguiram agilizar processos de empréstimos, abertura de contas e transações comerciais. Ao permitir que os clientes assinem documentos eletronicamente, elas reduzem o tempo necessário para concluir uma transação, melhoram a experiência do cliente e diminuem custos operacionais.
No campo jurídico, as assinaturas digitais também têm sido amplamente adotadas. Contratos, acordos e outros documentos legais podem ser assinados eletronicamente, eliminando a necessidade de impressão, envio físico e armazenamento em papel. Além de ser mais ágil, a utilização de assinaturas digitais simplifica o gerenciamento de documentos, reduzindo riscos de extravios e aumentando a segurança das informações.
A adoção das assinaturas digitais não apenas traz benefícios práticos, mas também reflete a evolução dos padrões e das expectativas da sociedade moderna. Com um ritmo acelerado de negócios e uma crescente dependência da tecnologia, as transações que demandam velocidade são essenciais para manter a competitividade. As assinaturas digitais se tornaram uma ferramenta fundamental nesse contexto, permitindo que empresas e indivíduos otimizem processos, economizem tempo e recursos.
*Rafael Figueiredo é CEO da D4Sign.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão