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Por Christopher Spikes*, fundador e CEO da Authen

Geração de valor

Não consegue entrevistas? Descubra se é você ou seu currículo

23/10/2020 17:30
Existem diversas fontes ensinando como escrever um currículo. Inclusive recomendo que invista tempo pesquisando no Google, como por exemplo dicas de formatação,  seções do que escrever, uma breve introdução, etc. O que tenho para dizer é, acredito eu, a parte mais crítica ao formular um CV e para a qual ninguém costuma oferecer ajuda: descrever o seu perfil profissional.
Para começar, é preciso investir em dois elementos:

Verbos “power”, de ação

Você vai encontrar em muitos guias sobre currículo que é preciso começar todas as frases com verbos de ação. Na verdade, isso é apenas uma parte do que realmente precisa. Os verbos utilizados precisam ser de “poder”/autoridade, como:
  • Liderança: liderei, gerenciei,
    chefiei;
  • Criação: criei, desenvolvi, montei;
  • Mudança: aumentei, migrei, mudei;
Perceba que eu não coloquei verbos como vivenciei ou participei. Se apenas vivenciou ou participou de algo durante sua carreira inteira, até agora, significa que você é uma pessoa passiva, não demonstrando proatividade em querer mudar as coisas ao seu redor. Para seu próximo trabalho, pense como pode mudar isso.

Composição: verbo de poder + iniciativa + resultado quantificado +contexto do resultado

Esse formato (verbo + iniciativa + resultado quantificado +contexto) é de extrema importância, uma vez que norteia seus principais aspectos como profissional. Como bônus, gosto de acrescentar o contexto que gerou esse resultado, se possível. Alguns exemplos:
  • Desenhei + campanhas inovadoras de
    marketing ao misturar o online com offline + como consequência ganhamos 12
    prêmios + nacionais de marketing nos últimos 14 anos. 
  • Aumentei + em 35% + o faturamento
    anual do segmento de hotéis, + segmento antes com faturamento em queda, através
    do desenvolvimento de um programa de contas chaves e implantação de um processo
    que aumentou a produtividade das vendas e qualidade dos contratos.
  • Bati ou superei + a meta de
    rentabilidade + todos os meses por 10 anos em duas lojas, + me tornando o único
    gerente com esse recorde.
Se você não pode quantificar e/ou contextualizar suas ações, isso mostra que, provavelmente, você está executando cegamente e não buscando entender o impacto do seu trabalho na organização ou resultados finais. Na minha opinião, é exatamente esse ponto que separa as pessoas que crescem rapidamente das pessoas que ficam estagnadas em um mesmo cargo para o resto da vida.
Essa observação, é inclusive, uma ótima reflexão para você fazer enquanto está empregado. Se estiver com dificuldades em quantificar/contextualizar suas ações, isso provavelmente indicará um problema na sua performance, o que atrapalha seu crescimento dentro da empresa atualmente. Ou seja, a dica não funciona apenas de forma retroativa para adicionar uma experiência no currículo, mas também é um importante exercício para o presente.
Certa vez, estava conversando com um amigo meu, que ocupava o cargo de analista, sobre a experiência profissional dele. Ele havia implantado um sistema de emissão de boletos na empresa que trabalhava mas descrevia esse feito como uma simples tarefa, não conseguia enxergar o valor. Após algumas provocações durante um exercício de reflexão que não durou mais de 30 minutos, ele percebeu que esse sistema havia feito com que o prazo de recebimento de contas a receber caísse 10 dias, liberando R$ 3,5 milhões de caixa mensal para a empresa.
Assim, é importante fazer esse caminho toda vez que pensarmos em descrever nossa trajetória profissional: que valor eu gerei com minhas ações? Como posso contar essa história de uma forma convincente?
Em resumo, não pense que o problema é
apenas a sua habilidade de escrever um bom CV. Em muitos casos, a forma como
lidamos com os empregos por onde passamos é o que nos acrescenta como
profissional, assim ter uma mentalidade que agregue pontos importantes de serem
compartilhados. Se sua ambição é crescer em uma organização, para gestão ou
diretoria, primeiro é preciso pensar como gerente geral.
Espero que esse texto tenha te ajudado a construir um novo currículo.  Se você já é um líder e tiver interesse em ajudar outros, aproveito para te convidar a participar do #cvchallenge, se ofereça a ajudar cinco profissionais que precisam de ajuda por 30 minutos no LinkedIn. Assim, vamos baixar a taxa de desemprego no país e apoiar uns aos outros.
*Christopher Spikes é fundador e CEO da Authen, marca brasileira do segmento de Techical Activewear voltada para corrida de rua com foco nas mulheres.