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Marília Cardoso*

Coronavírus

Coronavírus: como as crises podem incentivar a inovação?

21/03/2020 10:00
Já dizia o velho ditado: enquanto uns choram, outros vendem lenços. No momento, quem está lucrando são os fabricantes e vendedores de álcool em gel, que viram as vendas dispararem e os produtos desaparecerem das prateleiras com o surto do novo coronavírus. Apesar dos lamentáveis números de infectados e mortos, minha proposta aqui é ressaltar a metade cheia do copo.
Historicamente, são as crises que criam as
grandes evoluções. Analisando apenas a história do século XX, é possível notar
o grande boom econômico
que a humanidade viveu após a Segunda Guerra Mundial. A competitividade
desenfreada entre Estados Unidos e a União Soviética criou uma verdadeira
corrida pelo desenvolvimento tecnológico. Ela moldou o mundo como conhecemos
hoje.
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Se formos mais longe, entenderemos que o
homem criou a escada porque queria mais espaço, mas não tinha terreno
disponível. Cansado dos longos degraus, criou o elevador. Ou seja, toda
inovação nasce de uma dor, de um problema que precisamos resolver. Eis que
agora temos mais um problema, que demanda inovações.
E agora não está sendo diferente. Vimos a China construir um hospital em apenas 10 dias. Dezenas de startups criarem testes rápidos para detecção da doença ou mesmo para mapear o seu avanço pelo mundo. Em Hong Kong, robôs estão desinfetando os vagões do metrô. Dezenas de ferramentas que facilitam o trabalho remoto estão sendo liberadas gratuitamente pelas gigantes da tecnologia a fim de manter as pessoas em casa. Isso sem falar no e-commerce, que vem disparando.
A epidemia também tem estimulado a
telemedicina. Um paciente do hospital Albert Einstein apresentou febre após
retornar de uma viagem ao exterior e se consultou com um médico por meio de um
chat online. Uma equipe foi à sua casa recolher secreção nasal para a
realização do teste. Positivo, ele continua sendo tratado em casa, por vídeo.
Essas são apenas algumas das notícias que vem sendo divulgadas desde que a crise começou. E muitas outras ainda devem surgir até que o problema se encerre por completo. Então, que tal usarmos o período para analisar o que podemos fazer de diferente no nosso trabalho? Como podemos melhorar processos, simplificar, reorganizar, otimizar?
Para isso, nada como uma boa dose de
criatividade. Diversos autores e especialistas no assunto defendem que existe
um processo para despertar a criatividade e, ele sempre começa com um problema.
Precisamos entendê-lo bem, buscando ver não apenas a ponta do iceberg, mas toda
a sua profundidade. Muitas vezes, a gente acha que sabe qual é o problema, e
sai em busca das respostas muito antes de fazer as perguntas certas.
Uma vez entendido o problema, precisamos nos
voltar ao nosso repertório. Temos conhecimento profundo e diverso suficiente
para buscar soluções inovadoras e criativas para problemas que são
completamente novos? Se tivermos, iremos então para a terceira etapa do
processo criativo, a conexão. É quando hormônios são jorrados ao nosso
organismo promovendo sensações de puro prazer e adrenalina. É o momento
“eureka”. Feita a conexão, temos que validar a ideia, a fim de avaliar se ela
realmente é aplicável e se vai produzir os efeitos esperados.
Com toda essa crise do coronovírus e seus impactos à economia, meu desejo é que você busque transformar limões em deliciosas caipirinhas. Reclamar ou usar a epidemia como desculpa para fazer corpo mole nos negócios só irá agravar ainda o problema que já é de proporções lastimáveis para a saúde de tanta gente. Mexa-se e comece hoje mesmo a transformar problemas em inovações.
*Marília Cardoso é sócia-fundadora da PALAS, consultoria pioneira na implementação da ISO 56.002, de gestão da inovação.

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