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Potencializar o desempenho do seu comércio eletrônico por intermédio de estratégias de marketing digital assume um papel fundamental no alcance do êxito online. Crédito: Freepik.

Fellipe Guimarães

CEO da Codeby, a Keyrus Company.

E-commerce

Conheça ações práticas de marketing digital para impulsionar seu e-commerce em 2024

12/01/2024 15:36
O e-commerce brasileiro avança ano a ano, e teve um grande impulso desde a pandemia, passando a fazer parte da vida de consumidores que antes não eram habituados a comprar online. O resultado disso? A pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostrou que a maioria dos entrevistados começou a comprar online há menos de cinco anos, e para 64% deles, nos últimos 12 meses, a frequência de compra pela internet aumentou. 85% dos consumidores compram online pelo menos uma vez por mês, enquanto 62% dos consumidores fazem até cinco compras online no mesmo período.
As empresas precisaram, então, começar a conhecer seu consumidor de maneira cada vez mais completa e profunda. A forma de vender está em constante mudança. Por isso, é importante que os negócios foquem, além do monitoramento do que os usuários fazem, em também observar o que eles pensam e como se sentem.
E a presença digital das empresas nunca foi tão importante. Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas.
Esse contingente de consumidores está pronto para consumir cada vez mais no ambiente online, e é aí que entram as ações para alcançar todo esse público. A pesquisa "Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil" mostra que 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento.

Empresas e marketing digital: uma dupla potente

O marketing digital proporciona uma diversidade de soluções adaptáveis a uma extensa variedade de estratégias, sendo adequado para distintos tipos de empreendimentos. A integração com o marketing digital pode alcançar grande êxito quando planejada e executada de maneira eficiente.
Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing digital, é fundamental definir claramente os objetivos da empresa, pois isso ajuda a orientar as ações. Você deseja aumentar o reconhecimento da marca, gerar leads, aumentar as vendas ou alcançar outro objetivo específico?

Ações de marketing digital para escalar seu e-commerce em 2024

Potencializar o desempenho do seu comércio eletrônico por intermédio de estratégias de marketing digital assume um papel fundamental no alcance do êxito online. Diversas iniciativas podem ser implementadas para amplificar não apenas a visibilidade, mas também as vendas do seu comércio virtual.
  • Construção de persona: persona é a representação semifictícia do cliente de uma marca. Por meio de pesquisa com clientes reais de um negócio, baseando-se em dados como idade, profissão, renda, gênero, entre outros, é traçado um perfil único do cliente ideal, que servirá de guia para toda a estratégia de marketing.
  • Branding: a construção da identidade da sua marca é fundamental. O branding envolve a definição de uma identidade visual, valores, propósito, personalidade, além de estratégias de comunicação com foco em gerar uma imagem e reputação positivas perante o público-alvo.
  • Redes Sociais: esteja presente nas redes sociais nas quais seu público-alvo passa o tempo. Compartilhe regularmente conteúdo, interaja com os seguidores e promova produtos com anúncios direcionados.
  • Marketing de conteúdo: crie e compartilhe conteúdo relevante, como blogs, vídeos, infográficos e guias, que atendam às necessidades e interesses do seu público. O marketing de conteúdo ajuda a atrair visitantes e a construir autoridade em seu nicho.
  • Email marketing: construa uma lista de assinantes e envie newsletters regulares com ofertas, atualizações de produtos e informações úteis. O email marketing é uma maneira eficaz de manter os clientes engajados.
  • Conversational commerce: tecnologias de comunicação como chatbots, assistentes virtuais e aplicativos de mensagens oferecem aos consumidores uma experiência de compra com mais personalização e conveniência. É possível sugerir produtos, promoções, criar estratégias de efetivação de vendas, entre outros.
  • Parcerias estratégicas: que tal considerar parcerias com outras empresas para expandir seu alcance? Isso pode atrair um novo público. Considere também incluir influenciadores em sua estratégia: o influenciador digital desempenha um papel fundamental para as empresas, agregando valor às marcas com as quais se relaciona, seja por meio da atração de leads qualificados (potenciais clientes) ou da conversão direta de vendas.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.