Thumbnail

Como a tecnologia transformou o dia a dia dos motoristas profissionais?

Luiz Gustavo Neves*

Motoristas

Como a tecnologia transformou o dia a dia dos motoristas profissionais?

26/08/2022 22:30
A popularização de novas tecnologias nos últimos anos tem impactado diretamente a rotina de trabalho dos brasileiros. Acompanhada dos últimos acontecimentos como a pandemia do Covid-19 e a instabilidade econômica no Brasil, a tecnologia se apresenta como uma grande aliada, principalmente quando falamos no setor de mobilidade e transporte por aplicativos.
Considerando a rotina dos motoristas profissionais, a tecnologia tem sido utilizada como ferramenta para o trabalho em plataformas que oferecem demandas de serviço. Além disso, apresenta apoio quanto à segurança durante o período de trabalho e auxilia na comunicação entre os trabalhadores. É possível perceber o papel fundamental da tecnologia até mesmo quando se fala em educação financeira e controle de gastos, já que essas são tarefas que, devido ao trabalho autônomo, também cabem aos motoristas.
Quando falamos em tecnologia no auxílio da segurança desses trabalhadores, é cada vez mais perceptível o avanço de algumas ferramentas que buscam ampliar os mecanismos de segurança para os motoristas e passageiros. Entre as funções mais conhecidas do público, podemos citar o compartilhamento do trajeto e as câmeras de segurança que oferecem um acompanhamento mais próximo, caso surja algum imprevisto. Além disso, novos recursos estão sendo estudados e testados em algumas regiões do Brasil, entre elas estão reconhecimento facial para pagamento em dinheiro, gravações de áudios durante a corrida e a apresentação do destino final do passageiro antes da viagem ser aceita pelo motorista parceiro.
Outro fator relevante que o avanço tecnológico permitiu foi a criação de plataformas que garantem a integração e a comunicação dos motoristas profissionais. Entre as mais populares estão os apps que garantem um fluxo de comunicação por meio da de salas de bate-papo em grupos públicos ou privados e até mesmo uma ferramenta de walkie-talkie que facilita a rotina dos profissionais quando o objetivo é ser mais ágil.
Com essas ferramentas é possível ajudar no compartilhamento de conhecimento de áreas geográficas, estratégias de maior ganho nos apps, entre outras experiências. Em sua grande maioria, esses trabalhadores relatam solidão em suas rotinas individuais. Portanto, todas essas experiências são essenciais para estabelecer conexões entre os trabalhadores da classe, que no futuro, podem garantir a evolução deste modo de trabalho.
Por fim, podemos perceber que a tecnologia tem sido fundamental até mesmo no auxílio de monitoramento e gestão de gastos dos trabalhadores, seja por meio de planilhas no excel, ou em apps e softwares que ajudam no controle de renda e despesas relacionadas ao trabalho. Levando em consideração o período de alta nos preços de produtos e serviços, e principalmente dos combustíveis, a tecnologia pode servir aos motoristas por meio da produção e compartilhamento de conteúdos por especialistas que oferecem cursos de educação financeira, e também auxiliam na organização dos ganhos, a fim de garantir segurança financeira para a classe.
Entre todas as novidades tecnológicas que apareceram nos últimos anos, podemos dizer que o transporte por aplicativo se destaca pela facilidade e agilidade que oferece na rotina de diversos brasileiros. Para os apps de transporte individual, com um processo contínuo de mudanças aliadas à tecnologia visando elevar o nível de segurança, é possível promover benefícios para usuários e passageiros, mas também para os motoristas parceiros que, por meio dessa ferramenta, garantem um rendimento financeiro no final do mês.
*Luiz Gustavo Neves é co-fundador e CEO do StopClub, a maior rede de trabalhadores de aplicativo do Brasil,  uma plataforma colaborativa totalmente gratuita e com diversas funções que auxiliam, otimizam e protegem os motoristas profissionais e entregadores de aplicativos no dia a dia.

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão