Thumbnail

O smartphone mudou o perfil do jogador, o modelo de negócio e se tornou a plataforma mais popular no mercado de games. Crédito: Freepik.

Guilherme Camargo

Guilherme Camargo

CEO do SX Group e professor do núcleo de games da ESPM.

Mercado de games

Como o smartphone virou o principal personagem no mercado de jogos digitais?

03/05/2024 16:45
A evolução do jogador de jogos digitais é marcada por uma série de mudanças, desde a forma como os jogos são desenvolvidos até a maneira como são consumidos. No passado, os jogos eram vistos como uma atividade marginal, voltada principalmente para o público masculino. No entanto, nos últimos anos, os jogos se tornaram uma forma de entretenimento popular, com uma base de fãs cada vez mais diversa.
O perfil de quem consome jogos digitais mudou na última década. O mercado de games, antes consolidado em plataformas como computador e videogame, viu essa hegemonia acabar com o surgimento do smartphone. O aparelho trouxe jogos mais acessíveis para um público mais amplo, incluindo pessoas que não eram fãs de jogos tradicionais.
O smartphone literalmente mudou o jogo. Ele atraiu um novo público casual, abrangendo homens e mulheres de todas as idades que buscavam um momento de entretenimento menos imersivo. Outro fator que facilitou a aceitação do smartphone foi o modelo de negócio que se desenvolveu com essa nova plataforma.
Se no passado a briga era pelos melhores gráficos, performance competitiva e preços de aquisição do hardware, o smartphone trouxe uma nova realidade. O modelo freemium, que permite jogar gratuitamente com a opção de fazer compras dentro do jogo, se consolidou.
Do ponto de vista do consumidor, o freemium foi um sucesso. Ele transformou o consumo de jogos em um hábito presente em mais de 70% dos brasileiros. Do ponto de vista da indústria, o modelo trouxe inovação, novos tipos e formatos de monetização e uma mudança radical: a plataforma mais popular e a mais preferida pelo consumidor não foi pensada exclusivamente para o perfil gamer.
A evolução do jogador de jogos digitais é uma revolução que ocorreu e se intensificou na última década. O smartphone mudou o perfil do jogador, o modelo de negócio e a plataforma mais popular. O futuro do mercado de games é promissor, com uma base de fãs cada vez mais diversa e exigente.

E vem aí o GazzSummit Agrotechs

O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta sua vaga no site.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão