Thumbnail

GazzConecta e PiaR Comunicação

Da indústria aos games

Como o 5G vai impactar diferentes áreas em 2023

25/11/2022 19:36
Em outubro deste ano, as antenas 5G foram ativadas em todas as capitais do Brasil, possibilitando a conexão entre bilhões de dispositivos com uma baixíssima latência, proporcionando benefícios em diferentes setores como indústria, varejo, saúde, meio corporativo, entre outros.
Para se ter uma ideia da importância dessa conectividade, com o 5G será possível realizar cirurgias de forma remota, a Inteligência Artificial (IA) irá revolucionar ainda mais as indústrias e a realidade aumentada e virtual pode romper ainda mais barreiras no varejo. Além disso, a tecnologia deve favorecer a automatização dos escritórios, melhorando a produtividade dos colaboradores.
De acordo com o Ministério da Economia, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o uso do 5G nas empresas, multinacionais e startups pode atingir R$101 bilhões até 2031 e gerar mais de 22,8 milhões de empregos no mundo até 2025. Para agregar ainda mais sobre o assunto, separamos 10 especialistas de setores diferentes para falar sobre as áreas que mais serão impactadas pela eficácia da nova tecnologia 5G em 2023:

Indústria

Com o 5G, a indústria poderá atuar de maneira mais rápida e desenvolver ferramentas ainda mais automatizadas. “A tecnologia vai permitir uma comunicação mais veloz entre máquinas, sistemas e robôs, e nesse cenário, a teleoperação ganhará força, permitindo que a maneira de operar cobots seja ainda mais fácil. A consequência são indústrias mais produtivas e alta lucratividade”, diz Bruno Zabeu, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Universal Robots na América do Sul.

Varejo

Há quem diga que o 5G mudará o jeito de se fazer varejo no Brasil. Ampliar o uso da inteligência artificial (IA) e da internet das coisas (IoT), isto é, dos produtos interconectados está no radar. Com isso, o consumidor que está cada vez mais exigente e imediatista, além de uma experiência de compra mais completa, poderá ter um consumo ainda mais eficiente.
Já os varejistas terão novas oportunidades e facilidades, inclusive em etapas burocráticas como o pagamento. Para Jefferson Araújo, CEO da Showkase, realidade virtual, lives commerce, metaverso e muitas outras tecnologias serão facilitadas com o 5G. “É hora dos executivos se atentarem às tendências e possibilidades que dão match com o seu público-alvo. Por isso, traçar caminhos estratégicos e inovadores é crucial em 2023, afinal o 5G traz benefícios para todos”, complementa.

Educação

Nos últimos anos, diversas tecnologias voltadas para a educação se popularizaram, como o EAD e os aplicativos que ajudam no aprendizado. E as expectativas são de que o setor siga adotando cada vez mais ferramentas e soluções tecnológicas, principalmente inteligência artificial, big data e realidade virtual, para fortalecer o ensino no país e o elevar a outros patamares. “Nesse cenário, a chegada do 5G trará um enorme avanço ao melhorar a velocidade de conexão. Será possível utilizar inovações como sistemas tutores inteligentes afetivos para dar aos alunos experiências mais diferenciadas, personalizadas e acessíveis com relação ao ensino”, analisa Mateus Magno, CEO da Sambatech.

Imobiliário

O setor de imóveis está cada dia mais tecnológico e por isso, com o 5G, os consumidores e profissionais do setor serão beneficiados com processos de comercialização de propriedades mais otimizados. “Procedimentos cada vez mais digitais, ambientes virtuais, novos meios de pagamento e blockchain são algumas das inovações que devem crescer no mercado imobiliário e serem potencializadas com o 5G, já que este traz mais velocidade e alta conectividade, possibilitando praticidade na troca de informações e transações imobiliárias”, explica Jota Baptista, CMO e Sócio da Vivalisto.

Games

O mundo do entretenimento digital e dos games cresce cada vez mais à medida em que novas tecnologias são aplicadas para a melhor performance de seus sistemas e funcionamento. De acordo com Yasmin Rodrigues, Game Producer do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, o 5G chega para agregar ainda mais no universo gamer.
“As possibilidades com o novo potencial da conexão do 5G são inúmeras. Temos uma ascensão dos games em todos os aspectos de conexão com os servidores, tempo de download, Cloud Gaming - que se populariza como a mais nova biblioteca de games - e a elevação de nível nos jogos mobile com Realidade Aumentada”, explica.
As melhorias que a tecnologia trará no quesito velocidade de downloads e baixa latência, que é o tempo que leva entre o acionamento de um comando, sua transmissão e execução final, serão vantajosas em todas as trocas, mas, especialmente para aqueles que jogam online por meio dos smartphones, farão uma diferença ainda maior.
Quanto mais baixo esse valor, melhor ele é. “Atualmente, com a rede 4G, a latência é de 80 microssegundos – no 5G, diminui para 1 e 5 microssegundos. Pode parecer uma mudança pequena e sem importância, mas, para esses jogadores, transformará bastante suas experiências com os games e também suas funcionalidades, ajudando a popularizar ainda mais essa atividade e os apps de jogos”, observa Samir Iásbeck, CEO e fundador da Qranio.

Saúde

Com a pandemia de coronavírus, o setor da saúde passou a aderir tecnologias com mais intensidade, e este movimento seguirá forte sendo potencializado pelo 5G, de acordo com André Brandão, CEO da Medictalks. “Telemedicina, exames e outras ferramentas ficarão mais ágeis com o uso da quinta geração de rede de internet móvel. Assim, os pacientes e profissionais da saúde serão beneficiados, já que muitos processos vão ser otimizados”, afirma.
Além disso, para Cadu Lopes, CEO da Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, o avanço dessa tecnologia irá proporcionar uma agilidade e eficiência quando falamos de agendamento online e teleconsultas. “A inovação é uma grande aliada por oferecer a redução do tempo de permanência do paciente em clínicas, hospitais e pronto atendimentos. Com essa nova tecnologia, será possível melhorar ainda mais nossos serviços e oferecer uma experiência em saúde mais humanizada”, afirma.

Inteligência artificial

Com a chegada e avanço do 5G no Brasil e o consequente compartilhamento de dados em tempo real que ele proporciona, o uso da inteligência artificial e automação tanto no setor público quanto privado será ainda mais eficiente.
"Com o 5G, poderemos receber notificações em tempo real sobre possíveis defeitos em equipamentos, ineficiências em processos corporativos e também na gestão de equipamento público", diz Florêncio Ponte Cabral Jr, CEO da Virtus Automation & IA. A startup é graduada no InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, com a proposta de democratizar o uso de inteligência artificial para micro e pequenas empresas.

Construção civil

O avanço tecnológico proporcionou que diversas áreas evoluíssem, e a construção civil não ficou fora dessa. “No canteiro da obra ou mesmo em toda nossa plataforma, a depender da conexão com a internet, é possível monitorar e descarregar as informações captadas pelos rastreadores inteligentes (como funcionamento de motor e dos implementos, por exemplo), processo de identificação do motorista, que aliados ao geoprocessamento digital das áreas produtivas e improdutivas da obra, integrado ao planejamento, geram informações e insights que ajudam na tomada de decisão com relação ao avanço da obra versus o planejado”, afirma Vinicius Callegari, Co-fundador da GaussFleet, maior plataforma SaaS de gestão de máquinas móveis.

Gestão de Resíduos

Com a chegada do 5G em todas as capitais do país, será possível que as empresas consigam mais eficiência e agilidade na hora de realizar a gestão de seus resíduos. De acordo com Guiarruda, CEO da Vertown, investir em softwares de gestão de resíduos é o melhor caminho para as empresas e o 5G será um grande aliado.
“Hoje existem no mercado plataformas que possibilitam o controle da rastreabilidade de toda a cadeia produtiva, com possibilidade de utilização de tecnologias como Blockchain, inteligência de dados e armazenamento em nuvem, que possibilitam e facilitam o compliance ambiental, gerando diversas melhorias em todo esse processo, além de auxiliar os clientes a reportar os principais indicadores de ESG, entre outros pontos”, explica.

Finanças e formas de pagamento

O 5G proporciona que diversas áreas avancem no quesito tecnologia e inovação, e dentro das fintechs não é diferente. A evolução trouxe novas possibilidades e a tendência é ser cada vez mais eficiente. “Para as fintechs essa nova tecnologia traz rapidez em diversos processos e isso facilita a criação de novos produtos para que consigamos proporcionar um melhor atendimento e novos meios de pagamentos para nossos clientes,” afirma Pedro Santiago, CEO da Idez, primeira fintech especializada em serviços financeiros para PMEs.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão