Thumbnail

Entre as aplicações da IA destaca-se a previsibilidade de mercados, comportamentos e processos, gerada a partir da análise de dados baseada em eventos passados. Créditos: Canva.

Fernando Farias

CEO da Gofind, plataforma de IA da indústria que aumenta o fluxo de pessoas nas lojas que tem seus produtos

Tecnologia aplicada

Como aplicar a Inteligência Artificial na indústria

01/03/2024 16:53
Sete em cada dez empresas brasileiras pretendem investir em Inteligência Artificial (IA) em 2023, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Deloitte. Cada vez mais promissora e importante, a tecnologia vem transformando uma variedade de setores.
A Inteligência Artificial possibilita benefícios diretos e indiretos aos negócios, podendo ser incorporada a etapas operacionais e estratégicas, uma vez que permite automatizar processos computacionais volumosos, evitando a necessidade de pessoas para executar tarefas, ou, até mesmo, identificar padrões. Entre as aplicações da IA destaca-se a previsibilidade de mercados, comportamentos e processos, gerada a partir da análise de dados baseada em eventos passados.
Ainda em relação a dados, a IA possibilita uma evolução constante neste quesito, pois utiliza redes neurais com diversas camadas para construir estruturas interpretativas mais complexas e eficazes, possibilitando que a empresa melhore e potencialize projetos e planejamentos estratégicos.
Além disso, oferece muitas vantagens para os negócios, como auxiliar na simplificação de processos de análise, especialmente para empresas que prezam pela tomada de decisão orientada a dados, e a sugestão de mercadorias mais adequadas e alinhadas com os perfis dos consumidores, aumentando as chances de a empresa desenvolver boas estratégias comerciais.
Também contribui para a automação de atividades lógicas, analíticas e cognitivas, gerando maior velocidade no tratamento de informações e servindo como complemento à automação das tarefas físicas, especialmente da produção, que costuma ser realizada por máquinas e equipamentos.
Por todos esses motivos, a não implementação da IA em um negócio pode levar a perdas de eficiência, competitividade, oportunidades de crescimento e inovação, ficando para trás em relação aos concorrentes.
A Inteligência Artificial é uma tecnologia bastante ampla, com aplicações diversas e que está presente no dia a dia das pessoas. Pessoas e empresas estão conectadas à internet a todo momento. Entender como as tecnologias funcionam e quais são os usos mais frequentes oferecem insights e inteligência para suas estratégias.
Além disso, implementar processos bem estruturados faz com que as empresas, líderes e equipes sejam cada vez mais bem-sucedidos, obtendo mais retorno sobre os investimentos realizados.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão