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Assessoria de imprensa funciona para a minha empresa?

Rafael Mendes*

Relação com veículos de comunicação

Assessoria de imprensa funciona para a minha empresa?

18/10/2022 19:08
No texto de hoje, falaremos sobre assessoria de imprensa para que você saiba se esse canal de aquisição funciona para a sua empresa.
O objetivo da assessoria de imprensa é transformar uma empresa em notícia nos veículos de comunicação. Cabe, então, à ela buscar o que a empresa tem de interessante, seja um produto, um serviço ou até mesmo a história ou de uma personalidade ligada a uma marca. As inserções nos meios de comunicação, como o rádio, a TV, a internet, devem, portanto, ser buscadas para que esses meios divulguem empresas e o que elas têm de relevante para oferecer. Dessa forma, a visibilidade dessas marcas aumenta para o seu público-alvo.
O “caminho” que o assessor de imprensa faz em seu trabalho é o seguinte. Um briefing com as informações importantes da empresa, uma análise desse material, um plano de ação para que a divulgação se concretize, a produção de conteúdo, a divulgação e o acompanhamento dos resultados.
Apesar de ficar clara a importância desse canal de aquisição e da contratação de um profissional de excelência para prestar esse serviço, há muitos mitos relacionados a ele.
Primeiro, é preciso desmistificar a ideia de que nem todas as empresas podem se tornar notícia. Toda marca tem algo de interessante para mostrar e divulgar!
Um segundo mito é o de que apenas grandes empresas, com muito poder de investimento, terão a possibilidade de ter um assessor de imprensa. Nos últimos 10 anos, com o crescimento da internet e da variedade dos portais de notícias, é possível encontrar meios que conversem com públicos diversos.
Além disso, atualmente o assessor de imprensa de uma empresa não é mais visto com maus olhos pelos jornalistas, mas, sim, como um parceiro. Com isso, a comunicação entre eles está facilitada e o caminho aberto para mais empresas se tornarem notícia, tanto na construção da pauta quanto na busca de dados, ou de um personagem, ou ainda de uma informação importante. Então, é um serviço para todos os tipos de empresa!
Existem diversas formas de atuação da assessoria de imprensa, ou seja, de maneiras de divulgar uma empresa, transformando-a em notícia. Isso pode ser feito por meio de releases, que são textos sobre a história e área de atuação de determinada empresa. Quando um veículo de comunicação determina que publicará sobre ela, o texto pode ser publicado na íntegra, ou uma reportagem com essas e outras informações também pode ser escrita. Há ainda a possibilidade de uma entrevista com o CEO da empresa, se o meio escolhido for a TV ou a internet.
É importante dizer ainda que para que sejam encontradas formas de divulgação de uma empresa, é preciso pesquisar sobre o que está acontecendo no país, no mundo, para que se faça uma busca de pautas em que caiba essa divulgação, como dissemos, por meio de reportagens, entrevistas e outros. Isso ajudará a trazer visibilidade, notoriedade e autoridade para a empresa.
Podemos dizer que o segredo para se destacar em meio a tantos assessores que podem entrar em contato com os veículos de comunicação, é que, além de construir relações profissionais com os jornalistas, o assessor de imprensa seja capaz de pensar em pautas interessantes de serem publicadas.
Destacamos que, mais do que apenas divulgar uma empresa, o papel do assessor de imprensa é ajudar na construção de afinidade do público-alvo, mostrando como essa empresa contribui com a sociedade por meio de ser produto ou serviço.
Mais um ponto que é importante destacar é que, em uma época de tanto “cancelamento”, especialmente com a rapidez que as informações se espalham, mais uma função do assessor de imprensa é gerenciar as crises, sejam por algo que foi dito ou algo mais grave, como um acidente. Tudo, é claro, é feito com o aval do CEO da empresa, para que todo o trabalho de visibilidade não seja perdido por conta de um erro. Isso, em geral, é feito por meio de notas oficiais.
Por fim, a tendência é que a assessoria de imprensa cresça cada vez mais, especialmente em um mundo em que a produção de conteúdo se tornou uma necessidade, já que é um caminho para alcançar mais clientes por meio da divulgação de informações que geram interesse e, consequentemente, contato de novos clientes.
Terminamos reafirmando a importância da assessoria de empresa para que a sua empresa alcance mais clientes, como canal de aquisição que, se bem gerenciado, trará ótimos resultados.
*Rafael Mendes é CEO da RP Trader.

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