Thumbnail

Uma assistente virtual permite que você se concentre no core business de sua empresa, delegando tarefas administrativas, financeiras e de secretariado a uma profissional qualificada.

Camile Just*

AVs

A profissão de assistente virtual cresce no Brasil

06/09/2023 18:44
Em 2015, minha decisão de ser assistente virtual mudou a minha vida e a de muitas mulheres no Brasil. Ao longo dos últimos oito anos, formei mais de 14 mil alunas como AVs (assistentes virtuais) e conectei mais de mil clientes a suas assistentes. Acompanhando o mercado há tantos anos, posso afirmar: a profissão de assistente virtual no Brasil tem experimentado um crescimento exponencial.
Uma assistente virtual permite que você se concentre no core business de sua empresa, delegando tarefas administrativas, financeiras e de secretariado a uma profissional qualificada. Isso permite que você utilize seu tempo e conhecimento de forma estratégica, garantindo vantagem competitiva. Além disso, a contratação de uma assistente virtual reduz custos operacionais, pois não precisa arcar com despesas de espaço físico, equipamentos de escritório e benefícios trabalhistas.
Em sua maioria, assistentes virtuais são pessoas que já trabalharam por anos no regime CLT e optaram por trabalhar de forma remota e autônoma, constituindo suas próprias empresas em busca de flexibilidade, mais tempo de qualidade com seus familiares e trabalhar com o que realmente gostam. Percebendo que todas as suas habilidades e mais aquelas adquiridas em suas carreiras podem ser usadas de forma positiva a favor de outros profissionais, essas assistentes virtuais acabam se especializando nas áreas que mais possuem conhecimento.
São profissionais qualificados que também podem agregar com outros pontos de vista ao seu negócio, pois são aptas para trazer sugestões de melhorias devido às suas variadas vivências com outros clientes e com sua própria empresa.
À medida que mais empresas reconhecem os benefícios e a eficiência dessa modalidade de trabalho, a demanda por assistentes virtuais continuará crescendo. A constante inovação tecnológica abrirá novas oportunidades e ampliará as possibilidades de atuação dos assistentes virtuais. Com a expansão da inteligência artificial, a colaboração entre humanos e sistemas automatizados permitirá maior eficiência e produtividade no suporte administrativo.
A flexibilidade oferecida pelos serviços de uma assistente virtual é outro benefício significativo. Com horários e modelos de trabalho adaptados às suas necessidades, é possível contar com suporte confiável e eficiente em diferentes momentos do negócio. Além disso, terá acesso a uma ampla gama de habilidades e expertise, sem a necessidade de contratar vários funcionários em tempo integral.
Com habilidades em back office, gerenciamento de projetos, secretariado e atendimento ao cliente, as assistentes virtuais se tornam parceiras valiosas, permitindo que você se concentre nas atividades estratégicas e no desenvolvimento do empreendimento.
Hoje, existem no mercado várias plataformas que permitem contratar esse tipo de serviço e essas profissionais costumam se divulgar também por meio das redes sociais. Uma dica para definir quais tarefas delegar é observar quais atividades são um gargalo no dia a dia. Com essa lista em mãos, procure conversar com algumas profissionais e escolher aquela que mais se adapta às suas necessidades.
*Camile Just é especialista em assistência virtual e head de Produto no O Novo Mercado.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão