Thumbnail

Snoop Dogg com colar da FaZe Clan no Super Bowl 2022

Daniel Coelho

Daniel Coelho

Daniel Coelho é sócio da iOn live e Sportion, especialista em marketing, graduado pelo Founder Institute e nunca abre mão de criar experiências, seja nos eventos que organiza ou na sua vida.

FaZe Clan

O que um rapper, um time de esportes eletrônicos e o Super Bowl têm em comum?

14/04/2022 18:26
Quem acompanhou o último Super Bowl, o evento esportivo com o segundo mais caro do mundo para se anunciar (cerca de US$ 216 mil), viu vários ícones do rap e do hip hop se apresentando no famoso show do intervalo. Entre eles, e talvez o mais esperado, Snoop Dogg. Provavelmente você não reparou e, mesmo que tivesse reparado, talvez não teria entendido, mas Snoop Dogg entrou no palco ostentando um colar de diamantes onde estava escrito FaZe Clan.
E o que é a FaZe Clan? Hoje, a FaZe Clan é o time de esportes eletrônicos mais bem sucedido do planeta, vencedor em diversos torneios mundiais de Call of Duty, FIFA, Rainbow Six, Valorant e muitos outros jogos. E mais do que um time, eles hoje são uma comunidade. Seus fãs são tão fanáticos quanto os torcedores do Flamengo, Corinthians e Palmeiras discutindo quem foi melhor: Zico, Sócrates ou Ademir da Guia. E como eles construíram isso? Ocupando um lugar vago e dialogando com quem a mídia tradicional falhou em conectar: a geração Z.
Tudo começou com um grupo bem jovem de excelentes jogadores de Call of Duty, 11 anos atrás. No início, o que eles faziam era postar suas jogadas mais incríveis no YouTube para que outras pessoas vissem. Um destes jogadores, inclusive, era o Thomas Oliveira, brasileiro que com 7 anos foi morar nos Estados Unidos. O sucesso foi chegando de forma orgânica. Um fã contando para outra pessoa, até que boom: o canal no YouTube ultrapassou 1 milhão de assinantes.
Thomas, na época CEO da FaZe (sim, mesmo jovens, eles já tinham uma mentalidade orientada para negócio), criou a primeira casa compartilhada para os jogadores da FaZe habitarem e treinarem. Novos jogadores foram chegando ao time, influenciadores de redes sociais foram inseridos, jogadores profissionais da NBA e NFL foram arrebanhados para o clã, e o resto é história.
Atualmente, a audiência combinada de todos os membros da FaZe é de mais de 500 milhões de pessoas (o alcance acumulado do BBB 22 na Globo é de 126 milhões de espectadores, caso queira uma base de comparação). Atualmente a marca FaZe está estampada no uniforme do time de futebol inglês Manchester City, um dos clubes mais ricos e vencedores do mundo; a DC Comics fez uma série especial do Batman com diversos membros do clã; o McDonalds fechou um acordo de patrocínio de dez anos por, fala-se, US$ 210 milhões; e em 2021 tornaram-se o primeiro time de esports a estampar a capa da cultuada Sports Illustrated.
E como se não bastasse todo esse sucesso, no Super Bowl, a marca foi vista no pescoço de um dos rappers mais cultuados do mundo, Snoop Dogg, que, cerca de um mês depois, foi anunciado como novo membro do time, atuando como influenciador e membro do Conselho de Administração da FaZe. Conselho de administração? Sim, como falei acima, eles sempre tiveram a mente orientada para negócios e, em breve, devem se tornar uma empresa de capital aberto na NASDAQ, com um valor inicial estimado em US$ 1,6 bilhões. Alguma dúvida se eles estão preparados?