Thumbnail

Empreendedores e pequenas empresas muitas vezes ficam inseguros em realizar ações durante a Black Friday. Mas é possível colocar em prática ações de forma rápida para aproveitar a data e aumentar as vendas.

Thiago Muniz

Thiago Muniz

Thiago Muniz é CEO da Receita Previsível Consultoria, professor na FGV em todo o Brasil de marketing e vendas e mentor de negócios.

PMEs

Como pequenas empresas podem aproveitar a Black Friday

05/10/2023 18:31
De acordo com uma pesquisa de intenção de compra realizada pelo Méliuz, pelo menos 32% das pessoas querem gastar mais de R$ 1 mil durante a Black Friday. Tudo indica que, em 2023, vamos conseguir nos recuperar diante de uma queda de quase 23% no faturamento em 2022.
Empreendedores e pequenas empresas muitas vezes ficam inseguros em realizar ações durante a Black Friday. Mas é possível colocar em prática ações de forma rápida para aproveitar a data e aumentar as vendas mesmo com times enxutos e pequenos orçamentos.
O momento de compra vai além da manhã, madrugada, tarde e noite da sexta-feira com mais descontos do ano. Pequenos negócios podem utilizar a semana que antecede a data e, até mesmo, a quinzena ou o mês para realizar ações. É importante, antes de mais nada, pensar na experiência do consumidor, incluindo entender se os meios de pagamento favoritos estão disponíveis e funcionando corretamente no seu negócio; olhar para o estoque e também como é a logística para a entrega de produtos e serviços; e, principalmente, entender que esse é um momento bastante importante para reforçar a importância dos negócios locais para a economia.
Olhando para sua audiência, é possível se comunicar de forma mais próxima do que grandes empresas e varejistas e ser mais intimista, pedindo um pouco de atenção para separar um pouco da verba para comprar também com você. Aqui vão algumas dicas práticas que tomam menos do que duas manhãs normalmente e que podem ajudá-lo a ter muitos resultados:
  • Faça uma pesquisa antes da Black Friday: mesmo sem ferramentas robustas, é possível disparar para sua base de clientes por WhatsApp mensagens perguntando sobre os tipos de ofertas que gostariam de ter. Além de reforçar a sua marca e já dar um tom de novidade, é possível coletar informações para planejar as ações.
  • Capture novos clientes antes da ação: eu gosto muito da mensagem "avise-me primeiro" em campanhas desse tipo. Quem está mais atento a descontos e ainda não comprou da sua marca pode, por exemplo, ver um anúncio nas redes sociais e se cadastrar para receber por mensagem ou WhatsApp mais informações sobre seu negócio. Lembra da pesquisa? Aqui também é válido e irá ajudar a entender o quanto essa audiência está dentro do que gostaria.
  • Combo de produtos: componha ofertas que aumentam o ticket médio da venda ou aumentam sua margem de lucro e divulgue por WhatsApp e e-mail. Você pode dar maior desconto em um produto best-seller, mas ganhar mais margem em um segundo produto que deve ser adquirido em conjunto para o desconto ser válido.
  • Crie ofertas atraentes: descontos para dizer que foi feita uma ação não fazem sentido. Mesmo que mude sua margem, você pode ganhar no prazo de entrega ou em outra composição da oferta. Seja assertivo em descontos realmente pertinentes para o seu negócio.
  • Prepare suas plataformas digitais: se sua empresa só possui WhatsApp, crie artes específicas com identidade visual da época. Se você possui site ou e-commerce, crie uma url específica (algo como www.minhaempresa.com.br/black-friday-2023) e centralize nesse local informações sobre as categorias em destaque.
  • Crie um controle baseado em dados: crie cupons de desconto ou códigos que facilitarão no futuro avaliar a ação e gerar insights para futuras ações.
  • Teste seus processos e melhore: evite processos manuais, faça simulações, peça para os seus colaboradores realizarem plantão, garanta que em um momento com volume mais alto de demanda você está reduzindo a margem de erro e gerando maior experiência do cliente.
É fundamental, neste período, estar atento a fraudes e pensar que, antes de mais nada, a Black Friday poderá proporcionar para você uma vitrine para que mais pessoas conheçam e lembrem do seu negócio.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão