Thumbnail

Empreendedores e pequenas empresas muitas vezes ficam inseguros em realizar ações durante a Black Friday. Mas é possível colocar em prática ações de forma rápida para aproveitar a data e aumentar as vendas.

Thiago Muniz

Thiago Muniz

Thiago Muniz é CEO da Receita Previsível Consultoria, professor na FGV em todo o Brasil de marketing e vendas e mentor de negócios.

PMEs

Como pequenas empresas podem aproveitar a Black Friday

05/10/2023 18:31
De acordo com uma pesquisa de intenção de compra realizada pelo Méliuz, pelo menos 32% das pessoas querem gastar mais de R$ 1 mil durante a Black Friday. Tudo indica que, em 2023, vamos conseguir nos recuperar diante de uma queda de quase 23% no faturamento em 2022.
Empreendedores e pequenas empresas muitas vezes ficam inseguros em realizar ações durante a Black Friday. Mas é possível colocar em prática ações de forma rápida para aproveitar a data e aumentar as vendas mesmo com times enxutos e pequenos orçamentos.
O momento de compra vai além da manhã, madrugada, tarde e noite da sexta-feira com mais descontos do ano. Pequenos negócios podem utilizar a semana que antecede a data e, até mesmo, a quinzena ou o mês para realizar ações. É importante, antes de mais nada, pensar na experiência do consumidor, incluindo entender se os meios de pagamento favoritos estão disponíveis e funcionando corretamente no seu negócio; olhar para o estoque e também como é a logística para a entrega de produtos e serviços; e, principalmente, entender que esse é um momento bastante importante para reforçar a importância dos negócios locais para a economia.
Olhando para sua audiência, é possível se comunicar de forma mais próxima do que grandes empresas e varejistas e ser mais intimista, pedindo um pouco de atenção para separar um pouco da verba para comprar também com você. Aqui vão algumas dicas práticas que tomam menos do que duas manhãs normalmente e que podem ajudá-lo a ter muitos resultados:
    É fundamental, neste período, estar atento a fraudes e pensar que, antes de mais nada, a Black Friday poderá proporcionar para você uma vitrine para que mais pessoas conheçam e lembrem do seu negócio.

    Enquete

    As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

    Newsletter

    Receba todas as melhores matérias em primeira mão