Thiago Muniz
Thiago Muniz é CEO da Receita Previsível Consultoria, professor na FGV em todo o Brasil de marketing e vendas e mentor de negócios.
PMEs
Como pequenas empresas podem aproveitar a Black Friday
- Faça uma pesquisa antes da Black Friday: mesmo sem ferramentas robustas, é possível disparar para sua base de clientes por WhatsApp mensagens perguntando sobre os tipos de ofertas que gostariam de ter. Além de reforçar a sua marca e já dar um tom de novidade, é possível coletar informações para planejar as ações.
- Capture novos clientes antes da ação: eu gosto muito da mensagem "avise-me primeiro" em campanhas desse tipo. Quem está mais atento a descontos e ainda não comprou da sua marca pode, por exemplo, ver um anúncio nas redes sociais e se cadastrar para receber por mensagem ou WhatsApp mais informações sobre seu negócio. Lembra da pesquisa? Aqui também é válido e irá ajudar a entender o quanto essa audiência está dentro do que gostaria.
- Combo de produtos: componha ofertas que aumentam o ticket médio da venda ou aumentam sua margem de lucro e divulgue por WhatsApp e e-mail. Você pode dar maior desconto em um produto best-seller, mas ganhar mais margem em um segundo produto que deve ser adquirido em conjunto para o desconto ser válido.
- Crie ofertas atraentes: descontos para dizer que foi feita uma ação não fazem sentido. Mesmo que mude sua margem, você pode ganhar no prazo de entrega ou em outra composição da oferta. Seja assertivo em descontos realmente pertinentes para o seu negócio.
- Prepare suas plataformas digitais: se sua empresa só possui WhatsApp, crie artes específicas com identidade visual da época. Se você possui site ou e-commerce, crie uma url específica (algo como www.minhaempresa.com.br/black-friday-2023) e centralize nesse local informações sobre as categorias em destaque.
- Crie um controle baseado em dados: crie cupons de desconto ou códigos que facilitarão no futuro avaliar a ação e gerar insights para futuras ações.
- Teste seus processos e melhore: evite processos manuais, faça simulações, peça para os seus colaboradores realizarem plantão, garanta que em um momento com volume mais alto de demanda você está reduzindo a margem de erro e gerando maior experiência do cliente.