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Para gerar previsibilidade na época de Black Friday no mercado B2B, é importante considerar a complexidade e ciclo de vendas mais longo.

Thiago Muniz

Thiago Muniz

Thiago Muniz é CEO da Receita Previsível Consultoria, professor na FGV em todo o Brasil de marketing e vendas e mentor de negócios.

Estratégias de vendas

Como empresas de software podem usar a Black Friday

11/10/2023 17:10
Empresas que trabalham com software ou os famosos SaaS (software como serviço) podem aproveitar uma das maiores sazonalidades do ano. Para esse tipo de negócio, no qual a recorrência e previsibilidade são fundamentais, a Black Friday pode contribuir para gerar mais lucratividade.
No entanto, na época em que a maioria dos varejistas está dando cada vez mais descontos, é mais interessante criar estratégias sólidas e sustentáveis para o seu negócio do que, simplesmente, fazer um banner com fundo preto escrito "desconto" em caixa alta. Para gerar previsibilidade na época de Black Friday no mercado B2B, é importante considerar a complexidade e ciclo de vendas mais longo. Portanto, separamos os pontos mais importantes que profissionais de marketing e vendas que trabalham com tecnologia podem utilizar durante esse período do ano.

O primeiro passo: faça um laboratório e volte maior e mais consistente

Antes da Black Friday, você pode testar qual oferta se encaixa melhor para o seu público. Principalmente no mercado de tecnologia, esse é um bom momento para atrair, com descontos, usuários beta para experimentar novos recursos ou produtos.
Uma simples campanha por e-mail marketing já irá possibilitar validar possíveis ofertas e pontos da sua proposta de valor que atraiam mais clientes. Por exemplo, empresas de tecnologia possuem funcionalidades, tipos de treinamentos, descontos para expansão de planos e renovação antecipada. As oportunidades são infinitas. Depois de validar com sua carteira o que faz mais sentido, aí sim é hora de divulgar as ações para um novo público.

O segundo passo: consistência na mensagem

Com os dados de pesquisa em mãos, você pode elaborar com mais clareza a mensagem da campanha. Por exemplo:
    Negócios B2B envolvem muitos decisores, por isso é importante dar tempo para o seu cliente validar a oferta.

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