Thumbnail

Em uma era dinâmica, na qual as “conexões movem o mundo”, os ecossistemas são grandes alavancas para conexões e aprendizagem. Crédito: Rawpixel.com / Freepik.

Silvana Pampu

HRBP General Manager Renault Latam, fundadora do Instituto Connect, conselheira, investidora anjo, coaching e coautora dos Livros "Meu Legado" e "Employee Experiencie". Entusiasta do desenvolvimento humano e temas ligados à inovação.

Lifelong learning

Desbravando fronteiras: o poder dos ecossistemas de conexões e o destaque do Instituto Connect

23/02/2024 12:08
Em uma era dinâmica, na qual as “conexões movem o mundo”, os ecossistemas são grandes alavancas para conexões e aprendizagem. Os hubs de conexões emergem como diferenciais para os executivos assegurarem seu diferencial competitivo e se manterem na jornada do lifelong learning. Entre esses ecossistemas de conexões e desenvolvimento executivo, o Instituto Connect se destaca como uma potência, oferecendo uma experiência executiva ímpar. E com amplitude internacional inicia a sua jornada na trilha de 2024.
No coração do Instituto Connect, a força do ecossistema está presente desde a curadoria de temas relevantes para a carreira executiva, até propiciar experiências como mentor e board advisors em startups junto a parceiros, ou a protagonizar discussões ou artigos para grandes canais. Cocriado há várias mãos, ele permite que os membros saiam de uma atitude passiva para serem parte criativa do processo de conexões, aprendizagem e legado.
O Instituto Connect ocupa um grande vácuo gerado pelos hubs de networking, muitas vezes direcionado apenas para empreendedores ou pelas instituições de ensino cuja preocupação é formação em alta escala, sem se preocupar com a experiência dos executivos. Propiciar trocas e curadoria para gestores que não estão mais a fim de retornar às “salas de aula” com suas metodologias old school e um time seleto com rodas de conversas com presidentes, conselheiros e referências em diversas temáticas dão um toque prático e profundo às discussões com uma visão mais holística e estratégica.
Na era do conhecimento enlatado, empacotado para virar produto vendável, e da avalanche de informações, é difícil separar aquilo que realmente agrega. Que tem valor. Somos levados pelo comportamento das multidões, a buscar o último trend de conhecimento, acreditando que estamos sendo únicos e, acima de tudo, nos diferenciando. Quando, a meu ver, estamos nos tornando cada vez mais iguais e arrisco a dizer, um subproduto de comportamento previsível. Em contrapartida, como acreditam diversos pensadores e escritores antigos, nós enquanto pessoas somos frutos das pessoas com quem convivemos (alguns pensadores acreditam que somos frutos médios das 5 pessoas que mais convivemos). Desta forma, as redes de conexão são de fato o grande passaporte para aprendizados, experiências vividas, fracassos e sucessos compartilhados. Ter uma rede forte e uma plataforma robusta nos dá acesso a rotas exponenciais de executivos de destaque e já vivenciadas. Isso tudo se catalisa quando se consegue uma rede de contatos verdadeira, genuína, e sem outras intenções que não sejam o desenvolvimento do intelecto, do caráter e do companheirismo. Para mim, este é o verdadeiro papel e propósito de ser Connect.
Felipe Vieira é CEO da Pesa Rental e membro da Confraria de Executivos.
Sua jornada híbrida permite a amplitude de participantes de gestores de vários estados e segmentos, bem como debates com diversos speakers. Além disso, imersões em ecossistemas e eventos de inovação potencializam não apenas ampliar a mente para debates relevantes, mas, aliadas a isso, as experiências marcantes que fortalecem as conexões.
A Confraria é um excelente ambiente que nos permite crescer como pessoas e profissionais: conecta profissionais super diversos, promove boas discussões e abre portas para diferentes mundos. Ajuda-nos a enxergar com outras lentes! Imperdível para quem quer se tornar uma melhor pessoa, um melhor líder. 
Marcelo Minasi é Concept and Design Evaluation Director na Whirlpool Corporation (EUA).
Na agenda deste trimestre, está planejada a Comitiva Connect para o South Summit de Porto Alegre. As informações estão disponíveis no link
Mergulhar em uma jornada contínua de aprendizagem traz fortalezas inegáveis. A adaptação a mudanças, aprimoramento de habilidades e a expansão de conhecimentos tornam-se essenciais. Manter-se atualizado é o alicerce para enfrentar desafios e abraçar oportunidades.

Sucesso: não necessariamente pelo o que se sabe, mas sim pelas redes que você acessa

No mundo corporativo, o sucesso muitas vezes é definido não apenas pelo que você sabe, mas por quem você conhece, quais redes você acessa e quão diversas são suas conexões.
Inclusive porque a disponibilidade de conteúdo e facilidade de acesso está cada vez mais democratizada. O diferencial tem sido em fazer boas perguntas ou os famosos prompts e sim, se você não sabe, há sempre alguém fera que pode lhe ajudar.
Possuir uma rede robusta de inteligência coletiva é uma vantagem estratégica na carreira executiva. A troca constante de ideias, insights e experiências enriquece a tomada de decisões e, aliado a isso, o poder que as redes têm ao abrir portas e acelerar resultados internos e externos à sua organização. O Instituto Connect, com sua abordagem inovadora, cria um ecossistema no qual os membros não apenas aprendem, mas também impactam o ecossistema, seja por meio de mentorias, board advisor em startups e dando voz aos executivos.
Eu tenho o Instituto Connect como uma das minhas referências de ambiente e comunidade para eu me atualizar neste mundo de tantas mudanças e em tamanha velocidade. O que é mais interessante e de maior valor é a diversidade do grupo, diversidade essa em todas as perspectivas, o que nos proporciona a viver e perceber as mais variadas visões do mundo, no lado pessoal e dos negócios. Nós como executivos temos a responsabilidade de gerar resultados, mas com responsabilidades e isso requer muita habilidade por termos demandas muitas das vezes antagônicas e voltando para a nossa comunidade do Connect, é onde eu consigo ter muitos insights para me suportar nos direcionamentos. Parabéns e meu muito obrigado por me acolher como um profissional sênior de 66 anos!
Newton Lima é membro da Confraria de Executivos, investidor anjo, conselheiro. Tem carreira executiva internacional como CIO na ArcelorMittal (EUA).
Imagine um lugar onde as conexões são mais do que meros contatos, são portais para vivenciar experiências ilimitadas. O Instituto Connect não é apenas um hub de networking; é uma comunidade dinâmica de indivíduos visionários, unidos pelo desejo comum de crescimento pessoal e profissional.
O poder dessas comunidades reside não apenas na união de mentes brilhantes, pois isso grandes hubs possuem, mas sim na capacidade de giving back para sociedade, no desprendimento de títulos e na vulnerabilidade para se conectar como indivíduos com fortalezas e oportunidades de aprendizados e não estar em busca de CNPJs. 
Esse diferencial de quem se conecta com o propósito permite que a comunidade se amplie de forma orgânica, na qual os membros atuam como grandes sponsors e guardiões de ampliar a rede, agregando novos membros e ampliando a diversidade de experiências e fortalecendo a construção coletiva do conhecimento. 
A participação ativa em tais redes não é apenas um investimento na carreira, mas uma imersão em um ecossistema onde a inteligência coletiva se torna a maior fortaleza. O Instituto Connect, como um grande player no desenvolvimento de executivos, almeja não apenas desenvolvê-lo e sim criar oportunidades para que sua trajetória de executivo seja mais leve, com grandes pares para trocas e criando momentos memoráveis.
O verdadeiro poder das comunidades de aprendizagem está na construção de conexões profundas entre indivíduos diversos, criando uma rede de aprendizado contínuo e colaborativo.
Peter Senge, autor de "A Quinta Disciplina: Arte e Prática da Organização que Aprende".
O ingresso de novos membros para a jornada da Confraria de Executivos está com pré-seleção aberta. Interessados podem se inscrever no link. O kick off de Curitiba teve início em fevereiro e a inscrição para o kick off de São Paulo poderá ser feita no save the date no site.
A Confraria de Executivos, promovida pelo Instituto Connect, é um espaço para conexão de executivos de vários segmentos, estados e países. Trata-se de uma comunidade de aprendizagens, conexões e experience como board advisor, peer coaching etc. Para ingressar ou estar por dentro dos próximos encontros acesse o site.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão