Thumbnail

Thiago Ibanez (CFO) e Iago Oselieri (CEO) da InvestPlay. Crédito: Divulgação.

Beatriz Bevilaqua

Beatriz Bevilaqua

Jornalista e Comunicadora de Startups. Formada pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), foi condecorada em 2013 pelo Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense, em Curitiba, pelo Sindijor PR e, em 2019 E 2021, como Melhor Profissional de Imprensa do Brasil pelo Startup Awards, maior premiação do ecossistema de startups da América Latina. Instagram @beatrizbevilaqua.

Open Finance

InvestPlay, fintech brasileira de Open Finance, recebe aporte de R$ 3,3 milhões

15/12/2023 11:30
A mineira InvestPlay, fintech de Open Finance e Data, acaba de receber aporte de R$ 3,3 milhões dos fundos da BRQ e Osten Moove e da aceleradora Darwin Startups, que tem a B3 entre seus parceiros corporativos. Em menos de um ano a empresa consolidou seu amadurecimento no mercado e foi valorizada em 400%, apoiando instituições financeiras e empresas a performar melhor seus produtos e serviços por meio de inteligência de dados e experiência ao usuário.
Segundo o estudo “Global Fintech Funding Trends”, as fintechs ao redor do mundo levantaram 49% menos rodada de investimento em 2023 em relação ao ano anterior. No entanto, o Brasil é um dos países que largam na frente na inovação e democratização financeira.
Surgida em 2017 como uma plataforma de educação financeira, a InvestPlay ajustou seu escopo e oferta de soluções até chegar ao Open Finance. Tema esse que tem como uma das verticais principais o impacto na vida da sociedade e a inclusão de mais pessoas no sistema financeiro.
“Não é apenas para os bancos, fintechs e cooperativas de crédito que estamos gerando grande impacto, temos avançado fortemente, habilitando o Open Finance para empresas de fora do ambiente regulatório por meio do agregador de dados via ITP. É impressionante o impacto que temos conseguido promover quando trazemos os dados do Open Finance já enriquecidos para as jornadas de crédito, CRM, investimentos, cartões e outras áreas. Isso não só em fintechs mas também em empresas de outros segmentos”, diz Iago Oselieri, CEO da InvestPlay.
Após uma primeira rodada de captação em 2021, a InvestPlay convergiu seus esforços para o desenvolvimento de produtos de Open Finance, como o PFM, Personal Finance Management e o Dashboard Analytics, ambas soluções B2B.
O Dashboard Analytics é a inteligência por trás dos insights negociais para as instituições financeiras e empresas. A solução de analytics pode ser entregue por meio de um dashboard ou enviando dados via JSON.
“Aqui está o trabalho de análise e enriquecimento de dados, sendo a forma da instituição acompanhar variáveis estratégicas, ajudando-as a ter uma visão completa de seus clientes, englobando a limpeza, categorização e disponibilização das variáveis e insights para geração das ofertas hiperpersonalizadas”, explica, Iago Oselieri.
Já o PFM, tem como objetivo apoiar a experiência do cliente final para buscar o aumento do consentimento dos usuários e entregar uma gestão financeira automatizada com visão 360º de seus gastos, contas, investimentos e outros. Um dos pontos de destaque do PFM consiste em possibilitar a geração de insights para ofertas hiperpersonalizadas ao cliente, com ganhos de resultados em cross e up selling de serviços e produtos ofertados pelas instituições contratantes.
Atualmente, a InvestPlay tem vários clientes em diferentes segmentos, como bancos privados, digitais, públicos, cooperativas de crédito, fintechs, previdências privadas e empresas que estejam “fintechzando” suas bases de clientes. A previsão para 2024 é de quadruplicar o faturamento. A escolha inteligente dos fundos e  parcerias estratégicas, como com a Sensedia, maior plataforma de open finance do Brasil, serão impulsionadores ao crescimento.

O que dizem os investidores

“Aportamos na InvestPlay pela competência e engajamento dos seus fundadores, além de ser um mercado em franca expansão na área de tecnologia”, relata Fabiano Nagamatsu, CEO da Osten Moove e Conselheiro da InvestPlay.
"Conhecemos a startup há alguns anos durante o processo seletivo do nosso programa de aceleração. Durante esse tempo, o que vimos foi um show de resiliência, adaptação, velocidade na execução e foco no cliente. Eles conseguiram juntar toda experiência deles em educação financeira para criar inteligência que ajudasse o mercado a distribuir os produtos financeiros certos para as pessoas certas e no momento certo", disse Murilo Domingos, sócio e diretor de novos negócios da Darwin.
“ A escolha pela Investplay se deu pelo fato de ela se destacar no mercado de Open Finance em duas soluções com grande potencial de geração de negócios para instituições financeiras. A ‘Personal Finance Management’ e ‘Dashboard Analytics’. O que representa uma excelente oportunidade de incremento na estratégia de analytics da BRQ, integrando novos produtos ao nosso portfólio. Para a Investplay, a parceria favorece o acesso a clientes maiores, já que atendemos os maiores bancos e instituições financeiras”, disse Armandina Formoso, head do Innovation Hub BRQ.
A tendência é que o Open Finance seja marcado por consolidações bastante aguardadas pelo mercado, principalmente com o avanço no calendário de inovação de pagamentos, como o pix automático, agendamento recorrente e lote, jornada sem redirecionamento, EPOC, ITPs e outros. O próximo ano terá impacto ainda mais relevante na jornada financeira dos brasileiros.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro e Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão