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O marketing digital deixou de estar restrito apenas ao digital e chega a todo tipo de negócio.

Thiago Ayres

Thiago Ayres

Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade.

Estratégias de marketing

O marketing digital é para qualquer negócio – e eu posso provar (e lhe ajudar)

04/10/2023 20:10
O Marketing Digital (MD) não é mais moda, mas uma tendência inegável nos negócios. Fenômeno de mercado muito antes da pandemia - mas fortemente impulsionado por ela -, o MD, hoje, deixou de estar restrito apenas ao digital e chega a todo tipo de negócio. Acha que não é para o seu empreendimento? Então esse artigo é para você - para lhe ajudar a enxergar além das possibilidades.
Começo a pontuar algo que você precisa dominar para ser bem-sucedido em suas estratégias de marketing: o público-alvo do seu negócio. Conhecer QUEM É o consumidor do seu nicho de mercado é o diferencial. Sem autoridade nessa informação, você provavelmente dará muitos tiros no escuro, desperdiçando tempo e recursos. Manter-se atualizado nas pesquisas de mercado, tendências, buscas dos clientes e principais dores também potencializa seus resultados.
E em que marketing digital pode lhe ajudar? Simples. É por meio dos mecanismos disponibilizados por ele que você vai coletar dados demográficos, comportamentais e de preferências dos seus consumidores em potencial. Listo, agora, quatro possibilidades:
1. Segmentação de audiência
É possível segmentar seu público-alvo com base em critérios específicos a exemplo de idade, localização geográfica, interesses, comportamentos de compra e outros. Isso permite direcionar suas campanhas de forma mais precisa e relevante.
2. Análise de dados
As ferramentas de MD fornecem análises detalhadas sobre o desempenho das suas campanhas, incluindo métricas como número de cliques, estatísticas de conversão e o tão falado - e desejado - engajamento. Essas informações ajudam a entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado para alcançar os melhores resultados.
3. Pesquisas de mercado
Por meio de pesquisas on-line, questionários e análise de dados de redes sociais, você pode obter insights valiosos sobre as necessidades, desejos e preferências do seu público-alvo. Isso ajuda a adaptar sua estratégia de marketing e desenvolver produtos ou serviços que atendam às demandas do seu mercado.
4. Marketing de conteúdo
Ao criar e compartilhar conteúdo relevante e útil para o seu público, você constrói autoridade e estabelece relacionamentos com os consumidores. O marketing de conteúdo é uma estratégia eficaz para atrair e engajar potenciais clientes, além de posicionar sua marca como uma referência no seu nicho de mercado.

Experiência do cliente

Empresas consideradas tradicionais não necessariamente precisam seguir padrões comuns de venda. Inove em anúncios, aposte em conteúdos consistentes, assuma um posicionamento e, claro, não se esqueça de investir na gestão de relacionamento com o cliente. Explore a ferramenta de CRM ao máximo, principalmente para mapear as interações e melhorar dia após dia a experiência do consumidor (algo fundamental e que já abordei anteriormente aqui.
Utilize as estratégias de tráfego pago, mas lembre-se de que, para ele funcionar, você deve voltar lá ao primeiro tópico citado, em que conhecer para quem se fala é o mais importante. Mais vale uma venda efetiva do que dez procuras que não fecham negócio.
Um e-commerce de moda deseja promover uma nova coleção? Invista em parcerias, impulsione conteúdo, e-mail marketing de forma personalizada. A tecnologia está a seu favor nesse momento!
Não seja aquele restaurante do bairro que - erroneamente - acredita não conseguir atrair público além de suas fronteiras. Explore as plataformas de delivery e torne suas redes sociais atraentes. Vale analisar o conteúdo divulgado, principalmente apostar em imagens atrativas e com apelo visual.
Do microempreendedor que decidiu iniciar o próprio negócio em sua casa a startups, clínicas médicas e consultorias de negócios: o conteúdo on-line é o que lhe fará ser visto pelo mundo. E sim, quem não é visto, não é lembrado. Mas é fato que você também precisa ser visto de forma relevante e assertiva. Para isso existem as táticas de MD.
Hoje, o mercado oferece uma infinidade de ferramentas que realizam esse cruzamento de dados, entregando ideias de projetos e resultados surpreendentes. Com clientes cada vez mais exigentes, que valorizam seu poder de compra e investem tempo no que realmente é importante para eles, a necessidade de apresentar seu produto ou serviço nas plataformas em questão de segundos é essencial.
Se ainda assim você não se convencer, estou aberto a trocar ideias e lhe fazer confiar que o marketing digital está entre as estratégias mais eficazes do mercado deste século XXI. Você pode me encontrar lá no Instagram, pelo @‌_oayres, e no LinkedIn.

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