Thumbnail

A prosperidade de um negócio diz muito respeito ao quanto de esforço e investimento você – seja fundador, sócio ou investidor – aplica em sua organização.

Thiago Ayres

Thiago Ayres

Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade.

Prosperidade nos negócios

Nem todo negócio é escalável, mas todo negócio é “crescível” – o seu também

20/09/2023 17:03
Empresário, desculpe ser tão direto: não existe nicho saturado, não existe culpa do governo, não existe concorrente invencível. Você não cresce por culpa sua! E minha também. Deixa eu explicar.
Sabe-se, hoje, que a prosperidade de um negócio diz muito respeito ao quanto de esforço e investimento você - seja fundador, sócio ou investidor - aplica em sua organização. Não estou falando apenas de recurso financeiro, mas de estratégias e gestão. Não adianta dizer que deu errado por conta de segmentos saturados, afinal temos diversos cases que comprovam o quanto é possível se reinventar, mesmo tendo concorrentes em excesso, e conquistar o público.
Segundo o IBGE, quase metade das empresas brasileiras fecham em até três anos e um dos motivos é a falta de gestão eficiente. Isso significa que a vontade de empreender por si só não é determinante para o sucesso do negócio. É preciso planejar, buscar referências e conhecimento, aprofundar-se.
Pela minha experiência em ajudar centenas de empresas de variados segmentos, do pequeno ao grande porte, tanto no Brasil quanto no exterior, tenho propriedade em afirmar que você deve dominar as práticas das empresas que mais crescem no mundo, independente do setor, para aplicá-las assertivamente na realidade do seu empreendimento.
É fundamental desenvolver as vendas, apostar em um marketing eficaz, aprimorar pessoas - e trazer gente boa para desenvolver junto. Uma sociedade pode até surgir por meio da amizade, mas a amizade não sustenta uma sociedade. Compreende?
Muitas vezes, as lideranças que se uniram carregam em si muitas habilidades e até experiência de já ter empreendido em algum outro momento. Sim, elas são complementares, mas será que são suficientes? Lembre-se de que o mercado é cíclico. Manter um olhar contínuo e atual para as práticas de gestão e planejamento é o que vai dar segurança ao seu negócio.
Antes de atender o cliente, preocupe-se em afiar a máquina e a sua engrenagem: alinhe os processos, pense em como o seu produto ou serviço trará um diferencial para o mercado. E não estou falando apenas do que chega ao cliente, que é o resultado final. Tão importante quanto a entrega, é o processo.
A sua falha de gestão pode afetar não somente as suas finanças, como também a produtividade e a reputação do seu empreendimento, o que, em tempos de redes sociais, ganha proporções ainda maiores e consequências irreversíveis. Por isso, aposte em mentorias, leituras, vídeos e estudo de caso das empresas multimilionárias e ícones de diversos segmentos, pois não importa de onde vieram, todas elas têm um aprendizado e uma reflexão a gerar.
Grandes empresas foram pequenas um dia. A diferença é que souberam transformar processos, pessoas, serviços e atendimentos para que alcançassem o topo.
Quero saber de você: ainda vai culpar terceiros ou vai se movimentar para crescer? A aplicabilidade da gestão no seu negócio é mais importante do que buscar culpados.
Estou pronto para conhecer a sua história lá no Instagram (@_oayres ).