Thumbnail
Thiago Ayres

Thiago Ayres

Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade.

Empreendedorismo

Como acelerar seu negócio para 2023: comece antes e saia na frente da concorrência

18/11/2022 09:34
Preparar sua empresa para 2023 se torna uma tarefa bem mais fácil quando você planeja e entende as tendências do mercado. Mas antes de entrar no próximo ano, é necessário focar em algumas ações no presente para que o seu negócio comece saudável e crescente nos primeiros meses do novo ano. Se liga no que você já deve ficar de olho!
Em primeiro lugar, vamos vender! Para quem atua no B2C (business-to-consumer, são as empresas que vendem ao consumidor final), é primordial aproveitar as datas comemorativas desta época. Para inúmeros negócios, o período das festas é o principal do ano e representa um momento decisivo para alavancar o balanço dos últimos 12 meses. Além das festividades que rondam esta época, também há uma grande injeção de capital na economia que pode fazer a roda girar. Portanto, mantenha a equipe de vendas treinada e segura para fechar negócios. Já para as empresas que atuam no B2B (business-to-business, ou, venda de empresa para empresa), o foco é na venda de contratos e projetos para 2023. É hora de fazer caixa e ter previsibilidade de receita!! Você já tem os produtos e os times certos para arrebentar no último bimestre de 2022?
Em segundo lugar: aproveita para revisar as tendências da sua área. Neste momento, é importante avaliar os resultados específicos do seu mercado. Como está na sua região e quais as projeções para o futuro? Como está o comportamento do seu cliente? Lembre-se que em qualquer segmento de mercado, os hábitos de consumo mudam com uma certa frequência e você, como um bom líder, deve estar atento para seguir os novos caminhos à medida que isso se fizer necessário.
E, por fim, faça os seus principais planos para o ano que vai entrar. De janeiro a dezembro, liste tudo aquilo que você deseja atingir (objetivos) bem como os projetos para chegar lá (cada plano de ação individual, ex: abertura de filial, lançamento de e-commerce, lançamento de produto). Não tenha medo, enquanto empresário, de traçar metas desafiadoras. Trabalhe para que os esses projetos levem o negócio ao norte que você traçou!. E fique atento, pois não estamos falando de engessar nada: boas metas são sempre flexíveis e ajustáveis, por conta de eventuais falhas e também os ajustes naturais do negócio.
Para cada grande ação de 2023, tenha as respostas (ainda que aproximadas): O QUÊ vou fazer, POR QUÊ vou fazer, QUANDO vou fazer, QUANTO vai custar pra fazer, o COMO vamos fazer e QUEM precisaremos pra fazer acontecer. O atingimento de cada grande projeto leva ao crescimento do negócio.
Depois de saber tudo isso, eu te pergunto: o que você tem feito para acelerar o processo de crescimento da sua empresa? Se precisar de ajuda, me chame no instagram @_oayres. Será um prazer ser o seu mentor.
*Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade. Entre em contato através do LinkedIn ou do Instagram.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão