Thumbnail
Thiago Ayres

Thiago Ayres

Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade.

Empreendedorismo

As principais dores dos empresários – e como evitá-las na sua empresa

22/11/2022 17:29
Abrir um negócio é o sonho de muita gente no Brasil. Inclusive, nosso país está no topo do ranking mundial de empreendedorismo, ocupando o 5º lugar. Segundo o Ministério da Economia, em 2021 foram abertas mais de 4 milhões de empresas – um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
No entanto, onde sobra a vontade de empreender, falta conhecimento, o que pode ser fatal para o seu negócio. Foi pensando nisso que resolvi listar as três principais dores dos empresários e as soluções para que você saiba o que fazer quando elas aparecerem.
A primeira grande dor do empresariado brasileiro é em relação às vendas. Quem tem um negócio quer vender, e quando o fim do mês vai se aproximando e a meta está longe de ser batida? Vem aquele desespero e você se pergunta: por que não vendemos se temos potencial?
Uma das tarefas para mudar esse jogo é ter uma equipe comercial com uma lista de clientes a prospectar. Um passo a passo e um processo comercial bem estruturado vai tornar sua empresa mais forte no quesito vendas. Dessa forma, você dependerá cada vez menos do cliente. Lembre-se: vende mais quem oferece mais, quem propõe mais e quem contata mais. Não espere o cliente vir até você!!
Outra forma de vender mais é vender para quem já é seu cliente. Isso mesmo! É muito mais fácil vender para quem conhece e confia no seu trabalho. Peça ao time comercial para dar atenção a esse cliente, observando suas novas necessidades e oferte sem medo.
A segunda dor do empresário é em relação aos processos. Muito erro, muito trabalho e muito desperdício são identificados nas organizações que não se atentam a esse tópico.
Para solucionar essa dor, é preciso identificar os principais processos da empresa, desde vendas até a produção e entrega. Revise cada um deles com os responsáveis da área.
Depois de revisados, é hora de detalhar os processos prioritários por meio de um passo a passo. Se precisar, detalhe num papel ou ferramenta. O importante é ter registrado, de maneira gráfica e visual, para facilitar para todos. Nessa revisão podem aparecer várias melhorias e seu time poderá implementá-las e colher excelentes resultados.
Por fim, vamos à terceira dor do empresário brasileiro: pessoas. Essa dificuldade aparece através dos sintomas de baixa retenção dos colaboradores.
Sabemos que é muito ruim quando o colaborador pede desligamento da empresa em poucos meses e é por isso que o ponto de partida para resolver esse problema é o processo de contratação. Dê atenção a esse processo. Contrate devagar, mesmo que você leve mais tempo para avaliar as pessoas. Tenha certeza de que você está analisando tudo que precisa para a função que deseja. Não avalie apenas as capacidades técnicas, mas também comportamentos e valores.
Se mesmo depois disso, você perceber que as coisas não estão fluindo como gostaria, demita rápido. É isso mesmo que você leu. Demita rápido! É claro que adoramos dar chance às pessoas, mas quando você já identificou que o perfil contratado não está alinhado com o que sua empresa precisa, o melhor para ambos é tomar uma decisão o quanto antes. Postergar essa relação só vai frustrar o colaborador e gerar dor de cabeça para o empresário.
Agora eu te pergunto: ficou mais fácil resolver o problema que você achou que não tinha solução? Com qual dor você se identificou mais? Me conta lá no instagram @_oayres.
*Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade. Entre em contato através do LinkedIn ou do Instagram.

Enquete

Imagine a possibilidade de criar vídeos realistas com ferramentas de inteligência artificial, como o Sora. Você teria interesse em utilizar uma ferramenta como essa no futuro?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão