Thumbnail

Por trás de toda liderança, há um time que deve estar confiante em seguir as diretrizes da empresa e as orientações de quem detém o domínio da instituição.

Thiago Ayres

Thiago Ayres

Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade.

Grupo de trabalho

A culpa é sempre da equipe? Quatro táticas para melhorar o desempenho do seu time, hoje

19/07/2023 17:32
Você é empreendedor ou gestor e se pega constantemente culpando a equipe pelos problemas que acontecem em sua empresa? Saiba que a culpa, no entanto, não importa - mas a RESPONSABILIDADE é TODA SUA.
Por trás de toda liderança, há um time que deve estar confiante em seguir as diretrizes da empresa e as orientações de quem detém o domínio da instituição. Por isso, assuma o leme deste barco e direcione-o para o lugar das definições. Pontas soltas revelam fragilidades, porém o frágil pode ser facilmente transformado em resistência e solidez se houver persistência e aprendizado assertivo.
Não sabe por onde começar? Listo aqui quatro táticas que você pode fazer para evitar alguns problemas comuns com equipes:

Defina processos claros (e aqui também falamos de papéis)

Segundo pesquisa realizada pela RD Station, plataforma de marketing digital e vendas, ter processos claros e bem definidos representa 74% do sucesso no número de vendas. Sem essa assertividade, sua equipe perde agilidade e clareza.
Esses processos, sem dúvidas, também englobam funções e atuações. Encare a realidade: um profissional “perdido” nos fluxos da empresa e em suas atribuições, que faz tudo a todo tempo, no final não “faz nada”. Ou seja, não realiza suas entregas com excelência e de forma satisfatória. Além disso, traçar esses processos faz com que esses colaboradores desenvolvam mais autonomia em suas tarefas, demandando menos de quem está nos altos escalões hierárquicos, propiciando a aplicação de energia em atividades que são exclusivas e fundamentais de serem executadas pela liderança.

Treine, direcione

A segunda tática colocada pelas empresas como fundamental é a capacitação adequada e atualizada da equipe, lembrado por 70% dos entrevistados.
Treinamento é sinônimo de busca por excelência - ou você acha que algum atleta de ponta já subiu no pódio sem aperfeiçoar suas habilidades através de MUITO treino? E vou além: saiba identificar os talentos e fraquezas de cada membro do seu time para então investir em capacitações direcionadas.

Comunique-se

Seja transparente e difunda entre a sua equipe que “o óbvio precisa ser dito”. Muitos erros, fofocas e mal entendidos que acontecem nas instituições se dão por falha na comunicação ou ausência dela.
Lembro aqui, também, da importância da boa comunicação, aquela que é comedida e não-violenta, possui clareza e não abre precedentes para diferentes entendimentos. Tenha certeza de que seu receptor recebeu a mensagem e de que a interpretação tenha sido a correta, peça confirmações e faça encontros de alinhamento ao longo do tempo para garantir que seguem na mesma página.

Reavalie tudo com o time

Esta tática está entrelaçada às anteriores, acredite. Estabelecer a cultura do feedback, da fala e escuta é uma forma de avaliar em conjunto o que está sendo implantado, o que deve ser levado adiante por ser eficaz e produtivo, possíveis ajustes em ferramentas ou processos, ou então o que se deve banir de vez da instituição.
Vale mensurar a qualidade dos treinamentos, a transparência de fluxos e papéis, e a eficácia da comunicação tanto entre os profissionais, quanto entre setores. Olhar indicadores, analisar casos e buscar melhorias deve ser o foco de uma equipe madura que trabalha junta!

Transformando erros em acertos

Para gestão de pessoas, não há receita. Não há nenhuma fórmula exata para se alcançar um resultado impecável, sem falhas, mas há, sim, formas conhecidas de transformar os erros em desenvolvimento.
Em um mundo veloz, sempre contaremos com fatores surpresa e imprevistos, é claro. Porém, estar preparado e munido de conhecimentos que fortaleçam a sua equipe é a essência de um negócio sólido e capaz de lidar com o sucesso.
Se o seu time não entrega resultado, comece avaliando, um por um, os itens que citei anteriormente. Esteja pronto para assumir a responsabilidade e pra arregaçar as mangas. Qual será a sua postura perante o desafio de estimular o desempenho dos seus colaboradores? Conta pra mim lá no @‌_oayres e lá no LinkedIn?

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão