Thumbnail

João Kepler

João Kepler é empreendedor que investe desde 2008. Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Startup Awards. É diretor na FIESP e na ASSESPRO; conselheiro na ACE, ANPROTEC e ACSP; apresentador do Reality Show [O ANJO Investidor]. Autor de vários livros e conselheiro da Gazeta do Povo.

Atenção

Atenção das pessoas é a moeda mais valiosa que você receber

11/03/2020 14:34
Recentemente propus um desafio no meu Instagram. A proposta era escrever nos comentários “qual é a moeda mais valiosa na sua opinião”. Deixei totalmente em aberto, poderia ser então qualquer coisa, incluindo tempo, família, ouro, Bitcoin, entre outras. Recebi centenas de comentários interessantes e, por isso, resolvi compartilhar algumas percepções quanto aos resultados e principalmente quanto ao que me motivou a fazê-lo.
#mc_embed_signup{background:#fff; clear:left; font:14px Helvetica,Arial,sans-serif; width:100%;}
/* Add your own Mailchimp form style overrides in your site stylesheet or in this style block.
We recommend moving this block and the preceding CSS link to the HEAD of your HTML file. */
Como eu já imaginava, as respostas, de fato, foram as mais diversas. O que comprovou, primeiro, que a ideia do que é valioso realmente muda de uma pessoa para outra e, segundo, as pessoas no geral atrelam o que é mais valioso ao que é intangível, aos sentimentos, pessoas ou situações que não tem precificação.
Depois de feito o movimento, me manifestei também. Todas as palavras comentadas são realmente valiosas, poderosas e essenciais, mas tem uma que é capaz de agregar e reunir todas elas no mesmo contexto: é a atenção! Na minha opinião, se você conquistar a atenção genuína das pessoas, você pode conseguir as outras “moedas” (sempre no bom e no honesto sentido).
Segundo o dicionário, a palavra atenção significa concentração da atividade mental sobre um objeto determinado. É a concessão de cuidados, gentilezas, obséquios. Para a psicologia, a atenção é uma qualidade da percepção que funciona como uma espécie de filtro dos estímulos ambientais, avaliando quais são os mais relevantes e dotando-os de prioridade para um processamento mais profundo.
E convenhamos: nos dias de hoje, onde tudo é extremamente superficial, passageiro e rápido, reter a atenção de alguém por um determinado tempo tem sido um enorme desafio, seja em casa, no trabalho, em uma aula ou palestra.
Por isso, para mim a moeda mais valiosa se tornou a atenção. Se você consegue obtê-la de forma sincera e espontânea, poderá conquistar o que quiser. Uma boa conversa, dar ou receber um conselho, fechar negócios e/ou dar andamento em trabalhos que não “andavam” por falta de atenção e por aí vai.
Em uma sociedade cada vez mais conectada e tecnológica, as
vezes esquecemos de olhar nos olhos, de cumprimentar, de dar bom dia com a
cabeça erguida e não teclando no celular enquanto responde alguém que não está
do seu lado e nem vê quem dividiu o elevador com você.
Algumas moedas são insubstituíveis, e perdê-las pode significar um rombo enorme na sua alma. Por isso, avalie com frequência suas ações e prioridades. Afinal, para você hoje, qual é a moeda mais valiosa? Depois que conseguir responder, guarde-a e cuide dela com carinho para não correr o risco de perdê-la. Pense nisso.

Enquete

A inteligência artificial está transformando rapidamente aspectos da sociedade. Como você percebe o impacto da IA em nossas vidas?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão