Thumbnail

A Beorange é uma startup curitibana de inteligência administrativa fundada por Myle Pontes. Crédito: Beorange

Mulheres nos negócios

WIM Angels: grupo investe em mulheres empreendedoras

GazzConecta
06/03/2024 16:30
Mulheres investidoras que fazem negócios e investem em outras mulheres. Essa é a proposta do WIM Angels - Women Investment Movement, grupo de investidoras anjo surgido em 2021, em Curitiba, que tem como objetivo aportar recursos em empresas e startups lideradas por mulheres. O grupo soma quase 50 investidoras e já realizou cinco aportes até o momento.
Segundo o Female Founders Report, do Distrito, o número de startups fundadas exclusivamente por mulheres em 2020 era de apenas 4,7% – somando as cofundadas com homens (5,1%), apenas 9,8% dos negócios tinham fundadoras mulheres. O levantamento revela que as mulheres receberam apenas 0,04% do total de capital de risco investido no Brasil.
"Fundamos a WIM em 13 mulheres que entendem e compartilham as dores das mulheres empreendedoras. Em pouco tempo, juntaram-se ao grupo mais de 40 mulheres que acreditam nessa causa. Nosso propósito não é apenas investir, mas estar lado a lado com as empreendedoras , ajudando nas suas dificuldades, e de fato fazendo o smart money sair do papel", define Ana Paula Camargo, presidente da WIM Angels.
A Beorange, startup curitibana de inteligência administrativa fundada por Myle Pontes, recebeu recentemente um investimento pré-seed (de capital inicial) significativo da WIM Angels. O aporte, feito a partir de um valuation de R$ 10 milhões, busca acelerar o desenvolvimento de novas versões da inteligência artificial da empresa, que serão disponibilizadas no mercado nos próximos seis meses. A rodada foi encerrada com outros investidores que não poderão ser divulgados.
Surgido há três anos, grupo já soma quase 50 investidoras. Crédito: Divulgação WIM Angels
Surgido há três anos, grupo já soma quase 50 investidoras. Crédito: Divulgação WIM Angels
“Foi extremamente desafiador provar para os investidores que, de fato, estamos criando algo inovador”, declarou Myle Pontes. “Acredito que ser fundadora única foi uma barreira inicial”, completou. A Beorange é a segunda iniciativa empreendedora de Myle, contadora de formação, com sete especializações, incluindo uma na área de tecnologia.
A jornada para fechar a rodada de investimento foi intensa, durando seis meses desde o primeiro pitch até o fechamento da negociação. A persistência e a qualidade da proposta da Beorange foram fundamentais para conquistar o apoio das investidoras da WIM Angels.

Inclusão e empoderamento

A WIM Angels tem como compromisso a inclusão e o empoderamento das mulheres no universo dos investimentos, ao proporcionar aporte de capital e oferecer orientação estratégica para startups fundadas e geridas por mulheres. A iniciativa busca aumentar a representatividade feminina no cenário empreendedor e promover um ambiente mais diversificado e inclusivo.
O investimento é especialmente relevante considerando o cenário atual, no qual startups lideradas por mulheres enfrentam desafios significativos para obter investimentos. Myle destaca que a disparidade de investimentos entre startups lideradas por homens e mulheres reflete a desigualdade de gênero no ecossistema de venture capital (capital de risco). Ela ressalta que mulheres empreendedoras muitas vezes enfrentam questionamentos adicionais durante o processo de captação, incluindo dúvidas sobre sua capacidade de liderança e conhecimento técnico.
Myle Pontes, como mulher negra e proveniente da classe trabalhadora, enfrenta desafios adicionais em sua jornada empreendedora. Ela destaca a complexidade de romper as barreiras sociais para alcançar o sucesso no mundo dos negócios: "Furar as bolhas sociais para estar onde estou hoje é algo bem desafiador, porque quando você fala de mulheres pretas e pardas que estão empreendendo, a maioria delas é para sobreviver", afirmou Myle.

E vem aí o GazzSummit

O GazzSummit Agro & Foodtechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em dois setores de grande relevância para o país. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de maio de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeira produtiva ainda mais longe. Uma super estrutura espera os participantes, que poderão conferir mais de 30 palestrantes e mais de 300 empresas. O evento vai reunir players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua inscrição no site.

Enquete

Estes são os temas mais procurados em relação a cursos sobre inteligência artificial no momento. Se você tivesse que escolher um deles, qual seria sua opção?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão