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Os destaques do VTEX DAY 2022

Tendências e debates

VTEX DAY 2022: os destaques do evento sobre transformação digital

GazzConecta
14/04/2022 20:00
O VTEX DAY, evento voltado à transformação digital da América Latina, teve sua edição 2022 realizada nos dias 12 e 13 de abril, no São Paulo Expo. Há quase dez anos, o VTEX DAY reúne pessoas e empresas interessadas em tecnologia, negócios e empreendedorismo. Ao longo dos dois dias, foram mais de 90 palestras de 130 especialistas em varejo.
O primeiro dia de evento contou com mais de 50 palestras de diversas empresas renomadas que compartilharam suas expertises e cases de negócios com o público, como Carrefour, Lojas Renner, Vivara, MadeiraMadeira, entre outras. Foram abordados desde o ecossistema do ecommerce até os desafios para o crescimento de empresas que têm a excelência e o bem-estar como pilares da liderança.
Entre os assuntos sobre o universo do comércio online, alguns painéis abordaram o futuro: quais serão as tendências para 2026 e como tornar uma carreira “à prova” do que virá para o mercado das vendas pela internet. Cases de transformação também marcaram o primeiro dia do evento, como, por exemplo, a palestra sobre a digitalização do time de vendas, dada pela BRF.
O primeiro dia do VTEX DAY foi encerrado por uma personalidade emblemática e visionária: Scott Galloway. Autor de três best-sellers (“Os Quatro”, “A Álgebra da Felicidade” e “Depois do Corona: Da crise à oportunidade”) e professor de Marketing da New York University, Galloway falou sobre tendências de mercado, metaverso, tecnologia, NFTs e Web3.
"Grandes investimentos estão mirando a América do Sul'', diz Galloway, nomeado um dos melhores professores de negócios do mundo pela Poets & Quants em 2012. Dono dos podcasts Prof G e Pivot, Galloway atinge milhões em seus canais de áudio e no YouTube.
A Web3 une a descentralização da informação ao registro em blockchain, garantindo segurança às operações e aos dados. Com o blockchain, transações financeiras podem ser processadas por computadores de todo o mundo, e não apenas por uma empresa específica ou entidade pública.
“O futuro já chegou e ele passa pelo comércio digital e todas as integrações possíveis entre mundo online e offline”, afirma Rafa Forte, Presidente da VTEX Brasil. “Buscamos oferecer ao nosso público a compreensão ampla que, seja para onde apontarem as novas tendências de consumo, elas passam por não mais diferenciar o que é digital e o que é físico: ambas realidades coexistem e se interligam para satisfazer quem mais importa: o consumidor.”
Ao finalizar a apresentação, Galloway trouxe previsões e análises sobre o cenário brasileiro e reforçou que, em sua opinião, o País tem espaço para crescimento. O professor destacou que há capital entrando no território nacional. "Está claro que o universo do e-commerce tem grande espaço para crescer."
O brasileiro é o povo que passa o maior tempo conectado na internet diariamente, 9 horas/dia, embora a penetração seja a mais baixa quando comparada aos Estados Unidos e à média mundial, que é de 6,5 e 7 horas/dia, respectivamente. Portanto, Galloway vê oportunidades em diversos cenários. Em sua percepção, os super apps terão cada vez mais espaço entre as marcas e consolidarão sua relação com o consumo, assim como empresas fintech tendem a comprar empresas de mídia. Além disso, as startups têm crescido quase 90% ao ano e os serviços oferecidos podem gerar um boom em preços de commodities.
Scott Galloway no VTEX DAY 2022.
Scott Galloway no VTEX DAY 2022.
O segundo do VTEX DAY 2022 trouxe conteúdo de alto valor sobre inovações digitais, além das transformações que elas têm provocado no mundo, no comércio e nas carreiras profissionais – e os caminhos para onde essas mudanças estão levando o mercado.
O dia começou com Lewis Hamilton, que cativou milhares de participantes no palco principal. O piloto abordou as dificuldades enfrentadas para chegar onde está, a forte relação com o pai, presente em todos os grandes momentos, assim como suas percepções sobre superação, humildade e foco para atingir objetivos.
O investidor, empresário e professor de estratégia, inovação e empreendedorismo da Kellogg School of Management, David Schonthal, premiado cinco vezes como executive MBA outstanding professor pela mesma universidade, ministrou a palestra “Elemento humano por trás da transformação digital”.
Por meio do conceito das quatro fricções que podem comprometer uma ideia, Schonthal discorreu sobre como as marcas precisam entendê-las para evitar a desistência da experiência de compra. Para ele, a inércia, o esforço, a emoção e a resistência devem ser trabalhadas de forma cuidadosa e positiva durante os processos de transformação digital de venda de qualquer produto.
“As pessoas ganharam o controle do seu próprio tempo e, com isso, mais autonomia. Diante disso, passaram a valorizar momentos, vivências e, principalmente, o controle das suas aquisições e o porquê de suas escolhas. Neste momento é imprescindível, portanto, valorizar a autonomia. As marcas precisam começar a perguntar o que elas querem fazer em vez de dizer o que elas têm que fazer” finalizou a palestra. Schonthal é autor do best-seller “The Human Element” e colaborador das revistas Forbes, Fortune e Harvard Business Review.
Tendências foi outro ponto altamente explorado no segundo dia. Pode-se esperar, para os próximos quatro anos, a explosão dos canais de contato: o consumidor vai escolher em qual tipo de canal quer se relacionar com a empresa. A experiência de pagamento também deve seguir essa tendência.
A Web3.0 transformará a relação com as marcas e o comportamento do consumidor com a proximidade do metaverso, as já conhecidas criptomoedas, a expansão de blockchains, NFTs e DAOs. Marcas como O Boticário, Renner, Ambev, Coca-Cola, Havaianas, Mercado Livre e Reserva, já estão trabalhando essas tendências em ações com o consumidor, como processos seletivos em metaverso, lançamento de produtos, linhas especiais para os avatares e vendidas  posteriormente ao público, entre outras iniciativas.
Encerrando o dia, a última palestra do VTEX DAY 2022 foi do executivo Abílio Diniz, que trouxe sua experiência de vida, trabalho e cases de sucesso, além de dividir com o público pensamentos de gestão e inovação para atuar com liderança em empresas vencedoras.

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